Maio Amarelo

"No trânsito escolha a vida": Campanha Maio Amarelo intensifica medidas para segurança viária em Feira de Santana

Conforme o superintendente de trânsito, Cleudson Almeida, a responsabilidade humana é fundamental para diminuir os índices de acidentes.

22/05/2023 às 19h45, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Trânsito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Campanha Maio Amarelo deste ano traz o tema “No trânsito escolha a vida”, com o objetivo de intensificar as ações de conscientização sobre a necessidade e o respeito às normas de trânsito. Diversos segmentos da sociedade e órgãos públicos se engajam neste mês, direcionando suas ações para medidas educativas, controle de trafegabilidade e outras estratégias que visam aumentar a conscientização da comunidade em relação à segurança viária, sinalização, limites de velocidade, cuidado com os pedestres, entre outras questões.

Segundo Cleudson Santos Almeida, superintendente de trânsito, o Maio Amarelo é um mês de atenção especial para todas essas questões. “O tema deste ano ressalta a importância de priorizar a travessia dos pedestres em vez dos veículos. O principal objetivo da campanha é reduzir o número de acidentes nas vias públicas, diminuir os índices de infrações cometidas por falta de atenção e os acidentes envolvendo motociclistas”, declarou o superintendente ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Excesso de velocidade e estacionamento irregular

Cleudson destacou que um dos principais problemas identificados em Feira de Santana é o excesso de velocidade, considerado uma das principais causas de acidentes, seguida pelo estacionamento irregular.

“Hoje com a verificação que fazemos ano a ano, todo órgão de trânsito faz essa verificação, na nossa cidade registramos ainda um número de acidentes em maior proporção envolvendo motocicletas, seguindo por automóveis. Precisamos intensificar ações que possam diminuir impactos negativos. Precisamos solicitar à comunidade uma maior atenção para isso. Nós temos radares que estão em perfeita condição de funcionamento e estão detectando veículos que trafegam acima do limite de trafegabilidade”, afirmou.

As infrações relacionadas ao excesso de velocidade e ao estacionamento irregular ainda lideram o número de notificações, embora representem uma porcentagem pequena em relação ao número total de registros na cidade.

“Em Feira de Santana, há cerca de 330 mil veículos registrados, e as notificações de usuários não chegam a 5% desse número. Se formos comparar a frota existente no município e os veículos de fora que trafegam em nossa cidade diariamente, se tivermos um número de 7 mil notificações, isso não representa, dentro do comparativo com o número de veículos, um número excessivo. No entanto, essas ações de controle e fiscalização são fundamentais para garantir a segurança e a fluidez no trânsito”, explicou.

Durante o mês de maio, várias entidades promovem ações e atividades voltadas para a conscientização e ao respeito às normas de trânsito, especialmente no que diz respeito à preservação da vida no trânsito.

“Nós da SMT estamos participando, desde o início do mês, de palestras em unidades escolares, em empresas que tenham dentro do seu contexto atividades que envolvam veículos, estamos promovendo ações e informações junto a comunidade também dentro do contexto do Maio Amarelo juntamente ao Sest Senat. A Polícia Rodoviária Federal está realizando um curso de atualização aos agentes de trânsito, e estamos na expectativa de no próximo domingo retomarmos a Rua Viva, que é uma atividade que envolve diversos organismos dentro da cidade a exemplo do Sest Senat, SMT, SMTT, Detran, Esquadrão Asa Branca, para tratar um pouco mais sobre leis e normas de trânsito que em verdade sempre representa uma segurança maior quanto a trafegabilidade das vias da nossa cidade”, disse.

Estratégias de monitoramento

O videomonitoramento tem sido um equipamento de grande serventia para o trânsito da cidade, segundo destacou Cleudson ao Acorda Cidade.

“Ele tem proporcionado em algumas regiões da cidade uma fluidez no trânsito, podemos observar que não se tem mais aquele acúmulo de filas duplas na cidade. Podemos através do equipamento de videomonitoramento, em tempo real, entender o que acontece em determinada via da nossa cidade, podemos atuar e agir no sentido de fiscalização e emissão de notificações de trânsito, além do agir na presença em campo”, acrescentou.

Cortesia ao volante

Cleudson Almeida destacou ainda que sempre existe a possibilidade de dirigir com segurança, sendo importante ter essa noção.

“Muitas das vezes o que se registra é que a maioria das causas de acidente tem como natureza a causa humana. Quando estivermos trafegando é importante estarmos dentro do limite de velocidade, ou abaixo do limite que é ideal, com segurança, com atenção e permitir que o pedestre seja prioridade nas vias; respeitar a preferência da via em determinado cruzamento. Isso é o condutor cortês, se tivermos essa noção de que a grande parte dos acidentes tem como causa o fator humano, e se o fator humano puder rever seus atos com certeza teremos números mais positivos em relação ao trânsito, não só em Feira de Santana, mas no mundo”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A preocupação da prefeitura com o trânsito, é enorme, é só olhar as faixas de pedestres,a grande maioria estão apagadas,.ou não existem mais, só um exemplo, na praça da paquera tem duas, uma na rua Senador Quintino sentido centro , e outra na rua Araújo Pinho sentido tomba, essas campanhas,é só para encobrir a incompetência dos gestores públicos.

    1. Acho que campanhas não resolve muito coisa, o que precisa mudar é a consciência do condutor, o que tem de gente mau educada no trânsito de fsA é um absurdo. O pior é que as vezes o justo paga pelo inconsequente, condutores param em fila dupla, fazem manobras em sua frente sem dar a devida sinalização, é uma barbeiragem atrás da outra. Será incompetência dos condutores ou estão sendo mau preparados pelas auto escolas? Dirigir aqui em fsA não é tarefa para fracos…. Triste realidade.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade