Feira de Santana

Entregadores por aplicativos são acusados de depredar residência de cliente

Ação ocorreu após o cliente tentar cancelar o pedido que teria demorado mais uma hora para ser entregue na residência.

28/07/2023 às 09h49, Por Andrea Trindade

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Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança

Uma residência no bairro Jardim Acácia, em Feira de Santana, foi depredada e teve o portão derrubado, na tarde de quinta-feira (27), por um grupo de entregadores por aplicativos.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento da ação dos entregadores que destruíram também as câmeras, quebraram a placa de vidro com a numeração da casa e jogaram pedras e lixo atingindo o telhado, o jardim e o automóvel que estava na garagem.

Nas legendas de vídeos compartilhados nas redes sociais eles afirmam que foi dado calote pelo cliente contra a empresa do app. No entanto, o cliente contou ao Acorda Cidade que não houve golpe e que foi registrado um Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia para que sejam tomadas as medidas de segurança e reparação dos prejuízos causados.

Foto: Arquivo Pessoal

“Eu fiz o pedido no aplicativo, levou mais uma hora para ser entregue, eu precisava sair aí eu iniciei o processo de cancelamento do pedido, só que neste meio tempo veio o entregador. Eu recebi o pedido e marquei que ainda estava com o botão disponível pra confirmar o pedido. Só que como eu precisava sair eu deixei o pedido em casa, porque eu tinha um atendimento para ser feito. Eu fiz o atendimento e quando eu estava retornando já tinha cerca de 30 motociclistas na frente da minha casa, já tinham derrubado o portão, estavam jogando vidros, pedras, já tinham quebrado as câmeras, estavam fazendo buzinaço e gritando”, relatou Bruno Matias, analista de sistemas.

Bruno informou que diante da situação ficou parado longe da casa e chamou a polícia, realizou o procedimento padrão e ficou com alguns vizinhos.

“Neste meio tempo foram feitas algumas ligações para meu número de celular, que normalmente eles não têm essa informação, mas acredito que o restaurante tivesse esse contato e me ligaram. Primeiro se passaram como vizinhos, mas nós conhecemos todos os vizinhos e aí eles começaram a se revelar. Falaram que se eu prestasse alguma queixa eles poderiam voltar. Vimos os vídeos nas redes sociais, inclusive a do motoboy dizendo que veio aqui e que eu falei que ia pegar o código e entrei e me escondi, mas isso não é verdade porque a gente tem as imagens de quando ele volta pela segunda vez e daí que ele faz a gravação do vídeo”, continuo.

Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança

Bruno disse ao Acorda Cidade também que o pedido de 49,99 por uma barca de sushi foi feito um pouco antes do meio-dia e tentou começar a fazer o cancelamento por volta das 13h15. Ele informou também pagamento estava como efetuado porque foi feito diretamente pelo app.

O pai do cliente disse que a família está assustada e que vai entrar com processo. “Aqui não tem caloteiro, sou cliente cadastrado, temos cartão cadastrado no aplicativo, e estão mostrando nossa casa nas redes sociais como casa de golpista, e isso não somos”, enfatizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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  1. ***! Nunca tive problemas com entregador nenhum, mas a vezes o problema é o próprio entregador! Está se tornando cada vez mais frequente esses *** se reunirem e quebrarem tudo! Se a única solução que eles encontram para solucionar um simples problema de falta de comunicação entre o cliente, loja e aplicativo é porque já não são de boa conduta! Novamente dizendo… Nunca tive problemas com nenhum entregador, esses poucos*** membros *** sujam a classe!

  2. Aos especialistas de plantão.
    MOTOBOY DO RESTAURANTE: Responsabilidade exclusiva do restaurante.
    MOTOBOY DO IFOOD: Responsabilidade do Ifood, o restaurante só entrega o pedido. Leia novamente: SÓ ENTREGA O PEDIDO.
    CLIENTES: Muitos agem de má fé e dão o calote, por vezes prejudicando o entregador e o restaurante.
    NO ENTANTO: NADA JUSIFICA O VANDALISMO.

  3. Cara, sério que vc só tem esse argumento? Chega a ser penoso envolver politica nessas horas.. lamentável que pessoas como vc tenha aos montes.

  4. Absurdo essa selvageria dos “MOTOBOYS JUSTICEIROS” . Se o cliente não tivesse pago,.o correto é prestar queixa e processar na justiça. Ameaçar,.agredir e depredar a propriedade alheia é crime grave,.*** para cometer delito grave. Espero que o restaurante, o App e os motoboys envolvidos serão punidos.

  5. Extremamente terrivelmente sem lógica tudo isso.
    A raça humana está pior do que os próprios demônios.
    O grande filósofo disse: O inferno abriu as suas portas na terra, os demônios subiram e se apoderaram dos humanos. Pra todo lado só se vê, uns tentando destruir uns aos outros, e, o pior de tudo, mesmo transgredindo as leis divina de Deus, as leis constitucionais. Se acham os certos, certíssimos.
    Sangue de Jesus Cristo tem poder.
    Por isso, diz a poderosa palavra de Deus, do Deus criador dos céus e da terra: Deus fará justiça na terra .
    A Pandemia não conseguiu ensinar nada a raça humana. Vai vim coisas piores aí.

  6. Isso que fizeram é covardia e das piores,está situação foi na rua onde moro muita vergonha,nossos vizinhos são pessoas de bem,honestas e de respeito,eu não estava em casa na hora,pq se eu tivesse isso não teria acontecido!! As pessoas tem que entender que para toda pessoa educada e civilizada se tem o diálogo,se tem acordo para se entender o que aconteceu,o motoboy se precipitou em chamar os amigos e a maioria deles nem sabia a realidade,foram chamados para danificar e badernar na frente da casa de uma família,todos que estavam no momento já foram identificado e responderão a altura, isso não se faz e todos os restaurantes e delivery de feira de Santana, terão que orientar e disciplinar estes motoboy,que para mim diante das imagens vista e analisadas,são ***,são depredadores *** e não trabalhadores,todas as placas de motos foram identificada, agora cada um vai esperar tranquilo receber em seus endereços a conta, e muitos vão ficar com os nomes na justiça!!!

  7. Sem falar que alguns chegam buzinando do meio da rua e gritando o nome da pessoa em alto e bom som! Outro dia fiz o pedido era 18:00 a pizza só veio chegar quase 21:00 resultado só entregaram porque liguei questionando a demora se não até hj tava esperando!!@

  8. Esse restaurante demora mesmo pra entregar,já fiz pedido e demorou 1:30 pra chegar,no AP só tem a informação que está aprontando o pedido,se o entregador fosse do aplicativo veríamos o trajeto

    1. Sou entregador sei que não foi uma atitude bem tomada, mais o cliente também usou de mal fé. Se já tinha solicitado o cancelamento pela demora ,pq ainda recebeu o pedido ,por isso a revolta também mais acho que não era pra tanto

  9. tá na hora desses entregadores pararem com essa cachorrada, a classe está começando a se tornar marginalizada, vamos pensar com a cabeça, burros.

  10. Pelo que consta na matéria, se a pessoa que solicitou estava com pressa e não poderia aguardar, não era para ter recebido o pedido, ou já que recebeu era obrigação sua ter informado no aplicativo o recebimento e ter comunicado o código para o motoboy, o que não deve ter acontecido, daí a revolta dos motoboys. Essa ausência de comunicação (acredito eu) penaliza tanto o restaurante (que deixa de receber) quanto o motoboy (que deixa de receber e pode ser penalizado como se estivesse roubando o pedido e podendo ainda ser excluído da plataforma), mesmo o produto sendo entregue. Lembrando que antes de realizar o pedido as plataformas de entrega geralmente disponibilizam a informação do tempo médio de entrega do item. Deve-se registar ainda que caso o cliente tenha cometido a falha de não comunicar o recebimento NADA JUSTIFICA A ATITUDE DO ENTREGADOR DE DEPREDAR a residência do cliente.

  11. Esses caras aí tão achando que aqui é São Paulo kkk vai continua fazendo isso feira é barril cuidado com as azeitonas viu respeito é bom e preservar a vida fica a dica

    1. Por favor!kkkkkkk não faça essa comparação esdrúxula de São Paulo com Feira, pq São Paulo não pode nem se comparar com Feira! Não tem essa, se acontecesse naquele lugar no outro. A gente não pode subestimar o ser humano. O ser humano em geral é capaz de TUDO! quando não tá em um bom dia… Sempre tentar manter o autocontrole, o diálogo, e o respeito mútuo.

  12. O mais engraçado é que quando o cliente é acusado de agressão pelo entregador o Ifood, faz o maior alarde a mídia tbm! Quando esses marginais depredam a residência do cliente, o Ifood não faz tanto alarde assim! O elemento depreda a seu lar, quase invade a sua residência e nada acontece! É um ABSURDO! O IFOOD tem que tomar as providências cabíveis tbm “dois pessoas duas medidas.”! E se for necessário CADEIA, simples assim! Sou contra a violência, eu acho que violência não se resolve nada, mas uma pessoa que invade o seu recinto! É complicado manter o autocontrole!!!

  13. Eles tem que responder todos eles por formação de quadrilha e por terem depedrado o patrimônio do Rapaz! Já tá virando moda…
    KD que não vão na queimadinha. No aviário no George na rocinha fazer isso aí pq os próprios moradores iam botar eles pra correr 🤬🫤

  14. Sou entregador po app e não concordo de jeito algum com este tipo de comportamento da parte dos colegas. Nós não temos nem um prejuizo quando o pedido é cancelado,o app paga a corrida e ainda paga o pedido ao estabelecimento,e vandalismo não é maneira para resolver as coisas
    O triste é que eles fazendo isso todos da categoria acaba ficando mal vistos

    1. Depende viu amigo, ja fui entregador do ifood e existem algumas formas de cancelar o pedido quando o pedido este em trajeto de entrega e o cliente cancela por não recebimento e depois recebe o pedido do entregador é o entrgador que fica compromedito, a plataforma entende que houve descaminho do pedido por parte do entregador e o mesmo fica comprometido pois existe um histórico das entregas caso ocorra esse tipo de situação mais de uma vez o entrhador é penalizado e por muitas vezes excluido da plataforma! Então a depender do jeito que foi feito o cancelamento o entregador é sim prejudicado. Porém não justificar a depredação.

  15. Aconteceu algo semelhante comigo e se realmente procede o comentário aí que foi no restaurante citado, foi exatamente nesse restaurante de comida japonesa tb que aconteceu comigo, o entregador me xingou toda me desmoralizou, simplesmente porque eu demorei de descer a escada para pegar a encomenda na mão dele, pois moro em apartamento e ao sair Chutou o portão do condomínio e também xingou e desrespeitou o porteiro do condomínio, fiquei horrorizada não peço mais nada pelo iFood, cada dia que passa tá ficando perigoso receber esses entregadores.
    Eles não têm critério nenhum para contratar esse pessoal

    1. Todos sabem que aos domingos os pedidos demoram, ainda mais em restaurante badalado.
      Eu sempre peço comida em aplicativo e nunca tive problema, o aplicativo informa aproximadamente a hora da chegada e cabe ao bom senso do cliente ficar esperando o entregador. O problema é que esses aplicativos foram idealizados para funcionar em país civilizado, o que não é o caso do Brasil, daí cabe aos clientes e aos entregadores bom senso. O cliente precisa entender que o pedido pode atrasar e os entregadores tratarem com respeito os clientes.
      Tem muita gente que recebe o pedido e diz que não recebeu, a plataforma Passau a criar um código para dá segurança ao entregador, aí vem os estabelecimentos e contratam entregadores a parte. Claro que ia dá problema.

  16. Bando de ***, ignorantes era só voltar c o pedido pra loja e simples, depois depois m acha ruim qnd as consequências vierem, já pedi uma vez domorou mais de 2 hrs e n tive problema , pq se ocorresse isso comigo ninguém iria sair impune, para um doido outro doido tTEM QUE BANIR ESSE ENTEGADOR DO APP, n merece tá trabalhando

  17. Eu entendi o seguinte: o camarada fez o pedido via aplicativo e pagou pelo app! Até aí tudo certo. Possivelmente quando ele recebeu o pedido que estava atrasado, já estava em processo de cancelamento.
    Ele recebeu o produto e talvez tenha cancelado! Aí quando o motoboy chegou no restaurante, deve ter sido indagado sobre a entrega, onde ele deve ter informado que entregou e no sistema estava cancelado!
    Ele voltou na casa do cliente e o mesmo não estava! Conforme ele relata que saiu para atendimento. Aí como o motoboy não achou ninguém… achou se tratar de calote e fez uma confusão desnecessária.

    1. Sou entregador e muitas vezes acontece isso de cliente receber pedido e mesmo depois de concluído o cliente vai e cancela alegando atraso se estar atrasado e s não pegar

      1. isso justifica o que , justeiceiro ?
        moto boy agora e matilha que se tiver problema com um da o direiro de ir depredar a casa do cara ?
        mais e cada uma
        ninguem tem o direiro de agredir o proximo e coagir a pessoa dessa forma
        nao recebeu o valor do pedido , chama a policia
        agora querer ser vandalo com justificativa de merda

  18. Um bom advogado vai dar conta do restaurante e do aplicativo.
    Quanto aos delinquentes, identificação, pagamento pelos prejuízos e cadeia.

  19. Seria bom saber o nome do restaurante para evitar pedir. Se o pedido foi pago pelo APP, houve algum ruído na comunicação entre o restaurante e o entregador.

      1. claro que tem, alguns restaurantes não usa o motoboy do app, são vinculados ao app, porém são de um restaurante fixo, tanto que provavelmente o rapaz que comprou não conseguiu ver no mapa que o motoboy ja estava chegando, porque nesse caso não mostra o percurso, so diz que esta sendo feito o pedido, e que o entregador ja esta a caminho, numa dessas um motoboy ainda vai pegar uma galinha voando !
        sem contar que grande parte desses restaurantes ou lanchonetes, demoram pra entregar mesmo, pois eles não querem mandar só um pedido, ai fica esperando outros pra sair de vez

      2. Tudo a haver a entrega faz parte do pocote que o cliente comprou e responsabilidade do estabelecimento.
        Pq pagamos pela entrega tmb.
        Infelizmente só quando acontecer uma tragédia tanto de lado quanto do outro que vamos ter alguma ação.

    1. Depois o dono da casa ta armado o a trajedia nao podemos faser oq queremos e esperar que as pessoas aceitem e teja a reaçao que esperamos o amar si esfriou temos que viver siente disso

    2. O entregador é do aplicativo, não do restaurante. Quer dar uma de justiceiro de sofá, fazendo um comentário irresponsável e burro.

      1. Nada a ver, sempre peço Ifood e sempre vem o mesmo motoboy, isso daí é crime e se vc está passando pano para isso, deve fazer o mesmo, burro é vc que fala o que não sabe . Eu mesmo tenho cadastro em 4 apps que faço fim de semana e direto ligam pedindo para eu ficar fixo no lugar

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