Feira de Santana

Famílias da zona rural são beneficiadas com serviço de aração de terra

A medida tem o objetivo de beneficiar pessoas que vivem da agricultura familiar no preparo do solo para o plantio.

26/02/2024 às 16h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

aração de terra na zona rural de feira de santana - trator - agricultura
Foto: Divulgação/Secom

Cerca de 80 famílias da zona rural de Feira de Santana já foram contempladas com o serviço de aração de terras ofertado gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural. A medida tem o objetivo de beneficiar pessoas que vivem da agricultura familiar no preparo do solo para o plantio. A relação de famílias contempladas é feita pelas associações rurais.

A programação teve início na segunda feira (19) e segue até o fim do inverno. Dois tratores estão sendo disponibilizados para o serviço e atenderão todos os distritos de Feira de Santana, seguindo cronograma estabelecido pela Seagri.

Pedro Mota, trabalhador rural de 70 anos, residente no povoado Terra Dura, no distrito de Humildes, é um dos beneficiários. Ele expressa sua gratidão pel serviço ofertado pela Prefeitura. “Para mim, é uma bênção, pois não consigo mais trabalhar com a enxada, e com essa colaboração da prefeitura, estou muito grato. Já estou preparando o meu plantio”, afirmou Pedro.

Maria Lúcia, de 50 anos, também moradora da Terra Dura, destacou a importância do maquinário. “O trator é de grande importância aqui para preparar nossa terra para o plantio. Perdi minha plantação de hortaliças com as chuvas da semana passada. O trator preparou meu terreno para plantar milho, feijão, mandioca e amendoim”, relatou.

Antonieta de Almeira, 43 anos, moradora do distrito de Maria Quitéria, observou que o maquinário supre também a dificuldade de encontrar mão de obra humana. “É uma grande ajuda para nós, pois nem todos têm condições de pagar pelo serviço de trator para preparar o solo para o plantio. Não temos encontrado pessoas disponíveis para o trabalho manual. Portanto, o trator veio em boa hora para nos ajudar e agilizar o processo de plantio”, disse.

O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, destaca que o trator é um benefício indispensável para os produtores rurais. “Estamos sempre prontos para ajudar. Os produtores rurais estão se preparando para o plantio, que começa em março, então disponibilizamos dois tratores para arar a terra na zona rural, garantindo que os pequenos trabalhadores rurais possam realizar seus plantios”, enfatizou Alexandre.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade