Saldo Positivo 

Comércio de Feira de Santana superou expectativas e cresceu em torno 5%, diz presidente do Sicomfs

Para o sindicato, o movimento no centro da cidade no Natal de 2023 marca a superação das dificuldades de anos anteriores.

02/01/2024 às 22h29, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

comércio de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), Marco Silva, fez uma avaliação em entrevista ao Acorda Cidade, sobre as vendas neste fim de ano. Ele também considerou positivo o crescimento obtido pelo setor em 2023. 

“A gente tem que agradecer ao esforço de todos. Foi um ano positivo, foi um ano de pé no chão, mas foi um ano de crescimento. Feira de Santana teve um desempenho que vem acontecendo ao longo de todo ano. Tanto que em número de empregos do Caged, como vendas, Feira tem tido um desempenho acima da média da Bahia, acima da média do Brasil. Então, eu diria que essa junção de esforços dos empresários, da comunicação e dos comerciários, também, com a população, estão dando retorno”, destacou. 

Marco Silva presidente do sindicato do comércio ft paulo josé acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para Marco Silva, o movimento no centro da cidade no Natal de 2023 foi fantástico, o que marca esse crescimento e a superação das dificuldades de anos anteriores, gerando emprego e renda no município. 

“Dezembro é a melhor data de vendas do Comércio de Feira e supera inclusive o mês de junho, que é São João. A gente teve alguns destaques importantes esse ano, aqueles tradicionais, calçados, confecções, mas alguns ramos como perfumaria, joias, bijuterias, semijoias também. Eu diria que esses foram os grandes destaques, os tradicionais de sempre, mas esse ano também tivemos essas duas categorias. E a perfumaria, de um modo geral, cresceu muito, o feirense estava muito cheiroso”, brincou.

Comércio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo o presidente, o crescimento está em torno de 5% em algumas regiões da cidade, como a Rua Sales Barbosa, a Avenida Senhor dos Passos e Shoppings em geral que tiveram um bom desempenho. Com destaque para Rua Marechal Deodoro que também fez sucesso entre os clientes. 

“A gente teve, já no finalzinho, a Marechal de Deodoro. O projeto centro é um sucesso incontestável. Hoje, quem não quer estar na Sales Barbosa, quem não quer estar na Senhor dos Passos? E no finalzinho, aquela arrumada que deu na Marechal, já perto do Natal, já surtiu um grande efeito. Então, a Marechal também, na reta final também se despontou”, explicou. 

Apesar do pouco crescimento, Marco Silva comemorou, pois a expectativa não era das melhores para o ano de 2023, então foi um crescimento surpreendente, segundo ele. 

“A gente tinha muita informação conturbada, juros altos que estavam afastando a gente. Teve um aumento de impostos muito grande esse ano. E a gente espera que o governo, de modo geral, os governos deixem a reforma tributária agora andar. Não fique mudando. No dia primeiro mesmo, já tivemos três aumentos de impostos. Tivemos aumento de impostos de automóveis elétricos e placas solares. Tivemos o aumento do PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha, que também encarece. Esse aí eu acho até que é justo. Aquelas apostas online, os bets foram tributados. Mas já que tributou esses, diminui outra coisa, para que a população tenha mais renda para conseguir comprar mais e gerar mais imposto de outra forma”, observou. 

Além disso, o presidente pontuou a participação dos alimentos nesse processo de boas vendas no final de 2023. 

“O destaque é o queijo, o panetone, as bebidas. As bebidas, a gente que está com calor, foi uma loucura. A gente via gente caminhando nas praias, caminhando na cidade. A quantidade de material que tinha para ser reciclado era grande, viu? Então o pessoal esse ano aí aproveitou o feriado. E agora vamos voltar todo mundo para o batente. Mas foi muito bom, graças a Deus. A gente teve aquela chuva boa ainda no mês de dezembro, que deu também uma alegria ao pessoal do campo. E você sabe que quando o campo vai bem, a cidade vai melhor ainda. Então é isso. Eu diria que foi muito positivo. E a gente está muito feliz e animado para começar 2024 nesse ritmo”, finalizou. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria de saber de onde ele tirou essas informações , eu sou comerciante tenho muitos
    amigos lojistas . O que eu ouvir foram muitas queixas principalmente da falta de
    apóio do simcofs.

  2. estão comemorando, superação, sucesso de vendas e tal, mas aí no proximo domingo ou feriado querem abrir comércio alegando vendas fracas e não dar um descanso ao funcionário

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade