Efeitos das chuvas

Moradores relatam estragos causados nas ruas do bairro Gabriela

Com a trégua da chuva e retorno do sol, muitos moradores aproveitaram para analisarem as perdas de móveis.

02/02/2024 às 14h04, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Conforme o Acorda Cidade já divulgou, diversos bairros de Feira de Santana foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram no município entre a noite de sexta-feira (26) e a madrugada de sábado (27).

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com o retorno do sol, desde a última segunda-feira (29) houve a oportunidade para que os moradores de diversas regiões, como o Parque Panorama, região do bairro Tomba, onde houve muitos estragos, pudessem recolher todos os materiais que foram perdidos. Muitos móveis formaram pilhas em diversas ruas da localidade.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade também circulou por outros locais, como os bairros Gabriela, Gabriela II, Gabriela III e Jardim Sucupira, onde os moradores apontaram as principais ruas afetadas.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Iraildes Lima Barbosa contou que os moradores do bairro Gabriela III, são os que mais sofrem com as fortes chuvas, devido a inclinação onde as casas ficam.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Como é ladeira, a água desce com muita força e o pessoal de baixo sofre muito e sempre fica preocupado, pois com o fluxo de água, corre o risco da água invadir as residências, ainda mais com o córrego entupido. Eu já moro aqui no bairro há 14 anos e sempre foi dessa forma”, informou.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Luís Silva Ribeiro, que mora do outro lado da pista, no bairro Sobradinho, relatou sobre a falta de drenagem nas ruas próximas à duplicação do Anel de Contorno. Segundo ele, após início das obras, não há fluxo para que a água possa sair.

“Muitas casas foram invadidas com a água da chuva da última semana, e acredito que seja falta de negligência dessa construção feita, que é a duplicação do Anel de Contorno. Pelo visto não fizeram serviço de topografia. Os engenheiros fizeram três bocas de lobo, mas a água fica parada na frente das casas, isso é um serviço mal feito, inclusive eu acho que o Dnit deveria fazer um convênio com a prefeitura para que possam resolver todos estes problemas, principalmente da Rua Vitória da Conquista. Toda aquela região em frente ao Assis, ficou alagada”, declarou.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradora do bairro Gabriela III há 28 anos, Suely Oliveira da Silva contou que o riacho que passa próximo da residência transbordou. Segundo ela, a situação só não ficou pior, pois o esposo conseguiu desentupir uma rede.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Tem um riacho que passa aqui próximo e transbordou com essa chuva. Meu esposo que conseguiu desentupir a rede ali, se não fosse isso, toda a água iria invadir a residência. Eu nem dormi direito com medo da chuva. Quem mora mais próximo do riacho, que se preocupa mais ainda, todo mundo fica agoniado”, declarou.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Também morador da localidade, Toinho da Mota contou à reportagem do Acorda Cidade que após as obras de duplicação, o bairro ficou prejudicado.

“Trocaram a tubulação, fizeram uma canalização de jogar toda a água pra cá. Eles deveriam jogar para o Rio Jacuípe, então quando chove, alaga tudo, ninguém aguenta, todas as casas são invadidas pela água. Aqui foi agonia total, tanto no sábado, quanto no domingo. Nem caminhão estava passando por aqui, porque realmente a chuva foi pesada e direto isso acontece, ninguém suporta mais, a prefeitura não olha o que está acontecendo por aqui. Ali na Rua Paulo Freire mesmo, tem um buraco com quase seis meses e nada foi feito. Aqui tem uma canal, a prefeitura disse que seria uma obra do governo, mas nada foi feito, sendo que são 30 anos e nunca chegou nenhum tipo de benefício aqui”, afirmou.

Bairro Gabriela
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Maria Izete, a Rua Caminho das Índias consta no sistema da prefeitura, como uma via pavimentada, mas na realidade, está cheia de buracos.

“Eu já moro aqui no bairro há 11 anos, e estamos pedindo socorro. Eles calçaram algumas e outras não. Essa daqui mesmo, eles dizem que lá no sistema deles, consta como rua calçada, mas não está. A bagunça está demais, ainda mais com os carroceiros que chegam aqui, jogam lixo, jogam entulho e é desse jeito mesmo. Sábado a correria foi grande, até a igreja ali a água invadiu, não teve culto nesses dias”, lamentou.

Jardim Sucupira

Moradores do bairro Jardim Sucupira também registraram os estragos causados nas ruas Rosa de Saron e Liberdade.

Bairro Jardim Sucupira
Foto: Enviada via WhatsApp
Bairro Jardim Sucupira
Foto: Enviada via WhatsApp
Bairro Jardim Sucupira
Foto: Enviada via WhatsApp
Bairro Jardim Sucupira
Foto: Enviada via WhatsApp

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Redes de drenagem de Feira de Santana serão vistoriadas através de robô após chuvas

Prefeito reúne secretários para traçar estratégias de recuperação dos danos causados na cidade

Sedeso informa que casas abrigo estão com 100% de ocupação

Chuvas: Prefeito agradece ao governador por se colocar à disposição do Município

Fortes chuvas em Feira de Santana: deputado Pablo Roberto solicita apoio do Governo da Bahia

Prefeito agradece apoio de parlamentares para amenizar efeitos das chuvas

Internautas registram estragos causados pela chuva em Feira de Santana

Debaixo de chuva, vendedor de frutas recolhe placas de carros para devolver a motoristas

Forte chuva provoca alagamentos na emergência do HGCA

Prefeitura cria comitê de crises após fortes chuvas em Feira de Santana

Feira de Santana registra 120mm de chuva; prefeito pede cautela

SMT recomenda atenção redobrada no trânsito em períodos chuvosos

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E as providências tem que vir logo, porque o fenômeno La Niña vem aí, a partir de Junho… Ao contrário do El Niño, que traz seca pro Nordeste, vem trazendo excesso de chuva pra região…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade