Feira de Santana

Comerciante entra com ação na Justiça pedindo desinterdição da Marechal Deodoro

Segundo Laís da Silva Lima, não existe uma razão plausível para a rua continuar interditada, uma vez que boa parte da obra já foi concluída.

20/09/2022 às 15h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Comerciantes da Rua Marechal Deodoro, em Feira de Santana, estão insatisfeitos com a permanência da interdição em uma parte da via, por conta das obras do Projeto Novo Centro, que ainda não foram finalizadas no local.

Uma das comerciantes, Laís da Silva Lima, que é proprietária de uma loja de variedades há cerca de um ano na Marechal, e também é advogada, comentou sobre a situação, em entrevista ao Acorda Cidade, e informou que ingressou com uma ação na Justiça pedindo a desinterdição imediata da via.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo ela, preocupada com o impacto financeiro trazido pela interdição, entrou com uma ação na Justiça para pedir a reabertura imediata da via para carros.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Além de empresária, também sou advogada e ingressei com uma ação na 2ª Vara da Fazenda Pública, que tramita na comarca de Feira de Santana, com pedido de liminar para que a rua fosse aberta de forma imediata porque os transtornos têm sido não só financeiros, mas também impactos na limpeza da rua, entrega de mercadorias, estacionamento dos nossos clientes, como também de comerciantes. Tem o gasto que a gente tem que transportar a mercadoria, trazer de uma região ou deixar em outra, são essas situações”, afirmou.

Segundo Laís da Silva Lima, não existe uma razão plausível para a rua continuar interditada, uma vez que boa parte da obra já foi concluída.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Além dos aspectos financeiros, que é o principal, que mantém os funcionários e todo o aparato do comércio, também tem os impactos na infraestrutura da rua, que está aparentemente pronta, existem as demarcações de estacionamentos, as estruturas de redes de esgoto, as passarelas, então não há um motivo real para que a interdição se mantenha, até porque é uma parte da Marechal e não a rua inteira”, informou.

A comerciante acrescentou que já tentou contato com a Secretaria de Planejamento, mas nunca obteve retorno.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ainda é um processo novo, ingressei na sexta-feira passada, ainda não tivemos uma resposta do juiz. Estamos ansioso com a decisão do Poder Judiciário, sobre o que será feito. No processo, eu alego todos os impactos que a construção tem causado, todos os projetos de forma pública para que todos tenham acesso, porque em todas as ruas o projeto mostra que não é de uma rua aberta, é de um calçadão, e existem essas informações todas dentro do processo”, disse.

A gerente de uma loja de produtos importados, Elizângela de Almeida Lima também relatou as dificuldades enfrentadas na loja onde trabalha.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Diante desse fato, a Marechal fechada, o impacto é muito grande na loja, a questão de recebimento de mercadorias, a gente está tendo que pagar estacionamento para o caminhão parar e estacionar. Tem que designar funcionários para ir levar a mercadoria para o cliente, que desiste de comprar porque não tem local nenhum para colocar o carro”, informou ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Também de acordo com a gerente, o faturamento caiu em comparação com o ano passado, após a pandemia.

A loja fez um comparativo do ano passado, que foi depois de uma pandemia, com esse ano, e a diferença nos lucros foi muito grande. Os funcionários estão tendo que pagar estacionamento, os clientes não compram, porque o deslocamento é muito grande e eles não pegam uma mercadoria só. Às vezes, a gente tem que deslocar um funcionário para levar a mercadoria junto com o cliente, e isso tem trazido um impacto muito grande”, reclamou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em resposta às reclamações, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, justificou que apenas uma parte da Marechal está fechada e em outra tem veículos trafegando. Segundo ele, alguns serviços precisam ser finalizados, porém existe a questão do comércio informal que impede o avanço das obras.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Agora estamos precisando ainda tirar aquela fiação dos postes para colocar na vala técnica e eu espero que seja o mais rápido que pudermos fazer. O superintendente da SMT [Superintendência Municipal de Trânsito] já apresentou os estudos ali, a nível de uma solução que precisa ser dada para aquele comércio informal, que está ali e precisa equacionar o problema de vez. Se não dermos essa solução, aquela via vai ficar prejudicada de alguma maneira. Esperemos que tenhamos antes do Natal ou até a primeira quinzena de outubro. A gente sabe dos constrangimentos, mas nós temos que dentro de 15 ou 20 dias teremos uma solução. A obra já está quase 98% concluída”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feira de Santana é definitivamente uma cidade de ningúem, sem comando.
    Essa obra da Marechal, parte do projeto centro, é uma verdadeira piada, um total desrespeito a comerciantes, feirantes, ambulantes e à população.
    A via tem aproximadamente 500 m de extensão e a obra de requalificação se arrasta por anos.
    Os provedores de internet ainda não embutiram totalmente as suas instalações; a Coelba não retirou os postes e as fiações centrais.
    Há várias irregularidades na obra: área verde desprotegida, toda pisoteada e servindo de estacionamento de veículos; piso intertravado mal rejuntado e com depressão(nos dias de chuvas observam-se várias poças d’água); guias(meio-fios) frágeis e instalados quase que ao nível do solo); postes de ferro galvanizado desalinhados(sem prumo).
    Pelo visto, não há fiscalização nem acompanhamento da obra por parte da Prefeitura.
    Um verdadeiro DESCASO!

  2. POR FALAR NESSE ASSUNTO DA MARECHAL, PERGUNTO? PQ A SR DOS PASSOS AS VANS TOMARAM AS VIAS DE TRANSITO, OS PONTOS DE ONIBUS, A BAGUNÇA É GERAL, A DESORDEM IMPERA, O PREFEITO FICOU CALADINHO DEIXANDO FAZEREM O QUE BEM QUISEREM COM O CENTRO COMERCIAL DE FEIRA, CADÊ A SMTT? ONDE ESTÃO OS PREPOSTOS? QUEM NA VDD MANDA ATUALMENTE NESSA CIDADE SEM GOVERNO? QUEM. OS EMPRESÁRIOS QDO FICAM SABENDO DA DESORDEM FOGEM DESSE COMERCIO BAGUNÇADO E SEM LEI.

  3. Olha a cara de preocupação de Carlos Brito (secretário) , é a certeza de que o salário e as regalias dele estão garantidas, ele está muito preocupado com os comerciantes!! O dele e do prefeito está garantido no final do mês.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade