Feira de Santana

Curto-circuito pode ter sido a causa de incêndio em alojamento do Samu, diz coordenadora

De acordo com a coordenadora, o Samu não possui uma estrutura tão antiga, uma vez que a base foi construída em 2006.

16/01/2023 às 10h52, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom Fsa

A coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maisa Macedo, falou nesta segunda-feira (16) sobre as possíveis causas do incêndio que atingiu o alojamento feminino do órgão, na manhã de domingo (15).

Segundo ela, em entrevista ao Acorda Cidade, ainda não há um relatório oficial, mas a suspeita é que um curto-circuito, iniciado a partir de equipamentos ligados em uma mesma tomada, pode ter sido a causa.

Maisa Macedo_Coordenadora do Samu_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Como ainda não recebemos o relatório, não temos a causa oficial. Porém, os técnicos que estavam aqui ontem suspeitaram de um curto-circuito na parte elétrica, tendo como origem uma tomada onde havia vários equipamentos ligados a um T”, adiantou Maisa Macedo.

Ela destacou que ainda não foi possível também fazer um levantamento dos prejuízos gerados pelo incêndio, pois a área continua isolada.

“Nós ainda não temos um relatório oficial para fazer o nosso plano operativo, saber o custo e de fato o que foi danificado. A área, que foi um alojamento feminino, onde aconteceu esse incidente, está isolado desde o momento que aconteceu, e nós ainda não adentramos no local e não recebemos o relatório oficial. Nesse alojamento havia beliches com os seus colchões, armários, bancada, filtro de água, uma estrutura para agregar e acolher as técnicas de enfermagem”, informou.

De acordo com a coordenadora, o Samu não possui uma estrutura tão antiga, uma vez que a base foi construída em 2006.

“Toda a nossa estrutura não é antiga, essa base foi construída em 2006, e sempre tem as manutenções. O que a gente observa é que muitas vezes em uma mesma tomada são colocados outros equipamentos, inclusive aparelhos celulares, e às vezes nós acabamos deixando o carregador lá, que em local indevido, ligado desnecessariamente, não é um ponto de equilíbrio e sim de desestabilização daquele ponto de eletricidade”, avaliou.

Foto: Reprodução/Secom

Relocação das equipes

Segundo Maisa Macedo, como toda a área próxima do alojamento também foi isolada, por medida de segurança, a exemplo do alojamento masculino, as equipes do órgão foram redistribuídas para outros locais.

“Toda a nossa equipe de regulação está na Secretaria de Saúde, aonde organizamos um espaço. E a equipe de intervenção, que nós temos, a equipe que fica na base norte, a que fica na base centro, foram direcionadas, e as equipes que ficam aqui na João Durval estão alocadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe de regulação hoje já retorna para a nossa central de regulação de urgência no Samu. À noite nós reorganizamos e redirecionamos nossas equipes de intervenção, em que uma parte fica nos alojamentos do Corpo de Bombeiros, outra parte na Upa da Queimadinha, e outro grupo na nossa base norte. Estamos reavaliando nosso fluxo interno e nosso processo de trabalho para redirecionar a equipe no plantão noturno. Porque hoje no plantão diurno já estão todos direcionados nas suas ações de acolhimento e intervenção nas urgências e emergências de Feira e região”, explicou a coordenadora.

Conforme Maisa Macedo, no momento só está liberada para circulação de funcionários, a parte administrativa, a Central de Regulação, e os corredores que unem essas áreas.

“O alojamento vai ser recuperado em toda a sua estrutura física, assim que recebermos o relatório e que a área for liberada, nosso plano operativo entra em ação. Hoje nós temos à disposição 9 viaturas, sendo seis básicas, duas avançadas e uma motocicleta, e todas estão rodando”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Incêndio atinge base do Samu de Feira de Santana

Samu em Feira de Santana volta a atender pelo 192

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curto circuito só provoca incêndio quando o circuito elétrico não está protegido devidamente com dispositivos que atuam quando isso ocorrer. Um disjuntor instalado em um determinado circuito elétrico com seu dimensionamento correto, atua em milésimos de segundos em um eventual curto circuito.

Mais Notícias

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

Lançamento dia B

Feira de Santana

Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para crianças e adultos reviverem memórias da infância e participar...

16/05/2024 às 11h13

Em Feira de Santana, o atendimento psicológico é ofertado, de maneira gratuita

Feira de Santana

Workshop sobre Ansiedade Generalizada é realizado em Feira de Santana

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana...

16/05/2024 às 10h57

torneira, água

Feira de Santana

Abastecimento de água é retomado na região de Feira de Santana na manhã de hoje (16)

A retomada da água ocorre aos poucos, por este motivo alguns imóveis poderão ter o abastecimento normalizado somente na madrugada...

16/05/2024 às 09h07

image

Rádio acorda cidade