Feira de Santana

Família acusa médica do Hospital da Mulher de negligência durante parto; bebê morreu

O recém-nascido passou mais de 15 dias internado na UTI Neonatal.

26/06/2023 às 15h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Hospital da Mulher - Ney Silva - Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O autônomo Jairo Silva Santos, pai do pequeno Levi, está acusando uma médica do Hospital Inácia Pinto dos Santos, também conhecido como Hospital da Mulher em Feira de Santana, de negligência.

No último dia 9 de junho, a esposa de Jairo teve o parto normal após indução, mas o recém-nascido precisou ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, vindo a falecer no final da tarde de ontem (25).

Em entrevista ao Acorda Cidade, Jairo Silva contou que a esposa não poderia ter parto normal por recomendação médica, mas mesmo assim todo procedimento foi realizado.

“A minha esposa já vinha tendo um acompanhamento pré-natal pelo Posto de Saúde, fazendo tudo certinho, inclusive a médica constatou que ela precisava fazer uma ligadura e que o parto seria cesáreo, já que ela não tinha passagem. Esse seria o nosso primeiro filho, mas a minha esposa já tem uma outra filha de 20 anos, que inclusive foi com parto normal, mas depois de um tempo, minha esposa sofreu um acidente e precisou colocar platina na perna e no punho, então existem algumas posições que ela sente muitas dores. Isso foi relatado no Hospital da Mulher, nós damos entrada no dia 8 de junho pela manhã e ela ficou sendo induzida para ter a dilatação do colo do útero. Quando foi às 17h25 do dia 9 de junho, ela entrou em trabalho de parto, mas de forma forçada, tanto que ela estava reclamando que não estava aguentando. A médica não acatou o relatório que nós entregamos que ela não poderia ter normal e mesmo assim continuou. Eu acho isso gravíssimo e até em outras palavras, isso é uma negligência porque estava lá no papel autorizado por outro profissional que deveria ser parto cesáreo”, relatou.

De acordo com Jairo, no momento do parto, houve dificuldades para retirar o bebê.

“O meu filho ficou asfixiado, ele ficou enganchado no momento de sair, tanto que utilizaram uma manobra, ou seja, no dizer popular, colocaram o ferro para puxar a criança causando lesão na criança. De lá pra cá, meu filho ficou o tempo inteiro internado na UTI, eu estava realizando um revezamento com minha esposa, até porque ela estava fazendo doação de leite e posso dizer que as profissionais da UTI deram total assistência para meu filho, enquanto ele estava lá. Ontem pela manhã eu estive na UTI e percebi que ele estava todo molinho e já com uma sonda. Explicaram que ele estava com secreção e colocaram para limpar, até falaram que ele chegou a vomitar, que tinham suspendido a dieta mas houve toda uma reviravolta. Eu trabalho com bar, faço som ao vivo e por volta de 19h, 19h20, a minha enteada chegou lá avisando que o pessoal da assistência social tinha entrado em contato e que os pais tinham que comparecer ao hospital. Expliquei a situação para meus clientes, fechei o estabelecimento e fomos direto pra lá. Quando chegamos, recebemos a informação do óbito”, contou.

Ao Acorda Cidade, Jairo salientou que se o parto tivesse sido cesáreo como estava previsto, poderia neste momento está com o filho nos braços.

“Os exames comprovam que ele estava gozando de plena saúde, mas eu lembro que na hora, o próprio médico lá da UTI falou que meu filho sofreu asfixia, e com certeza foi provocado pelo parto. Enquanto ele estava internado na UTI, o coração dele estava normal, os rins funcionando perfeitamente, porém quando eles fizeram um exame, constatou lesão da cabeça, que irei até solicitar este laudo”, afirmou.

O que diz o Hospital

Nota de Esclarecimento

A direção da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, responsável pela gestão do Hospital da Mulher, vem por meio desta nota lamentar profundamente o ocorrido e prestar solidariedade à família.

Assim que tomamos conhecimento, iniciamos imediatamente uma análise minuciosa dos fatos, em conjunto com a diretoria técnica da unidade. Nesse sentido, estamos estudando atentamente os relatórios médicos e demais informações pertinentes, a fim de compreender plenamente o que realmente ocorreu nesse lamentável episódio.

Para garantir transparência e imparcialidade na investigação do caso, a Fundação Hospitalar autorizou a abertura de uma sindicância, que será publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico do Município. A sindicância contará com a participação de profissionais competentes e isentos, visando uma apuração rigorosa e justa.

Reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes, bem como com a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital da Mulher. Estamos empenhados em esclarecer todas as circunstâncias que envolvem esse caso.

Reafirmamos nosso comprometimento em manter a família informada sobre os desdobramentos da investigação, assim como os resultados obtidos por meio da sindicância. Buscaremos a máxima celeridade no processo, sem comprometer a qualidade da apuração.

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana está aberta ao diálogo e pronta para cooperar com as autoridades competentes. Nossa prioridade é sempre a segurança, a confiança e o respeito pelos pacientes e seus familiares.

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando é pra defender o uso de alguma substância que os pais não aceitam os médicos são os primeiros a brigar pela vida. Temos que salvar a vida 🩸. E nessas horas? Cadê a classe médica pra responder o motivo dessas famílias perderem seus bebês. Lamentável.

  2. Assustador esse hospital! Muitossss relatos de casos assim e ninguém faz NADA! Sabe pq? Pq são mulheres de classe baixa, nenhuma esposa, parente de políticos, ricos. É triste oq fazem com as pessoas humildes nesse país.

    1. Infelizmente lamentavel.fiquri até comedo pq estou grávida de 8 meses e alguns dias,já tô com essa ata de cesariana em mãos para um parto com ligadura assinada pela secretaria,meu Deus o que vou fazer mim deixou muito assustada precisamos de uma resposta.nao tem outro hospital.o que vamos fazer.

  3. Casos como este já é rotina no Hospital da Mulher, basta que a imprensa ou autoridades solicitem a relação de óbito de crianças nos últimos meses. Hoje o Hospital é composto por uma equipe médica altamente despreparada, o que era para ser referencia em atendimento virou pesadelo para muitas Mães. É sugerido a atual gestão substituir todo o quadro médico do Hospital da Mulher.

  4. MINISTÉRIO PÚBLICO SOCCORRO !!!!!!!!!! QUEM DEFENDE ESTAS MULHERES QUE SOFREM TANTO NESTES HOSPITAL ?? QUE VAI DEFENDER ESTES BEBÊS ?????? SERÁ QUE CABE AÇÃO POR DANOS MORAIS CONTRA O HOSPITAL E CONTRA O MÉDICO ??? OS PAIS DEVERIAM PROCURAR UM ADVOGADO PARA AVALIAR ESTA POSSIBILIDADE

  5. Até quando mulheres vão sofrer nesse lugar??? Todo feirense tem uma história pra contar desse hospital, já chega!!! Péssimo atendimento, de médicos a enfermeiros se acham donos do hospital, já fui acompanhante e vi tratame tô desumano, falta de respeito e educação com as pessoas, cadê o ministério público, a polícia civil…sei lá o que mais poderia intervir nesse lugar, puxadinho político, Feira de Santana merece mais!!!

    1. Minha irmã já com o bebê morto na barriga durante o parto induzido sofreu no quarto sozinha não tinha enfermeiras por perto faltou pouco para eu mesma fazer o parto da minha irmã fora a falta de respeito a ignorância comigo não queriam me liberar a certidão de óbito fiquei desesperada sem saber oq fazer sorte minha que uma moça me ajudou e não foi só isso não eu fiz uma denúncia porém a justiça no Brasil é pessima mais Deus está no controle tenho trauma desse hospital

  6. Gente, quem estiver grávida e quiser garantir que o filho permaneça vivo após o parto, infelizmente tem que fazer como eu fiz: Juntar dinheiro para pagar o parto em um hospital particular. Nem que precise tomar empréstimo, faça isso.
    Porque você entra grávida no hospital da mulher e não sabe se vai sair de lá com seu filho nos braços.
    Eu não entendo porque o Ministério Público ainda não tomou uma posição em relação ao Hospital da Mulher, que mais parece um abatedouro humano.
    A população está entregue as baratas… O prefeito é um inútil, os vereadores também não fazem nada para averiguar a situação do hospital citado.

  7. Infelizmente, lamentável isso muito triste precisa pari lá , o hospital mi deixou 2 dias com fomi sendo induzida para um parto normal, sendo que eu tava com 41 semana útero bicorno sem dilatação, não tive leite durante 3 dias lá e o hospital fez questão de umas ml de leite que é doado, infelizmente

  8. Já relatei aqui em outras oportunidades que situações idênticas a que esse casal tá passando várias pessoas já passaram em Feira de Santana e região nesse ” hospital ” que mais parece um *** em janeiro eu passei por uma situação desse tipo, minha esposa teve nosso primeiro filho aí , por uma infelicidade o plano de saúde mudou a carência pra parto e fomos obrigados ter que ir pra esse local já ciente que seria tudo estressante como foi, minha esposa era pra ser parto cesáreo e eles tentaram forçar a todo custo durante dois dias ( pasmem ) pra fazer parto normal, quando viram que não teria a possibilidade fizeram a lógica, a cesareana, e meu filho nasceu todo roxo mas graças a Deus deu tudo certo, e digo graças a Deus de fato, porquê se algo saísse do controle eu já tava preparado pra mostrar pra esses incompetentes que eles dessa vez não ia ter escapatória , esse pessoal precisa aprender a respeitar as pessoas de verdade , não pode essa impunidade permanecer o tempo todo e ninguém fazer nada nunca. A pergunta que tem que ser feita pra esses tais diretores , desse puxadinho de políticos é porquê nos hospitais particulares 99,99% dos partos são cesáreos e lá tem que ser normal ???? Porquê INCOMPETENTES ??? Meu filho tá bem , mas se o pior acontecesse eu ia mostrar como se paga **** DE CRIANÇAS EM SÉRIES… Que essa é a realidade. Os pais tem que se juntar e ir até o Ministério Público Federal tomar uma atitude pra ontem.

  9. Há 22 anos sofri todos os tipos de abuso nesse hospital, por parte de médicos eauxiliares de enfermagem. Não gosto nem de lembrar, esse hospital é o lugar mais desumano que existe.

  10. A coordenadora esta preocupada é com os pacientes que vem de outro município, infelizmente não vai dar em nada, isso é rotina, agora quero ver ela fazer reunião ou uma coletiva de imprensa igual como fez quando ofendeu o medico trans…

    1. Não terá ibope por que já é rotineiro essa situação. Casos e mais casos de morte, maus tratos e não há providência . Ministério público não deve ter sido acionado, mais como hoje tudo é política ai não PODE SUJAR a imagem do governo.

  11. Nada a sociedade exige resposta das autoridades, sou pai e me comovo com essa situação, existe várias denúncias sobre procedimento errado do hospital. É preciso que as pessoas comecem a denunciarem. Isso ai não deve ser um caso apenas para o hospital com sua diretoria investigar nao! É caso policial é preciso a polícia acompanhar, se realmente existia laudos e solicitacoes de outro profissionais é um caso ao qual o médico responsável assumiu os riscos, e deve ser levado a justiça e ao cremeb. As autoriaded da cidade parlamentar favor se manifeste, nao é casos isolados varias pessoas passaram por descaso nesse hospital que nao é de agora. Vamos tirar a sujeira do tapete. A socieade nao aguenta mais .

  12. Foi por negligência que profissionais desse hospital levaram a vida da minha sobrinha, é sempre assim, eles escolhem quem irá morrer.

  13. Passei pela mesma situação lá em 2019 minha filha também teve asfixia gravi graças a Jeová Deus ela não ficou com nenhum problema
    Que Jeová possa confortar esses pais pq só eles sabem a dor que estão sentindo 😞

  14. Isso não é nenhuma novidade e ninguém fãs nada palhaçada cadê as prioridades bota gente que gosta de gente pra trabalhar nesse lugar até quando já foram vários

  15. Quase tiraram a vida do meu filho também nesse hospital. Forçaram um parto normal, passou da hora e meu filho teve asfixia, nasceu todo roxo. Mas graças a Deus não ficou com nenhuma sequela.

  16. Mais um caso que acontece no hospital, a ter quanto alguém vai tomar uma providência, meu irmão perdeu o filho dele neste hospital, são muito causo acontecendo de negligência médica que Deus tenha misericórdia, as pessoas perderam o amor

  17. 😞😞 infelizmente não é o primeiro relato de casos como esse no hospital da mulher, minha esposa teve o nosso neném lá também, graças a Deus ocorreu tudo bem, porém são inúmeros relatos dessa rejeição do pessoal H.M. em querer realizar tal procedimento. Que Deus conforte e console essa família.

    1. Lamentável, até quando nós mulheres seremos tratadas como animais? Já pari lá e não desejo a. Ninguem, lugar terrivel, não tem respoito nenhum por nós. Tem q admitir pessoas que amam cuidar de pessoas, não monstros para nos deixar traumatizadas.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade