Celebração

Em missa de celebração a Corpus Christi, devotos se unem para honrar sacramento da Eucaristia

Apesar das chuvas, a programação para o Dia de Corpus Christi em Feira de Santana foi mantida, com poucas alterações.

08/06/2023 às 11h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Marcada por uma combinação única de tradição religiosa e devoção, a celebração de Corpus Christi honra o sacramento da Eucaristia, no qual os católicos acreditam que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo.

Na manhã desta quinta-feira (8), a missa, que aconteceu a partir das 8h30 sob chuva, recebeu um número grande de fiéis, sendo necessária a colocação de toldos na parte externa da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, localizada na Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, no Centro de Feira de Santana.

Ao Acorda Cidade, arcebispo metropolitano de Feira, Dom Zanoni Dementtino Castro enfatizou a importância do Corpus Christi como uma festividade que está intrinsecamente ligada ao mistério da fé na Igreja. A celebração, que remonta à Idade Média, é uma manifestação pública da crença na presença viva de Jesus Cristo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Dom Zanoni, a data tem origem no ano 1200, quando houve uma negação crescente da presença de Cristo. Para reafirmar firmemente essa crença, o Papa da época decidiu instituir uma procissão solene. O termo “Corpus Christi”, em latim, significa o “Corpo de Cristo”.

Apesar das chuvas, a programação para o Dia de Corpus Christi em Feira de Santana foi mantida, com poucas alterações.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Desde madrugada o povo, crianças, jovens, adultos, idosos, foram às ruas, levando a beleza, a arte para confeccionar os tapetes. Esse é um momento alto na Igreja, na manifestação de fé da gente. Já a missa, que estávamos pensando fazer na praça, com a chuva, achamos melhor celebrar na nossa Catedral”, contou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A confeccção dos tapetes, segundo Dom Zanoni, é uma forma de mostrar a devoção através do gesto simples do povo. “É mostrar não somente com palavras, mas através da beleza, da arte e da liturgia, a fé cristã”.

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo também estava presente na festividade. Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O militar Raimundo de Queiroz que estava acompanhado da sua esposa pontuou ao Acorda Cidade que é uma benção participar desta festividade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Não tem nada melhor do que virmos para a missa, senti essa benção e transmitir aos nossos populares. É uma missa para o povo refletir melhor e ter menos violência. Hoje chovendo está melhor ainda, e após a missa vamos participar da procissão também”, disse.

A católica Joana Matos do Carmo, que faz parte do Apostolado de Oração, disse que todo ano participa da missa de Corpus Christi. “É um dia especial, representa a Quinta-feira Santa”.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Joana contou ainda que este dia traz muita alegria e paz. “Estou com minhas filhas aqui, sou Católica Apostólica Romana desde criança, sou muito feliz por ser católica. E vou participar da procissão também, a procissão é imperdível”, concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Procissão

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Dom ZanonI Castro compartilhou ao Acorda Cidade que neste ano é esperado centenas de pessoas para o cortejo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tem crescido muito em Feira de Santana, porque em nosssa Igreja são mais de mil comunidades. E além da missa na Catedral, da procissão, todas as comunidades têm um momento de adoração e celebração ao Santíssimo Sacramento, por isso que é uma festa que envolve a todos e é de grande valor para a nossa Igreja”, frisou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Rei da Feira estava na Missa! Deveriam botar logo como Prefeito eterno de Feira de Santana. kkkkkkkkkk
    Feira de Santana não tem jeito. O Povo adora as mesmices. kkkkkkkkkkk Muito voto trocado por favor.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade