Feira de Santana

Guarda Municipal recebe novas viaturas e preparo para enfrentamento à violência, diz secretário

O secretário Moacir Lima disse ao Acorda Cidade que o papel da Guarda não é somente de vigilância.

01/03/2023 às 19h25, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Jorge Magalhães/Ascom/Fsa

A Guarda Civil Municipal de Feira de Santana está recebendo um maior investimento em estrutura e efetivo. Conforme afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Moacir Lima, a corporação precisa de aprimoramento para que possa agir junto a outras forças da Segurança Pública.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É necessário que nossa Guarda Municipal cada vez mais se aprimore. O pontapé inicial foi dado já há algum tempo, e a gente vem melhorando a cada dia. A nossa Guarda passou a ser uma tropa reativa. Não é aquela tropa que vê determinada situação e não vai interceder, porque todos nós estamos envolvidos na Segurança Pública”, abordou.

O secretário destacou que a Guarda Municipal receberá 10 novas viaturas e pode contar também com novos materiais de combate.

“Agora mesmo estamos recebendo 10 novas viaturas, estamos trabalhando também na hipótese de receber novos materiais de combate, novos tipos de armamentos, porque hoje nós temos algumas armas, e precisamos melhorar cada vez mais. A Lei. 13.022 define as ações da Guarda e essas ações, no município, têm o poder de Segurança Pública e está fazendo a sua parte, mas para que ela avance cada vez mais é necessário ter carros novos, bons equipamentos de segurança, bons armamentos, melhorias também na questão salarial, tudo isso vai passar nesse momento para que tenhamos uma tropa mais adestrada, presente e reativa como ela tem que ser”, elencou.

Mocair Lima também informou ao Acorda Cidade que a Guarda Municipal fará 130 anos, e não possui apenas o papel de vigilância como muitos pensam.

“A Guarda não serve só para cuidar do patrimônio público, não tem mais o papel de vigilância, ela está ali para fazer a segurança do equipamento, mas não como vigias, acabou essa forma de fazer guarda. A Guarda hoje precisa e vai fazer ações de Segurança Pública, como a Polícia Militar faz de efeito preventivo. A nossa Guarda também será de efeito preventivo. Mas para que a gente avance cada vez mais é preciso que haja toda essa informação, que é melhorar a condição do homem, das viaturas para que ele possa também contribuir com a sociedade”, explicou.

O efetivo da Guarda Municipal é composto por 197 guardas, e atualmente integrou 34 novos agentes.

“Estamos com 34 novos guardas que foram chamados, porque não adianta ter viatura e não ter efetivo. Hoje estamos com 197 guardas e dentre esses já temos uma parte na fase de aposentadoria e esse efetivo precisa ser injetado com novas formas de atuação, pessoas jovens, para que venham ajudar nessa ferramenta em combate ao crime na nossa cidade”, ressaltou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Guarda Municipal ganhará 10 novas viaturas e reforço no efetivo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DEIXA DE ILUSÃO RAPAIS ESSA INSTITUIÇÃO SÓ PRESTA PARA GERA GASTO PRO MUNICÍPIO PEGA ESSES RECURSOS E INVESTI NA PM QUE É QUEM DE FATO FAZ ALGUM COMBATE AO CRIME.

  2. Acho isso um grande palhaçada, a violência só vai acabar dps do nossa grande problema que é a educação, esporte e lazer pra nossas crianças. Essa de dizer que reforço policial e a melhor forma, esse pensamento é pra os burros incompetentes dos gestores do nosso país. Educação é a base de tudo! Vc ver feira de Santana, já estamos em Março e as voltas aulas do município, nem voltou ainda. Cadê os esportes, nas escolas ? Cadê as oficinas ? Justificativa de dizer que a violência tem que bater de frente. Isso é o falar mais burro que existe nesse país .

  3. Manda esse Moacir tirar a …. da cadeira e ele ir enfrentar bandidos, pois com esse salário da Guarda Municipal, fiquem só protegendo patrimônio mesmo.

  4. Querem colocar a vida dos guardas em alto risco. Quando tiverem um efetivo em Feira de Santana de mil homens trabalhando por dia, aí. terão mais prestígios.

  5. O papel da guarda municipal é cuidar do patrimônio público da cidade secretário não coloquei a vidas deles em risco de morte mesmo porque o treinamento que eles recebem é sobre patrimônio e não trocar tiros com bandidos este papel é da nossa polícia militar que faz isso muito bem pois são preparados para isso.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade