Feira de Santana

Moradores protestam pelo direito de ir e vir após rua ser bloqueada com tapumes

Segundo os moradores, o órgão pretende construir um estacionamento no local.

09/12/2022 às 20h09, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

rua bloqueada
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Moradores do bairro Estação Nova, em Feira de Santana, que residem na Rua Fabiano Guimarães e próximo a rua, se reuniram para reclamar de bloqueio feito na via.

Segundo eles, uma unidade da Justiça Federal pretende construir um estacionamento e colocou tapumes metálicos bloqueando a rua totalmente, impedindo o ir e vir dos moradores.

A técnica de enfermagem Lúcia Maria Bispo contou, em entrevista ao Acorda Cidade, que um dia saiu para trabalhar e quando retornou a rua estava fechada.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nos disseram que vão fazer um estacionamento para a Justiça Federal. Então subentende-se que deve ter sido o órgão que bloqueou. Nós não estamos reivindicando que não façam o estacionamento, por nós não temos nada a ver, mas que não bloqueiem a nossa rua, porque isso está nos atrapalhando. Aqui é perigoso, antes já era e com certeza ficará mais ainda. Ficou uma rua sem saída e estamos encurralados. Passamos nesta rua para ir ao trabalho, para a feirinha, para a Avenida João Durval, principalmente, porque nossa rua é pequena e o acesso do outro lado tem a escola, que atrapalha nos horários de entrada e saída dos alunos”, informou a moradora.

O soldador Felipe Neri Carneiro reside próximo a alguns prédios na mesma área e relatou que a rua era de terra, mas no governo anterior foi pavimentada pela prefeitura. Ele também reclamou que o direito de ir e vir dos moradores ficou perdido.

“A situação dessa rua era chão e depois foi feita a pavimentação. Moro aqui atrás dos prédios, pago IPTU, meus impostos em dia, graças a Deus, e queremos o acesso livre para o direito de ir e vir, que a gente não está tendo. Se fechar essa rua aqui, temos que dar a volta pelo Jaime do Pastel, passar pelo beco, a Travessa União, para chegar às nossas residências. Tem uma escola aqui do lado que é mão única, os carros ficam apertados para se movimentarem, o fluxo de veículos é muito e não dá, então nós queremos os nossos direitos, nossa rua”, protestou.

rua bloqueada
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele disse que chegou a conversar com um funcionário da Justiça Federal, o qual confirmou que será feito o estacionamento.

“Que não empate o estacionamento, coloquem um portão defronte para eles terem acesso. A rua foi fechada a mando da Justiça Federal. O terreno ao lado pertence a eles, mas a rua garanto que não pertence, porque tem passeio, poste de alta tensão, iluminação, é uma rua. Então só queremos nosso direito de ir e vir. Eu cheguei a falar com uma pessoa da Justiça Federal que é funcionário e está responsável pela empresa que vai fazer a construção. Ele disse que aqui não era rua, tiramos fotos e estamos mostrando ”, relatou.

Morando há 42 anos no local, Luciene Bispo confirmou que a rua dá acesso também a moradores de outros bairros para chegar ao bairro da Estação Nova.

“Essa rua aqui é um acesso, e todo mundo que trabalha longe tem que passar por aqui. O dono do Jaime do Pastel me falou que passa por aqui para ir e voltar. Procuramos a prefeitura, minha irmã que está à frente disso, e vai verificar com a arquiteta. Até parou quando viu isso aqui, não existe e nunca vi na minha vida desde quando me entendo por gente uma rua fechar.”

rua bloqueada
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Morador antigo também do bairro, Francisco Viana, de 52 anos, destacou que cresceu no local e já jogou muita bola no campo da Estação Nova. E agora a situação do lugar está complicada.

“A situação aqui é complicada. E desde quando a Justiça Federal fez essa construção aí abandonou a praça da frente, não poderia existir isso e tinha que manter a pracinha sempre bonita. Agora fecharam a rua. Eu me criei aqui, tenho 52 anos e fecharam a rua”, reclamou.

O Acorda Cidade buscou uma resposta da Justiça Federal sobre o fechamento da rua, e aguarda um retorno do órgão.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa rua existe a mais 40 anos. Ela passava por trás do campo e saia próximo a antiga casa caiada, onde hj é Jaime do pastel. Inclusive essa saída foi fechada por um conjunto de prédios de forma ilegal. A prefeitura na época nada fez

  2. Com certeza vai atrapalhar e muito! E
    u uso e conheço várias pessoas utilizam essa rua diariamente para ir trabalhar. Ela deveria ser melhorada junto com a praça que fica em frente Justiça Federal .

  3. A imprensa também deve buscar explicações da Prefeitura: ela autorizou fechar a rua? Não? Está fiscalizando?
    Se autorizou, qual o respaldo legal?
    Se não autorizou, eu e os vizinhos aqui de outro bairro também vamos fechar uma rua que, não parentada, o trânsito de veículos provoca poeira, barulho, etc.

  4. Bom dia, essa rua aí tenho quase certeza que é um logradouro municipal da cidade, portanto isso não pode acontecer se tratando de logradouro, as pessoas tem ué ter o livre acesso pela mesma de ir e vir.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade