Fim do prazo para regularizar o título

Fila gigante e reclamações no SAC para serviços do TRE: "Desorganização e não deram fichas” 

Muitos aguardavam na fila por horas, mas não receberam fichas.

08/05/2024 às 11h52, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

SAC
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O SAC da Rua Olímpio Vital em Feira de Santana amanheceu com uma fila gigante de pessoas que estavam em busca de regularizar as pendências do título de eleitor. O prazo para resolver qualquer irregularidade ou retirar o documento para votar nas eleições deste ano se encerra nesta quarta-feira (8). 

Muitos eleitores que aguardavam na fila expressaram indignação com o atendimento que segundo eles, não forneceu fichas para todas as pessoas, mesmo após longas horas de espera.

SAC
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Isabela Oliveira chegou às 3h da manhã e relatou problemas na distribuição de senhas. Ela reclamou sobre falta de organização por parte do SAC. 

“Falaram que entregariam as fichas às 4h30 só que não foi entregue ficha nenhuma, porque eu estou aqui desde as 3h da manhã. A gente ficou aqui do lado de fora, esperando a ficha. Disseram que distribuíram 40 fichas, mas ninguém recebeu ficha nenhuma”, relatou. 

SAC
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Apesar do atendimento prioritário, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais também estão aguardando por um longo período. Segundo o relato de Isabela, muitas pessoas estavam na fila para cadastrar a biometria do documento. 

Além disso, ela afirmou que presenciou pessoas vendendo fichas no local. 

“Tem gente aqui na frente vendendo ficha, entrou, até agora não saiu por medo. Estou aqui para confirmar a biometria”. 

SAC
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Andrielle Araújo é uma dessas pessoas que tem prioridade. Ela que tem o filho autista e não teve com que deixá-lo. Chegou por volta das 5h e ainda e até o fechamento desta reportagem não tinha sido atendida. Ela confirmou que a prioridade não estava sendo respeitada.

“Não está tendo ficha para prioridade. Na verdade, não foram entregues fichas ainda, como vocês mesmo estão ouvindo das pessoas. E muitas pessoas já foram embora. Muitas mães, idosos, com criança de colo, mãe com crianças especiais. Inclusive, eu tive que resolver e mandar meu filho para casa porque eu preciso fazer a regularização do meu título, mas está complicado”, explicou. 

SAC
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além disso, ela questionou que desde as últimas semanas a demanda na procura por regularizar o título cresceu bastante, mas não foi pensada uma grande ação em um espaço maior para atender a população. 

“Feira não é pequena, Feira é grande. Tem uma demanda de pessoas, de população para poder fazer a regularização, fazer o primeiro título. A gente é tratado como bicho. Nessa situação não tem como. Tem que resolver”, declarou Andrielle.

Davi Cardoso chegou às 5h para fazer a primeira via do título de eleitor e também não encontrou mais fichas. 

“O gerente não queria falar conosco, mandaram outras pessoas e a desculpa dele foi que as fichas foram entregues, mas segundo ele não tem ninguém aqui da fila para comprovar, sendo que estava todo mundo vendo e não teve ficha. Nós que somos jovens, queremos votar para um futuro do Brasil, temos que ver essa convivência de decepção”. 

SAC
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Algumas pessoas também relatam que vieram de cidades circunvizinhas para regularizar as pendências como José Hilton. Ele ficou preocupado em não conseguir realizar o processo a tempo.

“Venho de Riachão do Jacuípe, pagando passagem. Eu vim para regularizar meu título e aí parece que eu vou voltar. Eu estou sem dinheiro, paguei a passagem e estou aí sem saber o que eu faço, entregue ao Deus dará”. 

Caso não tenha respostas, as pessoas ficarão sem votar nas eleições municipais deste ano. A mesma situação de superlotação foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE
TRE | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Sobre as reclamações relacionadas ao SAC, o Acorda Cidade entrará em contato para solicitar um retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Embora Feira tenha uma imensidão de títulos precisando regularizar, temos eleição de 2 em 2 anos, ou seja um intervalo de 2 anos vom o serviço sendo ofertado e ninguém indo procurar. Agora isso de guardar senha é outr verdade. Coisa de gente que fica na mão de vereador. Aí nessas horas…guarda tudo. A população que lute.

  2. Olá a todos vcs tem 2 anos pra regularizar o suas pendências de título inclusive se pode até pedir licença com atestado pra cuidar da mesma e ainda assim só vão no último dia por que viu na TV ,meu Deus do céu tenha misericórdia com os brasileiros

  3. O cidadão tem anos para regularizar a situação do seu título de eleitor, deixa virar urgência e espera que os órgãos do governo parem todos os outros setores pra resolver apenas regularização de título dos descansados? Não há como parar tudo pra atender a demanda de quem deixa pra cima da hora, é assim com lojas durante datas importantes, nos aeroportos e rodoviárias…
    Quem não quer passar por transtornos não deve causar transtornos.

  4. Deixar pra regularizar tudo sempre no ultimo dia nunca é uma boa opção.
    Se estender o prazo por mais 10 dias, estes aí só voltarão no decimo dia também.
    Faz parte da cultura que precisa mudar radicalmente.

  5. Eu não acredito, que diante de um tempo enorme que tiveram, ninguém tenha conseguido arrumar um tempinho, para ir se regularizar. Coisa de Brasileiro, deixar tudo pra cima da hora, e ainda reclamam.

  6. O brasileiro e em especial o baiano deixa tudo para a última hora.
    15 dias atrás levei meu filho para tirar o título de eleitor e não havia nem filas.
    Quem reclama sofre porque quer.

    1. José Carlos passos Silva, é exatamente isto que digo sempre, que não consigo entender deixarem sempre pra o ultimo dia e a ultima hora pra resolver tudo.
      Depois ficam reclamando e responsabilizando injustamente os funcionarios já sobrecarregados.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade