Combate à Dengue

Estudantes da rede municipal gravam clipe de conscientização para combater mosquito da dengue

A canção está disponível no YouTube.

16/03/2024 às 11h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Estudantes da Rede Municipal
Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes da Escola Municipal Antônio Antunes dos Santos, localizada na localidade de Terra Dura, distrito de Humildes em Feira de Santana, gravaram um clipe para conscientizar a população à respeito do mosquito da dengue, que tem gerado muitos problemas no município. O distrito de Humildes lidera o número de casos de dengue, registrando até sexta-feira (15), 289 casos confirmados da doença.

Com uma música autoral, os estudantes tiveram o apoio do professor Wellington Neri, que é formado em Pedagogia e pós-graduado em Arte e Educação. Ao Acorda Cidade, ele explicou como teve a ideia de fazer uma canção e compartilhar a produção audiovisual com os estudantes.

Estudantes da Rede Municipal
Foto: Arquivo Pessoal | Wellington Neri

“Eu já tinha outros projetos em outras escolas em que a gente procurava sempre trazer essa conscientização do cuidado com a água, cuidado com o lixo. Já há dois anos eu estou na Escola Antônio Antunes dos Santos, que é uma escola que fica no povoado de Humildes, uma escola de distrito. Estou atuando, não como arte-educador, e sim como pedagogo com as disciplinas de Matemática, Ciências, Artes e Educação Física. Com essa epidemia da dengue, ela entrou no plano de aula de Ciências. Mas era o plano de aula que a gente estava trabalhando, os cuidados que tem que tomar com o mosquito, como evitar a proliferação. Daí, uma certa vez, eu vindo para a escola, e no programa Acorda Cidade estava falando dos distritos, da falta de higiene, que se encontra muito lixo, e eu falei, não, a gente vai ter que criar algo para divulgar e mostrar que, no distrito, também tem o cuidado com a dengue, também existe a higiene, e que a gente pode mudar essa história, esse quadro”, informou.

De acordo com Wellington, a ideia foi produzir uma canção no ritmo do xote.

“Eu criei a música ‘Combate à Dengue’ e trouxe a letra da música para os alunos. Daí, coloquei o ritmo, pensei no ritmo do xote e fiz essa ligação. Xote é raiz e o distrito é raiz. Dentro da música eu procurei ser bem sucinto, passar uma mensagem onde fala que o mosquito realmente está matando e que a gente tem que se unir, a gente tem que tomar os cuidados necessários para que ele não venha a proliferar e que, com a união de todos, a gente consegue vencer o mosquito. O clipe também foi criado por nós, as ideias, de um colega aqui, de um professor, bora na rua e por aí vai. E a questão da vacinação também, que a música foca na vacinação, porque você está vendo que o índice está baixíssimo. Então o que a gente pretende com esse clipe e com a letra da música é conscientizar a população que não brinque com a dengue porque ela está ceifando a vida. Infelizmente, a gente só passa a acreditar quando a morte chega. Mas a gente pode mudar esse quadro. Não espere a morte chegar no seu lar pra você começar a evitar a dengue”, disse o professo em entrevista ao Acorda Cidade.

Estudantes da Rede Municipal
Foto: Arquivo Pessoal | Maria Izabel

Maria Izabel Pereira, de 7 anos, faz parte da Turma 2 do Ensino Fundamental. Segundo ela, a canção fez ensinar como evitar a doença. “A gente não pode deixar a rua suja, nem jogar a garrafa sem tampa, ainda virada para cima”.

Mateus da Silva Santos, 7 anos, também aprovou a gravação do clipe. “Foi muito legal ter conhecido o estúdio e gravar uma música, eu fiquei nervoso, mas gostei”.

Estudantes da Rede Municipal
Foto: Arquivo Pessoal | Mateus da Silva

Para David Borges dos Santos, 11 anos, estudante do 6º ano, a canção também tem o objetivo de passar a mensagem que a vacina não mata.

Estudantes da Rede Municipal
Foto: Arquivo Pessoal | David Borges

“Foi bom para mostrar aos meus colegas que a vacina não mata, só os mosquitos”, disse.

Confira a letra:

Combate à dengue

Olha meu amigo preste bem atenção.
A dengue tá matando não é brincadeira não.

Mesmo com a vacina não podemos vacilar.
Cuidado com o mosquito para não proliferar.

Água parada não é legal
Vira criadouro desse mosquito mal.

Água parada não é legal
Mantenha limpo o seu quintal.

A dengue é o problema
A higiene solução
Faça sua parte com a vacinação.

A dengue é o problema
A higiene solução
Faça sua parte e venceremos amigão.

Letra e música: Wellington Neri

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma alegria trabalhar com alguém que se preocupa com questões tão relevantes pra nossa vida. Alfabetizar explorando diversas habilidades e sensibilizar para uma questão tão importante só pode ser característica de um grande educador. Parabéns meu amigo! Parabéns estudantes queridos da Antonio Antunes!

    1. Muito bom esse envolvimento das crianças da escola no combate à proliferação do mosquito da dengue e suas consequências. Mas também a secretária de limpeza pública tem que fazer mutiroes de limpeza projeto bobaita fora.nos bairros com grande incidência de casos nestes casos Campo limpo George Américo Diadema José Ronaldo bom viver.temos também envolver no dia do mutirão todos os acs e ace.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade