Dia Internacional do Idoso

Dia Internacional do Idoso é celebrado com música e dança em Feira de Santana

O evento, que aconteceu nesta terça-feira, de 9h às 17h, destacou a necessidade de levar mais carinho, cuidado, respeito e atenção aos idosos.

04/10/2022 às 19h32, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Nesta terça-feira (4), o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizou um evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso em frente à Prefeitura de Feira de Santana.

O Dia Internacional do Idoso é celebrado anualmente no dia 1 de outubro. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, possui o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de apoiar e cuidar da população idosa. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Irene Azevedo, presidente do Conselho do Idoso, contou ao Acorda Cidade que este ano a data não foi celebrada no dia exato por conta das eleições.

“Neste ano, tivemos o advento das eleições, então como o Dia do Idoso foi sábado (1), não podíamos misturar uma coisa com a outra, o mundo, o Brasil. A cidade de Feira de Santana estava voltada para as eleições. Então, nós resolvemos fazer hoje, para dar o descanso da segunda-feira, para todo mundo que trabalhou na eleição. A programação estava maravilhosa, o dia foi lindo, tivemos muitos idosos por aqui,” relatou.

Irene Azevedo comentou sobre o número de idosos em Feira de Santana.

“Não temos um número exato, mas a gente sabe que hoje, na população de Feira de Santana, de acordo com o censo da Covid, a população idosa em Feira era de 12%. Hoje aqui no evento, já passaram em média uns 400 a 500 idosos”, estimou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Irene destacou que a importância do Conselho é de estar sempre buscando melhorar a situação para os idosos.

“Buscamos empoderá-los, fiscalizando instituições, situações de violência contra eles. Eu acho que hoje, o Conselho do Idoso é um parceiro do poder público para ajudar os idosos na cidade.”

Os idosos muitas vezes fazem parte de uma população esquecida pela sociedade e pela própria família.

“O idoso tem direito a ir e vir, ao seu salário, tem prioridade em fila, no atendimento médico, foram muitos direitos conquistados. Mas, acredito que eles perderam direitos na pandemia, na qual a Covid trouxe a fragilidade daquele que já era frágil. E o que a gente tá vendo hoje é a dificuldade que muitos familiares têm de entender que esse idoso pode voltar a ser dono dele mesmo,” descreveu.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A idosa de 71 anos Maria José Nascimento participou do evento e contou ao Acorda Cidade a satisfação que sente de poder estar ativa e desenvolvendo a sua mente por meio da música.

“A importância de participar de um evento como esse é muito grande, porque dá um significado a nossa vida. Aliás, a música é muito significativa para a criança, para o jovem e para o idoso também, é como uma magia. É uma terapia que nos enriquece muito. Desde criança faço parte de coral, um experiência vasta, a música é um aprendizado constante, é inovação. O idoso precisa exatamente disso, manter sua mente ativa. E é cientificamente comprovado que o idoso está no apogeu do seu poder cognitivo, a partir dos 60 anos, não só para música, mas para qualquer outra atividade,” destacou.

A presidente do Conselho do Idoso salientou a importância desse grupo ser respeitado.

“A gente precisa sensibilizar as pessoas. O idoso importa, o idoso é laboral, o idoso tem os seus direitos, ele dança, canta e trabalha. Devemos respeitar todo ser humano, assim como a pessoa idosa que contribuiu para todos nós estarmos aqui. A pessoa idosa veio antes. Quem vem antes tem que ser honrado e respeitado,” enfatizou Irene.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Registro primeiramente a estrutura precária no espaço concedido pela Prefeitura, aos eventos que marcaram o Dia do Idoso , comemorado ontem (04/0(10) .Um mini palco “improvisado”, falta de cobertura, deixando convidados e grupos expostos ao Sol, (Ah! se não fossem árvores que ventilaram o ambiente) as poucas cadeiras para acomodação de quem se dispôs a assistir e desprezo da mídia, (com raras exceções) pela programação como um todo . Aqui, faço um “parêntese ” para louvar e agradecer â PRESIDENTE DO Conselho dos Idosos da Cidade IRENE AZEVEDO,, que não mediu esforços para que tudo ocorresse de bom a excelente!. Ela é uma batalhadora e cuidadosa profissional. Todavia, o melhor e mais bonito de tudo ficou para o final do dia, quando já não havia quase ninguém nos arredores da praça e o recém – criado Coral Vozes do Mincarone, ) apresentou um repertório alegre, colorido e popular sob a regência do maestro jovem Lucas Barbosa. A Prefeitura (SEDESO) precisa ficar mais atenta a acontecimentos comemorativos desse porte. Vale uma reflexão. Idosos não ´querem só comida e remédio,. Querem arte, cultura alegria e prestígio

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade