Feira de Santana

Membros do Senar de vários estados do Brasil visitam obras do Centro de Zootecnica no Parque de Exposições

Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia e do Senar Bahia esteve presente durante a visista técnica e falou sobre os principais objetivos da ação.

25/05/2024 às 10h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Renata Maia/Secom

Uma comitiva com membros dos conselhos nacionais deliberativo e fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de vários estados do Brasil e o prefeito Colbert Martins, visitaram o Parque de Exposições João Martins da Silva em Feira de Santana na manhã deste sábado (25), para ver de perto o andamento das obras do Centro de Excelência em Zootecnia.

Foto: Renata Maia/Secom

Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia e do Senar Bahia esteve presente durante a visista técnica e falou sobre os principais objetivos da ação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Humberto Miranda

“Estamos com quase todos os estados brasileiros representados aqui pelo Conselho Deliberativo e Fiscal do Senar Nacional, pessoas dos diversos estados, como Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraná que compõem esse conselho nacional e viemos a Bahia a convite do Senar Cental para fazer visitas do trabalho que o Senar faz no interior de estado. Mostando onde está sendo aplicado o recurso do Senar da Bahia e hoje em Feira de Santana viemos para mostrar a construção desse Centro de Zootecnia que está sendo edificado no parque. É uma prestação de contas, mostrar onde está sendo aplicado o dinheiro do produtor rural; que está voltando para fazer escola, treinamento, atender a população rural da Bahia”, disse.

Sobre o andamento das obras, ele pontuou que o Senar tem uma ampla equipe de fisclaização; diária, semanal, com envio de relatórios e a expectativa é que no segundo semeste de 2025 a obra seja inaugurada.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Temos a expectativa positiva, construção de uma escola, educando, qualificando pessoas, para fazer uma sociedade melhor, mais preparada. Uma escola de zootecnica, lugar de formação de mão de obra, qualificação da vida das pesoas para que elas possam voltar par ao campo com mais conhecimento, qualificação para que possam poduzir melhor. Temos hoje no Senar na Bahia mais de 300 cursos de todas as variedades, de todas as cadeias produtivas, desde pimenta do reino, equinocultura, caprinocultura. Temos diveros curos e as escolas formais são reconhecidas pelo MEC, como será aqui e a assistência técnica fazemos dento das propriedades”, explicou.

Mário Schreiner, presidente da Federaçao da Agricultura de Goiás e vice-presidente da Confederação de Agropecuária do Brasil também estava no grupo de visitantes e pontuou que o momento é importante para fazer um intecâmbio com outras realidades e conhecer o que outras federações estão fazendo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Mário Schreiner

“Fundamental para que todos nós possamos aprofundar o nosso trabalho, ver as boas práticas, incentivar os outros parceiros e outros estados para que eles possam cada vez mais aprimorar o trabalho. Esta é a nosa missão. Esse centro vai qualificar produtores, técnicos de todo o Brasil. Uma experiência exitosa, uma planta moderna, funcional vai fazer com que aqui possa disseminar, t[ecnicas e tecnologias implantadas no campo do Brasil”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins também falou sobre a visita técnica. De acordo com ele, a obra do Centro de Zootecnica tem cerca de R$ 26 milhões em investimentos e será um centro de excelência para o Brasil inteiro. Mostra a importância que se dá a agropecuária em Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O impacto em voltarmos a ter por exemplo, a pecuária leiteira, criação de bodes, cabras, cavalos e cada vez mais uma melhora na qualidade da produção. Vamos ter 600 alunos que vão estudar. São vários curos e o próximo passo é qualificar cada vez mais as pessoas que estão no campo”, acrescentou.

O direitor geral do Senar Central, Daniel Carrara destacou que as missões técnicas trazem as pessoas que tomam decisões no sistema para vivenciar, conversar com as pessoas que recebem o produto de assistência técnica e educaçao profissional para corrigir rumos, valorizar e para quando forem tomar as decisões possam ter mais conhecimento sobre as ações.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Daniel Carrara

Ele contou que além do Centro de Zootecnia em Feira de Santana, o grupo visitou também o município de Conceição do Coité para acompanhar produtores e a cadeia produtiva do sisal.

“Fomos ver o sissal e viemos mostrar o que vamos fazer no Centro de Excelência que é de extrema importância, na área de agropecuária e zootecnia. A Bahia cresce mais na diversidade de cadeias, iniciativas, é um recorte que pode representar o Brasil como um todo. É uma regional fantástica, o estado que tem o maior número de produtores no Brasil e se testar e funcionar aqui, funciona no país”, pontuou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obra de grande importância para a cidade e para o Brasil e a presidente da Câmara, Eremita Mota, demorou um ano pra colocar em votação

    1. É assim que agem e porque “gostam” de FSA, os chamados defensores da chamada “mudança”. Que Deus nos livre desses defensores da chamada “mudança “.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade