Feira de Santana

Moradores do bairro Campo Limpo constroem barreiras para impedir que água invada residências

Segundo eles, ainda não é possível calcular os prejuízos.

26/02/2024 às 10h01, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Rua Gonçalves Dias
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

As fortes chuvas que caíram no município de Feira de Santana afetaram diretamente muitos moradores de diversos bairros que perderam móveis e eletrodomésticos após terem as residências invadidas pela água.

Rua Gonçalves Dias
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Como forma de prevenção em caso de novas tempestades e aproveitando a trégua da chuva, muitos moradores estão construindo barreiras físicas, como batentes, no objetivo de dificultar o acesso da água na casa.

A reportagem do Acorda Cidade esteve na manhã desta segunda-feira (26) na Rua Gonçalves Dias, localizada no bairro Campo Limpo. De acordo com a moradora Sueli Souza, ainda é incalculável o prejuízo que teve com as chuvas.

Rua Gonçalves Dias
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Essa rua aqui, quando chove fica totalmente ilhada. A água invadiu todas as residências, á água vem pela pista, acho que depois que fizeram estas obras aí do Dnit, piorou foi tudo, então eu perdi dois guarda-roupas, duas cômodas, três portas, a geladeira já está fazendo um barulho estranho, fora o psicológico das pessoas, pois existem muitas pessoas abaladas aqui na rua. Eu tenho uma colega de trabalho mesmo, que ela não está bem. Ela mora na Rua Madre de Deus, ela ficou assustada com a chuva”, detalhou.

Moradora há mais de 50 anos do bairro Campo Limpo, Jucélia Marques informou à reportagem do Acorda Cidade que pelo menos cinco residências foram afetadas.

Rua Gonçalves Dias
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Sempre choveu forte, mas com essa proporção nunca. Teve um vizinho ali que precisou de 10 pessoas para ajudar e retirar a água da casa. Somente nessa rua, foram umas cinco casas prejudicadas. Eu mesmo perdi um armário no valor de R$ 1.600, pois parte da parede cedeu e o armário foi parar no chão”, pontuou.

Girlene Marques, também moradora da Rua Gonçalves Dias, explicou que é necessário que o poder público possa realizar novas obras na região para melhorar o escoamento da água.

Rua Gonçalves Dias
Foto: Arquivo Pessoal | Foto registrada no dia da chuva

“A água invadiu minha casa inteira praticamente. A água que entrou pela sala, foi parar na cozinha. Acredito que seja necessário fazer uma nova rede de esgoto, um saneamento melhor, é necessário melhorias para esta rua. As caixas de água transbordaram, estava saindo água pelo meu banheiro”, afirmou.

Luciene Araújo precisou construir bases de cimento no chão, para deixar os móveis acima do nível do chão, já que perdeu muitos móveis.

Rua Gonçalves Dias
Foto: Arquivo Pessoal | Foto registrada no dia da chuva

“Nós perdemos muita coisa aqui no bairro do Campo Limpo, e tive que gastar para fazer um novo passeio, mas infelizmente acaba nem adiantando muito. A cama é embutida no cimento, o guarda-roupa do meu filho já embutido no cimento, mas na última chuva, eu também perdi, já perdi armário, é muito prejuízo. O fogão por exemplo, tenho que comprar outro. Meu filho é especial, quando estávamos voltando para casa, ele perdeu o sapato, voltamos praticamente nadando”, lamentou.

O Acorda Cidade entrará em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) para mais esclarecimentos sobre o assunto.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fomos até a Câmara de vereadores na última quinta com umas 20 pessoas atingidas pela chuva.Uma comitiva que há mais de 30 anos nunca foi ouvida pelo legislativo. E como dissemos, o bairro virou celeiro político dos oportunistas que nunca foram lá.Nao queremos este tipo de politicagem sensacionalista barata.

  2. Na minha casa também saiu água pelo ralo do banheiro, estáva dando retorno da rua pra dentro de casa casa pelo tubo do esgoto. Fiz uma pesquisa e descobrir que existe uma valvula anti retorno pra ser intalada na rede de esgoto. Fica a dica!!!!!

  3. tem que se prevenir mesmo, a chuva ela retorna e n diz quando, a metoroligia falha muito, esses batentes tem que ser altos, o ruim é que atrapalha pra entrar e sair, se tivesse algo móvel que colocasse só em sinal de chuva para impedir da água passar e tirasse depois seria o ideal, mas o quê?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade