Feira de Santana

Grupo Curarte realiza intervenção musical no HGCA em celebração ao Dia Nacional do Forró

Os músicos percorreram os corredores, recepções, setores administrativos, UTI’s e ambulatório do HGCA, com músicas conhecidas e outras natalinas.

15/12/2023 às 15h07, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Forró no HGCA
Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Forró e ao aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Grupo Curarte, representado pelo sanfoneiro Zé Araújo e o zabumbeiro Tom Carneiro, proporcionou uma intervenção musical repleta de alegria e esperança no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) na última quarta-feira, dia 13 de dezembro.

O ritmo do forró contagiou a todos com muita alegria. Os músicos percorreram os corredores, recepções, setores administrativos, UTI’s e ambulatório do HGCA, com músicas conhecidas e outras natalinas.

Forró no HGCA
Foto: Divulgação

Servidores, pacientes e seus acompanhantes, tiveram momentos de descontração, a cada porta aberta, um encontro marcado com a alegria, evidenciado nos sorrisos de quem prestigiou o evento, até mesmo de pacientes internados, aproveitaram a música e até arriscaram alguns passos de forró.

A intervenção musical teve impacto significativo no ambiente hospitalar, proporcionando efeitos positivos na resposta dos pacientes. Milena Moreira, coordenadora do Grupo de Trabalho Humanização (GTH/HGCA), que acompanhou toda a jornada dessa visita musical, compartilhou sua observação.

Forró no HGCA
Foto: Divulgação

“Um efeito maravilhoso, ver a resposta dos pacientes. Desde um sorriso e até o balançar no ritmo do forró, reflexo disso na evolução tanto motora, quanto psicologicamente, mas principalmente emocional, pois para eles foi o despertar de uma alegria, e até pacientes totalmente restritos ao leito tiveram reações de face e de fala, que foi uma resposta muito positiva, isso foi o melhor feedback que poderíamos ter, tanto da equipe quanto dos pacientes,” comemorou Milena.

A iniciativa do Grupo Curarte não apenas ofereceu entretenimento, mas também reforçou a importância da música como terapia, estimulando o afeto e a socialização. Em momentos desafiadores, de dor e tristeza, a música desempenha um papel decisivo na evolução do tratamento médico e na recuperação de problemas de saúde. A musicoterapia, com seus benefícios diversificados, continua a ser uma aliada valiosa no ambiente hospitalar.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade