Feira de Santana

Moradores do Campo Limpo fazem apelo na Tribuna da Câmara Municipal após alagamentos: 'Perdemos tudo'

Segundo o morador, há 20 anos que os alagamentos ocorrem na região

22/02/2024 às 14h35, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Aristides Maltez Junior - apelo na tribuna da câmara - morador do campo limpo afetado pelos alagamentos ft paulo josé acorda cidade
Aristides Maltez Junior | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (22), moradores do bairro Campo Limpo em Feira de Santana, que sofreram as perdas causadas pelas últimas chuvas que caíram na cidade, foram até a Câmara Municipal para fazer um apelo por providências do poder público e para cobrar ações efetivas.

Moradores - apelo na tribuna da câmara - morador do campo limpo afetado pelos alagamentos ft paulo josé acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Aristides Maltez Junior, que é instrumentador cirúrgico e agente de endemias, falou ao Acorda Cidade sobre o estado de calamidade que muitos moradores de diversas partes da cidade e do bairro se encontram. 

“Estamos passando o que todos os feirenses estão vivendo. Que é o estado de calamidade devido às chuvas constantes da nossa cidade e cidades adjacentes. Essa é a minha fala de socorro não só ao gestor, mas também a todos os edis que se encontram na Câmara de Feira de Santana”. 

alagamentos em Feira de Santana
Foto: Encaminhada via WhatsApp

Segundo o morador, há 20 anos que os alagamentos ocorrem na região e nenhuma gestão, inclusive as anteriores, não conseguiram resolver a problemática. Aristides, que teve sua residência bastante afetada, contou o sofrimento que ele e outros moradores estão passando. 

“Tive perda total de todos os meus imóveis, tirei mais de 300 baldes de água com fezes de dentro de casa. Nossos vizinhos tiveram perda total também, e até hoje nada foi resolvido. A Defesa Civil fez a visita, porém estamos aguardando a coordenação do Cras Morada das Árvores para poder dar o suporte e apoio a todos os moradores”, pontuou. 

Com tantos prejuízos, inclusive de alimentos e roupas, os moradores estão aguardando alimentação e suporte emergencial por parte das autoridades. Sem saber mais a quem recorrer, Aristides relatou que a ida à Câmara foi para pedir apoio aos vereadores. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ele ressaltou que não se envolve com a política e nem está tomando partido de nenhuma autoridade, apenas busca socorro de quem tem o dever de cuidar da população. 

“Vim em nome da sociedade civil cobrar a todos os edis da Casa da Cidadania, onde todos os vereadores têm que ter um fator principal que é o compromisso com o cidadão. Eu vejo muito a fala do gestor, vereador , e a sociedade civil, onde ela fica?”, questionou.

Além disso, ele pontuou que sua fala não se refere ao empréstimo solicitado pela prefeitura, mas com relação a um plano de ação emergencial que realmente socorra a população, reconstruindo suas casas, trazendo alimentação o mais urgente possível e resolvendo o problema das inundações.

“Estamos precisando de apoio. Não queremos um abrigo, não estamos precisando de um teto para dormir ou passar a chuva, porque a minha casa foi construída com muito suor e eu acho até uma falta de respeito com o senhor que aqui esteve, a se pronunciar e dizer que era para nós fazermos os nossos cadastros para um abrigo. Não estamos aqui em estado de indigência”, relatou. 

A moradora Graciele Santos Azevedo que também teve a casa alagada contou que conseguiu salvar apenas a geladeira. Os demais móveis, eltrodomésticos e pertences foram todos perdidos. Na opinião dela, o problema dos alagamentos pode ter relação com as obras do viaduto da Avenida Transnordestina.

“Depois que fizeram esse viaduto, a água fica toda alagada”, destacou.

Lourenildes Santiago, conhecida como Lourinha, confirmou a situação e disse que a água que acumula no Campo Limpo vem de bairros como Cidade Nova e Conjunto Feira VI.

“A rua da gente piorou depois da instalação do viaduto, toda a água de outros bairros desce para cá”.


De acordo com os moradores, as ruas Madre de Deus e Campos são as mais prejudicadas com os alagamentos. Juliana Vasconcelos contou que precisou ir para a casa dos pais, pois na casa dela tudo foi perdido.

“Perdi móveis, tudo. Até a feira que eu tinha feito na sexta-feira passada a água acabou com tudo”, lamentou.

O morador Osvaldo Silva relatou que em 50 anos que reside no local nunca viu uma situação de alagamento tão grave como aconteceu nos últimos dias.

“Peço ao prefeito que venha fiscalizar essas obras que estão prejudicando as nossas ruas”, observou.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e com o Centro de Referência de Assistência Social do bairro Morada das Árvores. E aguarda o retorno.

A reportagem também irá entrar em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), responsável pela obra do viaduto.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vergonhoso isso…
    Se os que se dizem competentes, realmente fossem. A população não teria necessidade de ir até a câmara. Isso mostra a negligência.

    Algo está errado com todas essas localidades. Obras mais feitas, foram realizadas. Porque nunca aconteceu nada disso nessas condições em feira de Santana.
    Precisa serem investigado o que está gerando a obstrução das águas. Construções mais feitas foram realizadas concerteza

  2. Ali próximo a aro 10 no campo limpo tem um retorno do viaduto, não sei se a água do parque ipê pode está fluindo para o campo limpo, provavelmente.

  3. A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM DINHEIRO FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA OUTRA CONSIDERAÇÃO QUE DEVEMOS OBSERVAR QUE DINHEIRO PARA REALIZAR E ENVESTIR EM FESTA DE MICARETA TÊM DE SOBRA SEM PRECISAR DE EMPRÉSTIMO

  4. Lamentável essa situação que vem trazendo transtornos e prejuízo aos moradores e aos comerciantes do campo limpo casso recorrente a mais de 20 anos porém devido a proporção maior de mililitro de água da chuva o prejuízo foi muito maior eu morro no bairro a 42anos e com 12 anos eu já presenciei essa situação de alagamento no bairro campo limpo ou seja em poucas palavras o descaso do bairro já vem a muitos anos entra governos e sai governos e nada muda em nosso bairro é uma vergonha com tanto políticos dentro de Feira de Santana nada foi feito os anos passam e o descaso com o bairro campo limpo continua.(deixo minha indignação como morador!!!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade