Feira de Santana

Em reforma desde 2019, Biblioteca Municipal deve ser entregue no segundo semestre deste ano, diz fundação

A chefe de gabinete da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa informou que a demora em completar a obra se deu por conta da pandemia e falta de recursos.

14/03/2023 às 09h35, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Fechada desde o final de 2019, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva continua em processo de reforma e ampliação. A Fundação Egberto Costa é a entidade responsável por administrar o local, e desde que se iniciaram as obras, o acervo foi transferido provisoriamente para um prédio em frente à sede. A expectativa é que a obra seja finalizada até o segundo semestre deste ano.

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Frequentador da Biblioteca Arnold Silva há muitos anos, o professor Juliano Xavier recordou, em entrevista ao Acorda Cidade, como era a situação do local antes de ser fechado para reforma. Na opinião dele, a estrutura era precária e inadequada para receber os estudantes.

“No espaço anterior, a precariedade e a falta de prioridade já se sentia. Então se compararmos o que havia lá com uma biblioteca padrão, ideal para pesquisa, para estudo, para fomento da leitura, do livro, aquele espaço já era inadequado, muito ultrapassado. Isso reflete a questão de prioridade. Qualquer coisa que tenha acontecido com relação à biblioteca, suas instalações e o seu funcionamento adequado, reflete a perspectiva, a postura da autoridade com relação a esse aspecto”, criticou o educador.

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ele também criticou a estrutura do espaço onde funciona a biblioteca atualmente e afirmou que o acervo é antigo, necessitando ser renovado.

“Quero aproveitar para dizer que não há investimento em livros, em incentivo à leitura, não existe nada relacionado a fomento à pesquisa. Geralmente, os livros que são disponibilizados aqui são antigos, estão se decompondo, não existe trato para com o livro. Quando eu estou aqui, geralmente, vejo pessoas chegarem e doarem livros. São livros usados, antigos, já com anos de uso, que não querem mais em casa e trazem para a biblioteca porque acham que aqui vai ter espaço, mas não existe aquela recomendação profissional, de necessidade, de conhecimento, de levantamento de área para se compor uma estante de biblioteca”, destacou o professor.

A chefe de gabinete da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa, Cleane Oliveira, informou em entrevista ao Acorda Cidade que a demora em completar a obra da Biblioteca Municipal se deu por conta da pandemia e falta de recursos.

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Primeiramente, quero esclarecer que as críticas são por conta da demora de quase três anos, sendo que neste período, dois anos vivemos a pandemia, e todos os recursos, tudo estava direcionado a ela. Então houve problemas aqui com licitação, por conta da primeira planilha que foi feita, houve invasão de vândalos, que sempre estavam depredando, e a gente teve que refazer. Tivemos que refazer a planilha duas vezes, mas é com muita alegria que eu falo que algumas coisas foram acrescentadas. Vamos ter novos banheiros com acessibilidade, com elevador, uma área de convivência, um café, uma praça com internet, a tudo isso nosso secretário Denilton Brito está muito atento e vamos entregar um equipamento completamente novo, repaginado, mas ainda com a cara da Biblioteca Arnold Silva, que é um símbolo para Feira de Santana”, comunicou a chefe de gabinete.

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ela ressaltou que devido às mudanças no projeto original da reforma, o valor da obra já ultrapassou R$ 1 milhão.

“Decidimos que tinha coisas que precisavam ser aumentadas. Por exemplo, o número de banheiros era insuficiente, a acessibilidade dos banheiros também estava comprometida, então a gente fez essa adequação, para melhor servir à comunidade. A previsão de entrega da obra é de seis meses. A gente está nesta luta, essa batalha, andando com outras licitações que correm em paralelo, como aquisição de mobiliário, então a gente pretende no próximo semestre entregar muito bem equipada a Biblioteca Municipal Arnold Silva”, anunciou.

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No primeiro andar da biblioteca, há uma divisão de alvenaria, entre a subida e os salões do prédio. Segundo Cleane Oliveira, será necessário revitalizar este espaço, que faz parte do patrimônio histórico de Feira de Santana.

Biblioteca Municipal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós temos aqui, por exemplo, um quadro com pinturas de Margarida Ribeiro, então obviamente faz parte da nossa história e com muito prazer vamos ter o maior carinho em revitalizar, colocar talvez algumas iluminações de LED para que seja melhor aproveitado pela nossa população. Fizemos uma redivisão para melhor distribuição de tarefas, a gente repensou o espaço para ficar mais funcional. Vamos ter algumas mudanças e com certeza vamos agregar, porque nossa Fundação é de tecnologia e vamos trazer mais interatividade para a biblioteca de Feira de Santana”, disse.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Então houve problemas aqui com licitação, por conta da primeira planilha que foi feita,” Tirando a parte dos vândalos, eu penso que brincam com nossa cara, com nosso dinheiro. Planilhas mal executadas e sem planejamento. Dale aditivos…
    Esse Denilton Brito é o antigo Secretário de governo que juntamente com o o Secretário de Saúde foram afastados em operação da Polícia Federal contra fraudes em licitações de UPA por valores superfaturados????
    Triste!!

  2. eu ando prescisando dela para ontem, é melhor a biblioteca do que esta incomodando as celebridades.
    ja estou pensando em procurar é uma creche para m matricular.
    vamos ver o que vai rolar

  3. Uma vergonha, é inacreditável que Feira de Santana não tenha um espaço de qualidade para atender o público leitor. Essa semana, precisei fazer uma pesquisa no acervo da Biblioteca e não pude. A justificativa foi que os jornais antigos estão inacessíveis devido as instalações provisórias. O apelo que faço ao prefeito Colbert Martins é que tenha compromisso com as obras públicas, como é o Município está desde 2019 sem uma biblioteca municipal modesta? Pelo menos espaçosa, até porque o prédio “improvisado” não atende as necessidades do público, local com poucas mesas e internet de péssima qualidade. O pedido ao Prefeito e Vereadores é que agilize as obras do prédio da Biblioteca Municipal, para que não seja uma obra para mais 4 anos ou seja uma reforma “eleitoreira”.

  4. É triste acompanhar de perto as velhas promessas feitas desde 2019. Até a presente data a reforma ainda não foi concluída, na verdade, iniciou-se as obras agora, como todos podem observar. Espero que a “nova biblioteca ” seja entregue com todas as modernizações prevista em 2019,pelo então presidente da fundação, o senhor Antonio Coelho, que garantiu que : a reforma atenderia acessibilidade para o público PCD, climatização e mudança no patrão luminário (até porque era perigosíssimo ligar um notebook nas instalações antigas, sempre davam pipocos nas tomadas). Assim, peço encarecidamente que o Acorda Cidade e outros meios de comunicação, logo após a entrega dessa tão esperada reforma, cobrem por todas as melhorias que foram Firmadas nas reportagens pelos então responsáveis pela Biblioteca. Até porquê não dar para continuar no prédio provisório, pois é um lugar apertado, sem cadeira suficientes para o público diário e sem a estrutura que um leitor necessita para estudos.

  5. Fundação incompetente, prefeito incompetente e tantos outros que sentam na cadeira para ficar no ar condicionado a desculpa foi a pandemia.
    A biblioteca pedindo socorro, acervo velho, biblioteca ultrapassada, sem atrativo nenhum pq os incompetentes não sabe o que é EDUCAÇÃO, não sabe o que é gestão.

  6. Na verdade a obra esta parada a muito tempo, porém como está chegando o período de eleições municipais, o prefeito tenta justificar o atraso. Será que tem justificativa para isso, ou é por incompetência do mesmo que não faz nada pela cidade. No bairro Gabriela tem uma obra que era pra ser entregue em abril de 2021, e até o momento só tem o esqueleto que está se deteriorando com o passar do tempo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade