Feira de Santana

Motociclista é atacada por cão solto em via pública e sofre fratura no braço no Feira X

O animal pertence a uma vizinha.

02/01/2023 às 18h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No último dia 23 de dezembro, a vendedora Daniele Nascimento Albernaz, de 35 anos, sofreu um acidente de moto provocado por um cão solto, que a atacou na via pública.

Ela reside no conjunto Feira X e estava indo trabalhar quando tudo aconteceu. O animal pertence a uma vizinha.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu estava indo trabalhar e o fato aconteceu no dia 23 de dezembro. Eu fui atacada pelo cachorro da vizinha. Ela tem dois cães e não tem autoridade sobre eles, os deixa soltos no meio da rua. Várias pessoas já foram atacadas por esses cães. O cão me atacou, eu perdi o controle da moto e acabei caindo. O ombro saiu do lugar, fraturei o braço, e fui socorrida pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], os vizinhos que me ajudaram”, relatou Daniele Nascimento, em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a vítima, ela precisará ficar 60 dias com o braço engessado e não poderá sair de casa para trabalhar. Também terá que tomar medicamentos, pois sente muitas dores. Apesar dos prejuízos causados pelo ataque, os proprietários do animal se negam a ressarci-la.

“Sinto muitas dores e à noite quase não durmo. Isso poderia ter acontecido com qualquer pessoa, poderia ter sido pior, ter atacado uma criança. Isso é injusto, é errado, os donos do cão têm que ter responsabilidade e poderiam ter evitado isso”, reclamou.

Ataques praticados por cães a transeuntes ou condutores de veículos de duas rodas (motocicletas e bicicletas) são comuns em Feira de Santana. Diversas reclamações de entregadores de delivery chegam ao Acorda Cidade constante com relatos de ataques no momento das entregas aos clientes.

De acordo com o Centro de Zoonoses de Feira de Santana, o órgão não tem o papel de fiscalizar situações como esta, apenas busca conscientizar os proprietários de animais que tenham responsabilidade e evitem deixar cães soltos pelas ruas.

O Centro de Zoonoses informou ainda que o órgão não recolhe animais soltos. O recolhimento é de competência da Secretaria de Meio Ambiente, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde.

Segundo a advogada Mônica Matos, em situações como esta, o artigo 936 do Código Civil prevê que o dono do animal ressarcirá o dano causado, se não provar culpa da vítima ou forças maiores.

“Então a gente percebe que o nosso Código Civil traz a temática da responsabilidade objetiva do dono, proprietário ou possuidor do animal. Então se eu tenho um cachorro, que está solto na via pública, trazendo insegurança social e causando danos, então eu sou responsável por tudo que aquele cachorro vier a causar. Este é o entendimento do nosso Código Civil e dos tribunais superiores também. Então, independente de culpa, o dono ou possuidor está obrigado, sim, a indenizar a vítima pelos danos patrimoniais e morais sofridos”, destacou a advogada.

Ela recomenda que, caso não seja possível chegar a um entendimento com os proprietários de forma particular, a vítima ingresse com uma ação na Justiça.

“Neste caso a aconselho a procurar um profissional de confiança, para que possa buscar uma solução pela via judicial, caso não seja possível entrar em um consenso, através da conciliação, um entendimento que possa pacificar essa situação”, orientou.

Com informações do repórter Ed Santos e das jornalistas Andrea Trindade e Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A vizinhança não pode sofrer por irresponsável de ninguém, cachorro tem que sair com a funcieira é LEI independente do acontecido a vida teve prejuízos irreparáveis como o impedimento de realizar suas atividades laborais, cabe a dona do cão arcar com todas ás custas e ter cuidado na hora de soltar o cao, isso não pode acontecer.

    1. A questão amigo não é dinheiro não
      É falta de caráter e consideração
      Ela não pagou os remédios
      Ela só pagou um remédio
      No dia do acidente

  2. Pare de falar o que você não sabe
    Aliás pelo visto sabe até demais
    Sabe as idades dos vizinhos
    Acho engraçado que na hora do acidente você não estava lá pra ver né?
    Em momento algum eu fui fazer baixaria
    Apenas fui tirar fotos dos cães pra comprovar
    Fiz exatamente o que meu advogado mandou
    Quando aconteceu o acidente Débora e Diego foi no mesmo dia na minha casa pedir desculpas e dizendo que ia arcar com os prejuízos, falei com eles que me orientaram dar queixa mas eu não ia fazer isso por conta da nossa amizade e consideração de vizinhança por anos.
    Isso poderia ter sido evitado
    Mas…
    Infelizmente não existe empatia por conta deles
    Débora pegou as notas que gastei no dia do acidente e fez um pix no valor de 89,80 O que foi gasto no dia do acidente
    Fora o valor do Uber que paguei pra voltar do hospital quando tive alta
    Não fiz questão de cobrar ok
    No outro dia Isabel a Mae de Débora a senhora de 58 anos foi na minha casa perguntar como eu estava, falei que estava com o braço fraturado por causa da irresponsabilidade dela que deixa os cães na rua
    E toda a vizinhança sabe disso e já reclamou com ela várias vezes
    Ela teve a audácia de me dizer que viu a hora do acidente mas não foi lá por que não queria se stressar e que não era médica pra me dar socorro.
    Infelizmente existe pessoas desse tipo que não tem empatia pelo outro mas tudo bem
    Isabel alegou na minha casa que a culpa é dos filhos que nunca comprou uma corrente
    Débora alega que sai pela manhã e retorna a noite que não tem culpa
    A culpa então é minha por ter sido atacada por um cão raivoso na rua deixado pelo dono ?
    A questão de não ter CNH é muito simples
    Não fui eu que causei o acidente eu sou vítima
    Débora alega que a mãe tem problemas
    Agora me diga como uma senhora de 58 anos tem problemas se toma conta o dia inteiro de uma criança de 6 anos.
    Em questão da minha moto
    Quem mandou fazer o orçamento foi Diego
    Eu não cobrei nada a ninguém
    E pra quem não sabe Débora teve a ousadia de ir prestar uma queixa contra mim
    Mas não deu certo até pq o policial orientou ela que ela não tinha motivos pra isso
    Que a única pessoa que poderia fazer isso era eu que fui a vítima
    Mas justiça seja feita
    Estou aqui pra resolver e responder a qualquer um que tenha dúvidas e fica aí falando o que não sabe
    Ela alega que não tem condições de comprar os remédios e o conserto da moto
    Mas estava ostentando na praia
    Engraçado né
    A dor que eu estou sentindo o constrangimento que passei
    Fora os prejuízos
    Eu ainda estou saindo como errada kkk

  3. Agora tem até conversa de q tinha 3 cachorros na rua, sendo q a própria dona do cachorro confessou q viu, não prestou socorro pq segundo a mesma não era médica, mais agora o povo tá aí querendo alterar a história e fazer a menina se passar por doida, todos os vizinhos daqui sabem q esses cachorros de vcs não são brincadeira é o próprio filho da dona falou q ela tem mania de soltar os cachorros e deixar na rua pq o povo procurava ele pra falar, essa não foi a primeira vítima deles não, ontem mesmo na chuva da tarde eles estavam soltos no caminho q não deixavam ninguém passar, assumam a responsabilidade de vcs, pq não foi a primeira vez e pelo visto não vai ser a última

  4. Engraçado q eu vejo um monte de gente aí defendendo a vizinha q é idosa e não sei o q, mais foi a idosa q depois do acontecido foi na casa da vítima encher ela de desaforo, e e depois q os custos vieram se negou a arcar, e outra pessoa independente de ter CNH ou não o acidente aconteceu foi causado pelo cachorro da vizinha que todos na rua sabem muito bem quem são, pq são dois, e ela é sim a única responsável pelo acontecido, que levou a vítima a estar impossibilitada de suas atividades por estar com uma fratura, então acho q vcs os advogados da vizinha aí não estão preparados pra uma conversa como essa, a vítima fez uma baixaria fez, mais quem não faria tendo tantos prejuízos e os responsáveis se negando a assumir suas responsabilidades?? É muito fácil falar quando o problema não é com agt não é mesmo? Então vizinha idosa q falou com a vítima q “viu o acidente mais não encostou pq ela não era médica” as coisas agora serão resolvidas por meio judicial!!

  5. Engraçado vários comentando ,mais ninguém procurou ouvir o outro lado ,será que é dessa forma mesmo que ela tá falando ,uma pessoa que nem habilitação tem ,que no momento do ocorrido logo deu providência de retira a moto do local ,foi na casa da senhora que estava sozinha com o neto ,chuta portão, xingar de tudo quanto é nomes mais baixos ,tentando entra na residência na qual a criança se desesperou chorando ,onde vizinhos teve que liga para os filhos dela informando a situação, por que ela não relatou que fez isso ,vão primeiro procurar saber de tudo pra criticarem ,ainda mais que disseram que tinha mais 3 cachorros na rua .a razão da vizinha começou quando a dela acabou……..

    1. Tomara q os vizinhos tenham filmado ela armando o barraco na casa da senhora, como que ela quer ter razão se tinha vários cachorros na rua, pq ela não fez barraco nas casas dos outros donos dos cachorros.
      Ela deu o show na casa da senhora pq só tava a senhora e a criança. Já que a Senhora pagou os remédios ela quer mais o que . Vai bater na porta dos outros pra pedir. Para q tá feio viu.
      Se precisar de testemunha tô aqui esse caminho do feira x sempre tem vários cachorros.

      1. Se vc está achando ruim e quer se meter nessa história deve ser que você não tem o que fazer
        Porque não filmou também a hora que o cão me atacou bem na porta dela
        Feio é você se meter onde não é chamado
        Tá achando ruim vem aqui na minha casa resolver
        Inclusive estarei aqui todos os dias porque não posso trabalhar devido a fratura e ficarei com o gesso no braço por 60 dias
        Estou com tempo de sobra pra te esclarecer as coisas vizinha
        Os remédios que ela pagou foi no primeiro dia
        Os demais gastos com medicamentos e prejuízos não foi pago ainda
        E como você está tomando as dores
        Vem aqui resolver

      2. Feio é vc está se metendo onde não foi chamada ou chamado
        Até porque não tem coragem de colocar seu nome
        Estarei em casa pra te esclarecer qualquer dúvida
        Passarei 60 dias com o gesso no braço
        Sem poder trabalhar e manter minhas atividades
        Tá achando ruim resolve pra ela
        Toma vergonha na cara
        E se coloca no lugar do outro

  6. É engraçado ela só tá falando a parte que convém, por que ela não fala que ela foi na casa da vizinha uma senhora de 58 ano ,com um neto de 6 ano em casa ,ela foi lá tenta entra na casa ,com chutes e pontapés no portão, chamando a senhora de xxx, xxx e dizendo que ela ia pagar,a criança começou a chora desesperada e que hj tá com medo de sair na rua ou de deixa a avó sai só. E que no dia tinha mais de 3 cachorros na rua ,por que ela só quer dizer que foi só um e que que pague, fora que ela ainda falou que os donos não comprou os remédio como não comprou se os donos tá com comprovante da farmácia , independente que aconteceu isso com ela mas ela jamais pode ir atrás de uma idosa ,porque se fosse a mãe de vcs jamais ia gosta de uma pessoa ir na porta esculhamba e querer bater nela

  7. A mulher fraturou o braço por conta da negligência da vizinha que não tem o devido cuidado com seus animais.
    Essa vizinha merece uma ação judicial.

  8. Ela não valores éticos, chegou na casa da vizinha a mulher de idade que estava sozinha com o neto, chutando portão, ameaçando etc..
    Sendo que tinha vários cachorros na rua , como ela diz que foi o da vizinha?
    E em primeiro lugar ela tinha que primeiramente possui a CNH que obrigatório na condução.

  9. Não vi aqui comentários daquela tal da Patrícia e da Rose que volta em meia aparecem dando piti por causa desses cachorros de rua, ai digo pergunta a essa moça aí o que se deve fazer com esses cães??

  10. Sabe o que eu acho engraçado?
    Como foi de qualquer outra raça, não evidenciam!
    Mas se fosse um pitbull o título da matéria seria muuuuuito mais sensacionalista

  11. a lei n°. 2.140, de 2011, que “dispõe a obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas”.
    De nada vale pois aqui na rua tem um irresponsável que deixa um Pitbull solta a qualquer hora do dia.

    1. Pimenta no ** dos outros é refresco. Se fosse você que tivesse braço fraturado e ombro deslocado, prejuízo na moto, sentisse dor e ficasse impedido ds trabalhar queria ver se ia ter essa paciência toda quando os donos do animal se recusassem a assumir os custos.

    2. Baixaria não eu fui conversar
      Mas infelizmente não tem conversa com esse tipo de gente
      Que deve ser da mesma laia que vc
      Tá achando ruim
      Pega elas e os cachorros e bota na sua casa

  12. Infelizmente há ainda muita irresponsabilidade por parte dos tutores dos animais. É comum vermos cães de grande porte e de raças violentas circulando nas avenidas juntos aos responsáveis, porém, sem corrente ou focinheira. Sabemos que os animais agem por instinto;logo, cabe ao tutor os cuidados para com a segurança dos transeuntes e também dos animais.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade