Combate a Dengue!

Feira de Santana participa neste sábado (2) do Dia D de mobilização nacional contra a dengue

Somente nos dois primeiros meses do ano, já são mais de mil casos entre casos prováveis e confirmados em Feira de Santana.

01/03/2024 às 08h30, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

ações contra a dengue da vigilância sanitária
Foto: Jorge Magalhães

Neste sábado (2), toda a sociedade brasileira deve entrar na luta contra a dengue, com o Dia D de mobilização nacional para combater o aumento da doença no país. Em Feira de Santana, não será diferente. A Secretaria de Saúde do município está organizando na sede e nos distritos campanhas e ações para promover esse esforço coletivo contra a dengue. 

Além da dengue, que tem registrado altos índices em todo país, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir as doenças Zika, Chikungunya e a febre amarela urbana.

Na manhã de quinta-feira (29), o prefeito, Colbert Martins Filho, anunciou durante o programa Acorda Cidade, as ações que serão realizadas no sábado. Haverá vacinação em massa, campanhas de educação e saúde, além da fiscalização e incentivo a limpeza.  

prefeito colbert martins filho-foto-iasmin santos- acorda cidade
Foto: Iasmin Santos/ Acorda Cidade

“Vamos fazer uma participação extremamente intensa de vacina nas zonas urbana e rural, vamos às feiras livres, fazer uma campanha bem direta de divulgação. Vamos colocar todo o nosso pessoal que pode atuar nas ruas para que a gente possa trazer o máximo possível de informação, de busca ativa em residências”, declarou. 

Colbert apontou preocupação com o aumento do número de casos. Somente nos dois primeiros meses do ano, já são mais de mil casos entre casos prováveis e confirmados em Feira de Santana. Uma alta de 99,5% em todo o estado. 

Os agentes de endemias são profissionais essenciais no combate ao mosquito, visitando as casas, orientando a população e exterminando os possíveis focos, mas toda a sociedade também deve ter responsabilidade para também colaborar na extinção de focos de dengue.

Evitar água parada, manter garrafas para baixo, limpar as calhas, cobrir os bebedouros de animais, assim como usar repelente. O cuidado deve ser ainda maior com crianças e idosos.

“Mais de 80% dos focos estão nas residências e essa doença, diferentemente da covid-19, não transmite de pessoa para pessoa, ela precisa de um intermediário que é o mosquito e sem ele, a dengue não consegue passar para ninguém, portanto, essa ação é intensificada contra o mosquito neste sábado”, reforçou o prefeito.

Além disso, Colbert Martins afirmou que está verificando a possibilidade de implementar o ‘Bota Fora’, ação já utilizada no município para incentivar a limpeza de quintais e terrenos. 

“Todo esforço é possível. Vamos ver as condições da empresa que trabalha conosco para disponibilizar alguns veículos para que as pessoas que tiverem em suas casas algo que possa ser doado, coloquem para a doação e ofereçam para aquelas pessoas que precisem”, afirmou. 

O objetivo da ação, segundo o prefeito, é que as pessoas retirem de suas casas, principalmente dos quintais, utensílios que estão a céu aberto, ou que podem acumular água. Ele afirmou ainda que será intensificado o combate contra carcaças de veículos que estão abandonadas pela cidade, acumulando água.

Seja um fiscal da dengue, marque o @acordacidade nas redes sociais ou envie para o WhatsApp 75 982974004 denúncias de terrenos baldios, casas vazias, locais que têm possíveis focos do mosquito da dengue. Entre na luta contra essa doença!

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade