Feira de Santana

Moradora da Asa Branca perde fogão após panela de pressão estourar

A auxiliar de higienização contou que comprou o fogão há cerca de duas semanas e a primeira prestação do eletro ainda não foi paga.

08/09/2022 às 09h09, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

Moradora do Residencial Vida Nova Asa Branca, no bairro Asa Branca, em Feira de Santana, a auxiliar de higienização Monalisa da Silva Santos, de 35 anos, passou por um grande susto no sábado, dia 28, quando uma panela de pressão explodiu, danificando completamente o seu fogão.

De acordo com Monalisa Santos, ela reside com o marido e mais dois filhos. “O acidente ocorreu quando meu marido colocou um milho para cozinhar. Ele botou na panela, quando eu olhei, tinha pegado a pressão e eu resolvi deixar mais um pouco. Depois a panela explodiu. Eu estava com meus dois filhos dentro de casa. Minha filha estava dormindo e meu filho estava na sala. Quando eu corri para a cozinha, que vi o estrondo, pensei que foi o botijão, mas foi a panela de pressão que explodiu em cima do fogão, que não presta mais para cozinhar”, relatou em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Arquivo Pessoal

A auxiliar de higienização contou que comprou o fogão há cerca de duas semanas e a primeira prestação do eletro ainda não foi paga. Diante disso, ela pede ajuda da comunidade para conseguir comprar outro fogão ou até mesmo a doação das peças para substituição.

“Ele amassou em cima e afundou do lado, ficou destruído. Eu não tenho condições de comprar outro, porque esse foi comprado há 2 semanas e eu não paguei a primeira prestação, ainda vou pagar. Se alguém puder me ajudar com algo ou até com as peças do fogão, pra ver se eu consigo consertar esse. Fui na autorizada e o conserto ficou muito caro pra mim”, informou.

Foto: Arquivo Pessoal

O telefone da auxiliar de higienização é 75 99106-0341 e quem desejar realizar algum tipo de doação pode entrar em contato.

Veja quais são as dicas para evitar um acidente:

  • Sempre leia as instruções que vêm junto com o produto. Normalmente estas informações também estarão disponíveis na internet. Panelas de pressão modernas têm uma série de características de segurança e isso é por uma boa razão. Siga as instruções para seu modelo específico e você não precisará se preocupar.
  • Outra dica é abaixar a chama do fogão após a panela abrir pressão. Pode usar fogo médio ou médio baixo para continuar cozinhando.
  • Verifique sempre a guarnição de borracha (o anel de borracha que alinha a tampa do fogão) para se certificar de que não está seco ou quebrado. Alguns fabricantes recomendam substituir o anel de vedação anualmente, dependendo de quantas vezes você use sua panela.
  • Para a maioria dos alimentos, não preencha a panela de pressão com mais de dois terços, para evitar a possibilidade de alimentos bloquearem as aberturas. Alimentos como feijões e grãos, que tendem a inchar enquanto cozinham, devem apenas preencher cerca de metade da panela.
  • Uma panela de pressão precisa de líquido para criar o vapor que cozinha os alimentos.
  • O espuma pode bloquear as válvulas de vapor e as aberturas de liberação de pressão. Alimentos que espumam incluem macarrão, ruibarbo, ervilhas, feijão, farinha de aveia, compotas e legumes. Se você quiser cozinhar esses alimentos, siga uma receita confiável e certifique-se de que a quantidade na panela esteja bem abaixo da linha de preenchimento máxima recomendada.
  • Remova o anel de vedação e lave-o separadamente com água e sabão neutro, juntamente com a tampa e a panela. Limpe bem seu local de encaixe.
  • Lembre-se: é muito importante utilizar peças de reposição como pinos, anel de vedação e válvulas de segurança originais dos fabricantes. Essas peças são analisadas e certificadas pelo INMETRO e garantem qualidade e segurança para você.

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ACONTECEU EM MINHA CASA ISSO NOS ANOS 80 GRAÇAS A DEUS NINGUEM SE FERIU NÃO TINHA NINGUEM NA COINHA NA HORA A PANELA DESTRUIU O FOGÃO TODO BATEM NO TELHADO BATEU NAS PAREDES FOI FEIJÃO PRA TODO LADO KKKKK MAS NINGUEM FOI ATIGIGIDO FOI AQUELE MOVIMENTO DA VIZIANCA KKKK MAS TUDO BEM COMPRAMOS OUTRO GOGÃO E NUNCA MAIS MINHA MÃE USOU PANELA DE PRESSÃO EM NOSSA CASA

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade