Padroeira de Feira de Santana

Festa de Senhora Sant'Ana tem início neste domingo (17) e volta a ser realizada sem restrições

No ano de 2020, os festejos aconteceram com portas fechadas e em 2021, os fiéis precisaram realizar agendamentos.

14/07/2022 às 16h16, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

Os festejos em homenagem a padroeira do município de Feira de Santana, têm início neste domingo (17) e seguem até o dia 26 de julho, quando é comemorado o Dia de Senhora Sant’Ana, avó do menino Jesus.

Neste ano, a festa volta a ser comemorada sem nenhum tipo de restrição por conta da pandemia da Covid-19, já que no ano de 2020, as celebrações aconteceram com portas fechadas, e no ano de 2021, os fiéis precisaram realizar agendamentos, para participar do novenário.

Com o tema ‘Igreja de Feira de Santana, Tua Vida é Missão’, a festa de Sant’Ana, comemora neste ano, os 60 anos da Arquidiocese da cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vigário paroquial, Pe. Antônio Marinho, explicou que a programação em louvor à padroeira, já teve início no dia 3 de julho, quando foi feito o anúncio solene da festa.

“Ainda que a programação oficial da festa comece apenas no dia 17, já começamos desde o dia 3 de julho, quando fizemos o anúncio solene da festa, já estamos no mês de julho, mês de Santana, e aqui convocamos todos os devotos e devotas da nossa padroeira. Teremos do dia 17 até o dia 25 de julho, as nossas novenas, que terão início a partir das 20h, e no dia 26 de julho, dia especial para nós, cristão católicos pertencentes à Arquidiocese de Feira de Santana, o dia da nossa excelsa padroeira da cidade. Neste ano, temos como o tema da festa: ‘Igreja de Feira de Santana, Tua Vida é Missão’, onde vamos refletir sobre este caminhar de 60 anos da igreja, da particularidade da igreja de Feira de Santana como diocese, quando esta igreja foi elevada à categoria de Catedral e recebemos o primeiro bispo Dom Jackson”, explicou.

Sem restrições de acesso à área interna da igreja, o vigário informou à reportagem do Acorda Cidade, que todos os devotos poderão participar das celebrações, de forma presencial.

“Neste ano, podemos dizer que estamos um pouco mais a vontade, com relação ao ano passado, onde tínhamos um medo maior por conta da Covid-19, e neste ano com a graça de Deus e dos cientistas pela vacina, iremos celebrar de forma mais tranquila, com mais público no interior da nossa igreja. Estamos vivendo uma nova vida, as festas passadas, foram feitas de uma forma, no ano passado tivemos uma participação menor de devotos, no ano retrasado também, mas neste ano, é um novo ano, uma nova festa, nossos corações estavam entristecidos, mas agora se alegram, se enchem de alegrias, por estarem debaixo do olhar de Senhora Sant’Ana e também do seu manto”, afirmou.

Participando da festa pela primeira vez como pároco da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, o Pe. Paulo Tarso, destacou a emoção em estar envolvido diretamente com a organização do evento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu também já fui vigário paroquial aqui na Catedral durante um período de cinco anos, participei diretamente na festa, na organização e em todas as celebrações. Passei um período afastado, e agora no mês de fevereiro, eu retornei como pároco. Este é um evento que de fato, mexe totalmente com a nossa vida, posso dizer que é uma grande emoção poder também estar a frente, ainda mais com a nossa devoção que temos à Sant’Ana. É uma festa do povo feirense, uma grande festa que envolve inúmero setores da nossa sociedade, a maior festa religiosa e Feira e região, mas a gente fica contente, ficamos felizes com todos este resultados. São nove noites de celebrações, culminando também com o dia festivo, onde temos o retorno da procissão, finalizando com a benção do Santíssimo”

De acordo com o pároco, seis casais fazem parte da comissão da festa neste ano.

“Nós temos seis casais, totalizando em 12 pessoas, e somando esta equipe, temos eu, Pe. Paulo, junto com Pe. Antônio, que assim, formamos esta equipe da comissão. A nosssa programação oficial tem início no domingo, dia 17, com o novenário a partir das 20h, seguindo até o dia 25. Já no dia 26, teremos duas celebrações, uma às 7h, com o nosso Bispo Emérito, Dom Itamar Vian, teremos uma missa solene às 10h, com o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, de São Salvador, será co-celebrada também com o nosso Arcebispo Dom Zanoni, além de outros párocos da nossa cidade. Ás 16h, daremos início a nossa tradicional procissão pelas principais avenidas de Feira de Santana, retornando aqui para a praça da Catedral. Fazemos o convite à todos os devotos e devotas da nossa padroeira para que se façam presentes, e aqueles que não puderem, que acompanhe as nossas celebrações pelo portal da Catedral no YouTube, além das nossas atualizações em nosso perfil no Instagram”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Podemos estar indo na contra mão do que nos orienta a ciência. A pandemia ainda não acabou, o que acabou foi a responsabilidade de muitos, inclusive dos que se dizem cristãos. Pense nisso e faça a sua parte

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade