Feira de Santana

Conselho aprova criação de fundo municipal da juventude em Feira

O Conselho age em parceria com o município, na criação de políticas públicas.

21/11/2022 às 20h30, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Casa dos Conselhos de Feira de Santana
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O Conselho Municipal da Juventude de Feira de Santana, localizado na Rua Oswaldo Cruz, nº 165, no bairro Kalilândia, tem o objetivo de promover melhores políticas públicas para o jovem feirense.

Matheus Pinheiro, presidente do Conselho da Juventude, explicou ao Acorda Cidade sobre a necessidade de políticas de acolhimento para o jovem.

“O Conselho é um espaço de discussão sobre políticas públicas de juventude visando o diálogo da sociedade civil com o poder público. Ou seja, somos um órgão fiscalizador, com o objetivo de conseguir melhores políticas públicas para a nossa juventude feirense. O Conselho foi criado no ano de 2014, passou por algumas gestões, e hoje está comigo, e queremos um Conselho mais ativo. Tivemos gestões importantes, mas agora estamos em outra gestão, que é uma nova era do Conselho Municipal, onde queremos implantar novas políticas e planos para 2023,” disse.

Matheus Pinheiro
Foto: Arquivo Pessoal

Ao Acorda Cidade, Matheus mencionou a importância da criação do Fundo Municipal para o Conselho da Juventude, que ainda precisa ser aprovado pelo poder executivo.

“Tivemos uma reunião neste mês com todo o Conselho, e internamente a gente já conseguiu aprovar a criação do Fundo Municipal da juventude, que é algo muito importante e que há muitos anos vem sendo tentado por outros presidentes, aprovamos pelo Conselho e vamos levar para o município para ser aprovado,” contou.

O Conselho junto ao município cria políticas públicas de juventude nas áreas da educação, profissionalização, saúde, cultura, diversidade e igualdade.

“Ele abrange a juventude dos 15 aos 29 anos. Hoje o Conselho está um pouco parado, porque não tem fundo, e por isso estamos tentando implantá-lo, para que os recursos sejam destinados para o financiamento de programas, projetos e ações relacionadas à juventude dentro do nosso município. Já foi formada uma Comissão para a aprovação desse fundo, com dois representantes da sociedade civil e dois representantes do governo. O Fundo foi aprovado internamente, seguirá para a prefeitura e em seguida para a Câmara,” descreveu.

O presidente do Conselho observou que o público jovem se depara com muitas dificuldades, como a falta de oportunidade de emprego.

“Hoje em dia eu vejo que o público jovem tem falta de oportunidade, a falta de emprego é muito grande, e de certa forma, o município tem que implementar políticas públicas. A gente tem muitas indústrias e empresas. A partir de 2023 nós queremos criar uma parceria com o município para que a gente vá a essas indústrias, a fim de que abram as portas para os jovens, principalmente aqueles que se formam neste ano. Muitos jovens vão iniciar o ano sem saber o que fazer, muitos não têm dinheiro para pagar uma universidade, e também não têm trabalho, que é aí que vem o maior problema. Muitos entram em depressão, começam a fazer o uso de álcool, uso de drogas, porque esse jovem está ocioso em casa. Então, hoje temos que criar métodos cruciais para que esse jovens saiam da escola para um curso técnico ou universidade e dali ele seja designado para um estágio remunerado, para que ele possa ter o seu dinheiro, ajudar em casa e fazer o que sonha. Eu acho que nenhum jovem sonha com coisa errada ou algo do tipo, muitos, por exemplo, quando criança sonham em ser jogadores de futebol,” contou.

Ao Acorda Cidade, Matheus Pinheiro destacou que o investimento em esporte na cidade de Feira de Santana está muito fraco.

“Esporte, cultura e lazer na cidade estão muito fracos. Eu acredito que seja pela falta de recursos que a Secretaria de Esporte tem, que eu acho que é muito ruim isso. O jovem sonha alto, e para que esse sonho seja realizado o município e o estado precisam estar juntos,” alertou.

O Conselho está de portas abertas para o jovem.

“Aqui temos o Conselho da Criança e do Adolescente, o Conselho Anti-drogas, e se o jovem sentir que está em situação de vulnerabilidade, de alguma forma, para qualquer tipo de situação, o Conselho está aqui para recebê-los. O Conselho Municipal da Juventude é um braço direito do jovem em Feira de Santana”, frisou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todo respeito ao rapaz, mas… discurso fraco. Mas mesmo que fosse muito forte, não mudaria muita coisa – é simplesmente mais uma repartição pra consumir recursos tirados de quem trabalha e produz (inclusive os jovens).

    Como é que um “Conselho da Juventude” vai conseguir melhorar as condições dos jovens em termos de empregos, qualidade de vida, etc.? Fazendo súplicas em empresas para que empreguem os jovens?
    Não faz sentido. Oferta de empregos é fruto de saúde da economia, de atração de investimentos. E, em última instância, um conselho a mais para drenar recursos da economia não ajuda em nada em tal propósito.

    1. Voce também percebeu o real propósito do que não tem nem projeto sequer?
      Ainda afirmo mais que certamente aparecerão muitos outros iguais com a mesma finalidade. Claro que vamos e devemos acompanhar muito de perto, afinal é dinheiro publico envolvido e com tal deve ser tratado na forma da lei.

  2. Muito bom esta excelente iniciativa para ajudar os jovens da nossa cidade ter uma direção em relação ao seu futuro está iniciativa vai fazer grandes diferenças na vida destes jovens que serão assistido por este núcleo de assistência social

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade