Feira de Santana

Estudantes do IFBA sofrem com problemas para chegar ao campus 

O direito de estudar garantido por lei é afetado pelos buracos, pela falta de transporte e pela insegurança.

06/10/2023 às 12h38, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) de Feira de Santana procuraram a reportagem do Acorda Cidade para relatar a situação da rua que dá acesso ao campus, que fica localizado no bairro Aviário, às margens da BR-324. O direito de estudar garantido por lei é esbarrado nos buracos, na falta de transporte e na insegurança, que são reclamações frequentes dos jovens. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O estudante Enzo Gabriel, contou que os alunos realizaram um abaixo-assinado, onde colheram mais de 600 assinaturas e encaminharam para a prefeitura, mas até o momento não tiveram retorno. Ele fala que por conta da buraqueira, muitos outros problemas acabaram surgindo.

“Essa rua quando chove vira um rio. Tem buracos ali que os carros têm que passar por cima da calçada, tem lugares que nem tem calçada e a gente disputa é na hora de passar, disputa com caminhões e carros”, disse. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Jonathas Silva relatou que por causa dos buracos ele e os colegas estão sendo obrigados a pegar o transporte em outra rua, o que expõe os estudantes a mais riscos, tendo que atravessar a passarela sem segurança nenhuma.  

“O transporte que a gente vem, quebraram dois ônibus. Um quebrou o pára-choque por causa da buraqueira e agora os ônibus nem vem mais aqui na frente do Ifba, temos que ir lá correndo risco de assalto, na frente da Klabin para pegar o ônibus, porque  a buraqueira está demais”, contou. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Felipe Santana afirmou que por causa dos buracos, manobras que deveriam ser realizadas em um minuto, levam mais de cinco. O estudante disse que a linha que atendia o campus foi cortada e que agora, eles estão dividindo espaço nos veículos que transportam os trabalhadores dos pólos industriais da região. 

“Os ônibus ficam com dificuldade de acessar a rua. A via é dividida com as indústrias do Pólo, prejudica também o pessoal que trabalha aqui, além da situação dos buracos, a gente perde também com o ônibus que foi cortado, que era a própria linha do campus e foi cortado pela secretaria. A gente superlota os ônibus do Pólo e de Humildes para chegar aqui no campus. Então essa via aqui precisa de uma solução, porque está assim há muito tempo”, desabafou. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além dos problemas de mobilidade, o estudante Levi Paraguaçu, disse que estão sofrendo com a insegurança no local e o descaso com as necessidades dos estudantes.

“A prefeitura esteve aqui e não resolveu nada, inclusive a gente sofre com a falta de segurança, porque precisamos nos locomover para outros locais fora da área de visão de segurança do IFBA e inclusive, alunos daqui já foram assaltados tentando pegar o ônibus. Sofremos bastante com a falta de segurança, de acessibilidade, que dificulta o nosso estudo, a gente tenta estudar e a prefeitura corta nosso direito”, pontuou  o estudante. 

O Acorda Cidade está em contato com a Superintendência Municipal de Obras e Manutenção (Soma), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar para esclarecimentos sobre as reclamações dos estudantes.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gente, isso não muda! Estudei por aí há anos atrás, as mesmas reclamações, fui assaltada neste lugar , os estudantes infelizmente não são assistido de uma forma acolhedora. Todos eles sonham, e tram em um instituto federal, juntamento com.suas famílias, viabilizando uma educação de qualidade. Não desistam, busquem , corram atrás e sonhem alto. Os desafios existem para ser vencido.

  2. Não existe só estudantes do ifba não, todos nós sofremos com as duas entrada do bairro com bastante buracos, até pedestres para passar dá trabalho, a prefeitura esqueceu de nós, mas ano que vem eles pra cá catar votos.

  3. Esses acessos ao aviário pela Br 324 é uma vergonha.
    Empresas grandes são situadas naquela região. Quando chove mesmo é um problema.
    Problema antigo. Espero que saindo aqui no jornal o problema seja resolvido

  4. Recomendo a vocês orientar os pais de voces a verem em quem vão votar, se as ruas da cidade de feira de santana esta assim é por culpa da má gestão de Cobézin!

    1. Isso mesmo, é igual ter votado no PT e querer alguma mudança na Bahia. O mesmo grupo por anos em Feira, a cidade ta acabada. Igual ao estado da Bahia, em último lugar em tudo. Ta na hora do povo baiano acordar e eliminar os grupos politicos que só trazem atraso.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade