Bahia

First Lego League: jovens de Feira de Santana disputam competição de robótica neste fim de semana 

O campeonato chega à Bahia para despertar habilidades em jovens e crianças nas áreas de ciência, tecnologia e claro, da robótica. 

15/12/2023 às 06h52, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Jovens feirenses disputam neste fim de semana a First Lego League ft paulo josé acorda cidade3
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Jovens de Feira de Santana, com idades entre 9 e 16 anos, participam nesta sexta (15) e sábado (16), competição da First Lego League, o maior torneio de robótica do mundo. O campeonato internacional ocorrerá no Sesi Piatã com o objetivo de despertar habilidades em jovens e crianças nas áreas de ciência, tecnologia e claro, da robótica.

Ao Acorda Cidade, o participante Levi Pinheiro contou que faz parte de uma equipe de oito pessoas, a Athlon. Todos estão se preparando para as competições e para a ação solidária que eles programaram. 

Jovens feirenses disputam neste fim de semana a First Lego League ft paulo josé acorda cidade3
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente está trabalhando bastante, principalmente no nosso projeto que já está pronto. A gente está trabalhando nas áreas de Covelos, onde nós vamos fazer ações sociais, vamos fazer doações de brinquedos e também pretendemos realizar uma ação no Hospital da Criança, fazendo doações de gelatinas para crianças em estado de câncer”, informou. 

Segundo Levi, para se inscrever no evento, o pré-requisito é possuir um grupo acima de quatro pessoas que possuam a maleta Lego, aquele famoso brinquedo que tem muitas pecinhas de montar.  

Jovens feirenses disputam neste fim de semana a First Lego League ft paulo josé acorda cidade3
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Cada escola particular ou pública pode se inscrever na competição através do site da First. Após a inscrição, elas vão ser direcionadas para o Regional Bahia, que sempre acontece em Salvador, e lá acontece a competição, onde na competição regional, são cinco ganhadores. Esses têm a condição de passar para o nacional que esse ano vai ocorrer em Brasília, mas no ano passado ocorreu em São Paulo”, explicou João Victor, que também faz parte da equipe,

João explicou também que a seleção nas escolas acontece conforme o interesse dos alunos, professores e da instituição.  

“Houve um processo seletivo interno e cada escola pode selecionar como fazer isso. Aqui no Sesi, a gente teve inscrições para qualquer aluno participar e houve um método de seleção. Os professores, os técnicos observaram o nosso perfil e viram que estávamos aptos ou que seriam boas oportunidades para a gente”, pontuou.

O professor Alan Brandão, que acompanha os alunos, falou sobre a contribuição educacional para os alunos que participam. 

“Esse torneio visa bastante trabalhar a questão socioemocional dos estudantes, desenvolvendo habilidades para a vida além dos muros da escola. Eles trabalham em equipe, os valores, a empatia, os exercícios da empatia. Também essas questões da dinâmica de interação, não só do grupo, da escola, mas também com as outras equipes. Esse trabalho é bastante legal, porque as equipes competem para ajudar as outras”, avaliou.

Conforme o professor, os alunos conseguiram patrocínio para investir e custear a viagem.

“Nós conseguimos o apoio de algumas empresas da cidade que terminam nos patrocinando, dando esse apoio, fortalecendo esse incentivo pelo trabalho, pela educação. Nós tivemos alguns representantes políticos que nos apoiaram para poder arcar com os custos, o torneio termina tendo alguns custos. Tem investimento, não é barato, alguns investimentos terminam sendo altos”, explicou.

Além disso, Alan contou que os alunos já estão ansiosos, trabalhando para poder representar bonito a cidade de Feira de Santana. 

“O trabalho não para, os meninos já estão aqui na expectativa, sempre essa ansiedade porque é um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de um ano. Temos aí vários projetos dentro de um projeto, muitas mãos envolvidas aqui dentro da nossa escola para poder chegar com um trabalho de excelência e representar nossa cidade”, finalizou. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade