Feira de Santana

Motoristas desconhecem, mas lei que altera regras sobre carga e descarga em vias está em vigor; saiba mais

A legislação atual permite esse tipo de serviço em determinados horários

07/12/2022 às 12h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Izinaldo Barreto/Secom PMFS

Alguns motoristas que trabalham com carga e descarga de mercadorias, por falta de conhecimento da legislação vigente, reclamam da impossibilidade de realizar suas atividades em vias de grande circulação de Feira de Santana, a exemplo da Avenida Noide Cerqueira.

Segundo um ouvinte do programa Acorda Cidade, que trabalha no setor, a prefeitura deveria estabelecer um período do dia para que o serviço de carga e descarga na Noide possa ser realizado, sobretudo em locais onde há condomínios.

No entanto, a legislação atual permite esse tipo de serviço em determinados horários, conforme esclareceu o presidente da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), Genildo Melo, na manhã desta quarta-feira (7).

“Um substitutivo da Lei 3.527 de 2015 foi aprovado na Câmara de Vereadores, sob o comando do vereador Silvio Dias e o com auxílio das entidades, como a Associação Comercial e do seguimento de transportes em Feira de Santana, principalmente empresas distribuidoras que precisam se locomover dentro da cidade para fazer suas entregas. Houve uma alteração, com a permissão para o trânsito de veículos com até 6,5 metros para fazerem suas entregas, em determinados horários. No horário de pico, isso não é possível. O decreto é bem claro e peço às pessoas que se inteirem, porque existe essa regulamentação. Em avenidas como a Presidente Dutra e a Rio de Janeiro, também está permitido, de veículos com até 6,5 metros, obedecendo ao limite máximo de até 15%. É necessário que se verifique o decreto para que não incorram em erro. A lei do vereador foi aprovada e sancionada, está em vigor”, esclareceu o presidente da Acefs.

A lei de que tratou Genildo Melo estabelece que o tráfego de veículos de grande porte acima de 6,5 metros de comprimento, observada a tolerância de 15%, não poderão circular em áreas e vias com restrição à sua circulação, entre as 7h e 10h de segunda a sábado, e das 17h às 19h de segunda a sexta.

A matéria de autoria do vereador Silvio Dias alterou e atualizou a legislação, estabelecendo novas normas para as operações de carga e descarga.

Assim, de acordo com a proposta, veículos maiores com comprimento máximo de 7,80 metros de pára-choque a pára-choque e largura de até 2,20 metros ficam autorizados a circular exclusivamente nas avenidas Presidente Dutra, Rio de Janeiro e Noide Cerqueira, nos horários especificados.

Para carretas (veículos tratores), o tráfego tem regras ainda mais rigorosas, de acordo com o dispositivo. Estará proibido, no período de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, entre as 7h e as 13h.

As áreas e Vias com Restrição de horário para operação de carga e descarga ou de circulação são as seguintes: ruas Monsenhor Mário Pessoa, Olímpio Vital e Pedro Américo de Brito e avenidas Getúlio Vargas, João Durval e Maria Quitéria. Na área central da cidade, o trecho iniciando na Rua Carlos Valadares, esquina com a avenida Maria Quitéria. Deste ponto, excetuando-se a avenida Presidente Dutra, segue pela Rua Monsenhor Monsenhor Mário Pessoa até a Praça da Matriz, Rua Desembargador Felinto Bastos até a Praça Fróes da Mota, e Rua São José até a Rua Carlos Valadares.

Já as operações de carga e descarga em estabelecimentos comerciais e de serviços realizadas no centro da cidade, por veículos de grande porte acima de 6,5 metros e tolerância de 15%, seguem com as mesmas proibições atuais: das 7 às 19 horas de segunda a sexta e das 7 às 13 horas aos sábados.

Pode haver exceções ao cumprimento dos horários fixados para operações de carga e descarga e circulação de veículos. Exemplos: tratamento e abastecimento de água; captação/tratamento de esgoto; assistência médica e hospitalar; coleta de lixo ou entulho; prestação de serviços público devidamente identificados; asfaltamento; remoção de veículos sinistrados ou em pane.

Confira a lei aprovada na íntegra clicando aqui.

Com informações da Câmara de Vereadore

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade