Incêndio

Incêndio atinge base do Samu de Feira de Santana

O número do Samu foi transferido para o 3612-6633, de forma temporária, para o atendimento de ocorrências na cidade de Feira de Santana e regiões.

15/01/2023 às 10h17, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom Fsa

Um incêndio atingiu a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Feira de Santana, localizada na Avenida João Durval Carneiro, no bairro Estação Nova, na manhã deste domingo (15).

Foto: Secom Fsa

Em reportagem ao Acorda Cidade, a médica Carine de Oliveria Costa relatou que por volta das 9h30 o fogo começou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Era mais ou menos umas 9h30, estávamos na sala da Regulação e em um dos quartos que é o quarto de conforto das técnicas de enfermagem começou a pegar fogo, mas como não tinha ninguém no quarto ninguém percebeu. Uma técnica até sentiu o cheiro, mas não viu qual era o foco. E ao lado fica o quarto do conforto dos condutores, então os primeiros a perceberem a fumança foram os condutores. A gente que tava na sala da regulação, quando percebemos, os compartimentos já estavam todos tomadas por fumaça”, contou a situação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Carine de Oliveira disse que foi preocupante, muitos precisaram pular pela janela, porque o acesso pelo corredor estava todo tomado pela fumaça.

“A gente saiu pulando as janelas. Tivemos que correr para tirar todos os nossos oxigênios, por conta da explosão, então todo mundo se mobilizou e a gente se preocupou para evacuar mesmo a base. A gente só conseguiu sair pulando a janela, porque não dava para sair pela porta, o acesso pelo corredor estava todo tomado por fumaça. O fogo ainda não estávamos vendo, porque tinha começado dentro de um compartimento, a gente viu muita fumaça”.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Inalar fumaça é muito perigo por conta da concentração de monóxido de carbono, destacou Carine.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Como o fogo começou no Conforto, lá tem uns colchões e eles possuem uma substância chamada poliuretano que na queima libera  cianeto e monóxido de carbono que são altamente tóxicos. Se você inalar em grande concentração pode evoluir a óbito por asfixia”, informou a médica.

Foto: Vídeo/Reprodução

O Major Luciano, comandante do Corpo de Bombeiros em Feira de Santana, explicou ao Acorda Cidade que os bombeiros rapidamente conseguiram debelar o incêndio.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Foi utilizado um ABT (Auto Bomba Tanque) chegamos em 6 minutos ao local. Uma equipe chegou muito bem equipada e treinada e rapidamente conseguimos debelar o incêndio. O fogo poderia ter se propagado e afetar outros cômodos, mas ele ficou isolado a um cômodo da edificação”, pontuou.

Foto: Vídeo/Reprodução

O Major Luciano indicou que o incêndio pode ter iniciado na parte elétrica, mas somente após uma investigação apurada será possível determinar a causa com exatidão.

“Existe suspeitas de ter partido da parte elétrica , mas somente depois de uma análise mais detalhada , de uma perícia, que podemos determinar a causa do incêndio”, concluiu o major.

Momento de desespero

A técnica de enfermagem do Samu que estava de plantão no momento do incêncio, Zuleide Santos, relatou que o desepero foi grande.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O desepero foi muito grande devido a quantidade dos torpedos (cilindros) de oxigênio e aí o fogo ia lastimar, ia matar todo mundo. O risco de explosão foi muito grande, devido aos 100 torpedos. Quando vimos a fumaça começamos a gritar e tirar quem tá lá dentro. O resto destruiu o nosso quarto. As colegas passando mal, com dispneia, falta de ar e pressão baixa. Foi a mão de Deus que livrou a gente”, contou Zuleide.

Zuleide contou ao Acorda Cidade que as instalações ficaram destruídas e todos ficaram abalados. “Eu acredito que hoje a linha 192 não vai funcionar, porque estamos todos abalados. A energia teve que ser desligada e estamos esperando a Coelba para fazer a avaliação. Estamos proibidos de entrar para lá, porque as paredes estão muito quentes e há muito fumaça lá dentro do Samu”.

Foto: Secom Fsa

O Corpo de Bombeiros conteve o fogo do local.

A causa do incêndio está sendo investigada

O serviço 192 será transferido para a Secretária de Saúde até a recuperação da base do Samu.

Prefeito de Feira de Santana Colbert Martins
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O incêndio destruiu um dos alojamentos femininos, são cinco ou seis alojamentos, é um incêndio que está sendo investigado pelo pessoal dos bombeiros, mas foi contido. Felizmente não tivemos nenhum tipo de lesão. O que acontece é que a base está sem energia, nós estamos ligando para a Coelba para a instalação de uma forma emergencial. E também estamos transferindo a Central 192 que fica lá dentro, a central não foi atingida, mas a fuligem, o cheiro da fumaça ainda é muito intenso e isso pode provocar consequências. Estamos transferindo a Central 192 para a Secretária de Saúde para que voltem a funcionar, normalmente, os chamados para o Samu 192”, explicou o prefeito Colbert Martins que esteve presente na base do Samu nesta manhã.

Transferência do Atendimento

A enfermeira e coordenadora do Samu, Maísa Macedo, em Feira de Santana informou que um novo número está sendo disponibilizado para o atendimento das ocorrências.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Já conseguimos um número fixo para que a população tenha acesso ao atendimento do Samu. Qualquer pessoa que esteja em Feira de Santana seja em zona urbana ou rural, ou que estejam passando nas rodovias que cortam a nossa cidade, o número para ligar é 3612-6633. Quem precisar falar com o Samu para o atendimento de urgência e emergência a equipe já está nesse número fazendo o atendimento a toda população”, orientou.

A enfermeira disse que está aguardando o relatório do Corpo de Bombeiros para uma avaliação criteriosa.

“Estamos aguardando o relatório do Corpo de Bombeiros, liberação do local de onde aconteceu o foco do incêncio. Nós precisamos com tranquilidade enumerar cada item e saber de fato o que aconteceu”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lamentável situação, me solidarizo a todos os profissionais do Samu que devem ter passado um sufoco. soube que algumas pessoas pularam janelas para nao inalar a fumaça densa, esses locais precisam de vistorias e saída de emergência no seu projeto

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade