Feira de Santana

Com voos programados para dezembro, ampliação do Aeroporto de Feira deve custar até R$ 200 milhões

A informação foi passada pelo empresário Antônio Valter, em entrevista ao Acorda Cidade, nesta terça-feira (13).

13/09/2022 às 17h30, Por Laiane Cruz

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Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A reforma e ampliação do Aeroporto João Durval, em Feira de Santana, que já dura quase 2 anos deve custar aos cofres da empresa AFS, responsável pela administração do equipamento, entre 100 e 200 milhões de reais, contando com a área de desapropriação.

A informação foi passada pelo empresário Antônio Valter, em entrevista ao Acorda Cidade, nesta terça-feira (13).

Ele também revelou que, além da companhia Azul Linhas Aéreas, que terá voos diários de ida e volta para Recife, outra empresa de aviação, cuja sede será em Feira de Santana, deverá operar voos partindo do município.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu estava na expectativa de fazer o lançamento do primeiro voo de uma empresa aérea que está vindo para aqui, que a gente vai terminar de organizar tudo, porque eles vão ficar sediados aqui em Feira mesmo. E aí, para minha surpresa, na semana passada, o pessoal da Azul nos visitou com o objetivo de começar os voos para Recife. Serão voos chegando aqui às 14h e saindo às 14h40. Visualizo de Feira de Santana para o mundo, porque de Recife, você pode ir para a Europa, Estados Unidos e outros lugares do Brasil. Então esse é um pontapé super bacana, de poder sair daqui para passar um final de semana em Recife, saindo na sexta e voltando no domingo ou na segunda, então vai ser uma coisa muito agradável. E eu sempre vi aqui no nosso aeroporto um divisor de águas, você vai ter Feira de Santana antes e depois do aeroporto”, observou Antônio Valter.

O empresário adiantou que com a certificação da outra companhia será possível também viajar para São Paulo e retornar no mesmo dia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“As viagens para São Paulo são nosso sonho de consumo. Com essa empresa aérea que estou trazendo para aqui, que não vou dizer agora o nome nem quando funciona, pois está vendo toda a sua certificação junto à Anac e vai ficar sediada aqui em Feira de Santana, nós vamos ter aquele sonho de consumo nosso, que é sair daqui às 6h da manhã para São Paulo, chegar lá e retornar às 20h. Você quer fazer um bate e volta rápido sai às 6h, resolve suas coisas, e volta à noite, não precisa ter despesas com hotel, pode vir no mesmo dia. E uma das coisas também que eu quero criar um diferencial aqui é padronizar valores da passagem aérea”, afirmou.

Maior atratividade

O empresário Antônio Valter destacou que desde que assumiu a gestão do aeroporto de Feira de Santana, vem realizando reformas para ampliar o espaço e garantir mais conforto para os usuários, de modo que se tornasse mais atrativo para as companhias aéreas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Estamos aqui fazendo essa reforma e já tem quase dois anos que a gente começou a fazer a parte de ampliação, nos bastidores, porque primeiro você só tinha o aeroporto, com embarques e desembarques, um guichê só, então não tinha como você visualizar a possibilidade de outras empresas áereas estarem vindo para aqui. Então cuidei de fazer uma parte de embarque, com um check-in que comporta quatro ou cinco empresas aéreas diferentes, para que a gente pudesse realmente dar um super voo de Feira de Santana. A mudança principal é que onde era só embarque e desembarque, passou a ser só desembarque, e a parte do embarque é em uma área que tem quase 400 metros construídos, onde a gente vai dar um maior conforto às pessoas que pretenderem viajar por Feira de Santana”, pontuou.

Para fazer com todo o projeto se tornasse realidade, segundo ele, foi necessário contratar também um profissional gabaritado na área de aviação, que desse todo o suporte na parte técnica e operacional do aeroporto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Já tem quase 2 anos aqui eu fazendo essa construção. Na realidade, tive de contar com o apoio de uma pessoa que contratei para ser superintendente do aeroporto, que tem quase 2 anos comigo, que trabalhou quase 18 anos na Infraero, entende tudo de aviação e legislação, que está nos dando todo esse suporte técnico para que a gente possa ter um funcionamento responsável, utilizando todas as técnicas e condições de exigências da Anac, porque isso aqui é pra valer”, informou.

Antônio Valter confirmou que com a empresa Azul os voos devem iniciar a partir do dia 16 de dezembro.

“Eles fizeram agora essa visita técnica, e a gente está na fase agora de preparar salas, a parte de energia elétrica, projeto, todo o funcionamento, de Corpo de Bombeiros, tudo dentro das condições legais, então o que está previsto é que o primeiro voo vai acontecer no dia 16 de dezembro, se tudo estiver dentro das condições normais. Acho que a partir de novembro já é possível sinalizar a venda de passagens. Esses voos vão ser diários. Todos os dias o avião chega de Recife aqui às 14h e retorna para Recife às 14h40”, explicou em reportagem ao Acorda Cidade.

Quanto aos voos noturnos, este também devem acontecer caso haja liberação da Anac e a implantação da nova empresa aérea com sede em Feira.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós já encaminhamos à empresa que é responsável por liberar o IFR, porque a gente para ter esses voos noturnos a gente precisa dessa liberação, estamos aguardando que vai ter uma inspeção da Anac e a partir daí a gente fixar. Acredito que até dezembro, quando essa outra empresa terminar toda essa certificação, a gente vai estar apto para ter voos todas as horas e todos os turnos”, disse.

Segundo o empresário Antônio Valter, o objetivo neste momento é fazer com que o aeroporto passe a operar com voos comerciais e, em seguida, a concessionária deverá encaminhar as desapropriações necessárias.

“O que vamos fazer é colocar esse negócio para funcionar dentro das condições normais, voos e cargas, e a partir daí a própria necessidade vai fazer com que a gente se mobilize junto com o governo estadual para que essa desapropriação aconteça, porque a gente vai precisar ampliar. Aqui vamos ter realmente um marco, aí vamos ter nova pista, porque a atual tem 1.500 metros, e a parte que a gente vai ampliar para cargas e tudo, vai ser mais de 2 mil metros”, explicou.

Revitalização da pista

O diretor técnico operacional André Sena, que é da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e trabalha há quase dois anos como superintendente do aeroporto, salientou que tem como papel assessorar a presidência da empresa em todos os assuntos ligados direta ou indiretamente com a Anac, com a Agerba e a Seinfra, principalmente dos assuntos de ordem técnica, como situação da pista e questões de segurança.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele informou que a pista atual passará por revitalização para receber os novos voos, que deverão acontecer a partir de dezembro.

“A nossa pista hoje, se formos fazer um paralelo, tem o mesmo tamanho da pista do aeroporto de Ilhéus, similar à pista do Santo Dumont, então nós não temos nada a temer em relação à nossa pista, que tem uma estrutura boa, vamos passar por um processo de revitalização, pintar exatamente para essa novidade, que é a retomada dos voos aqui em Feira de Santana, e vamos tentar melhorar, porque a pintura é uma parte que envolve a segurança operacional dos voos”, explicou.

André Sena acrescentou que em dois anos o aeroporto de Feira nunca parou de funcionar, pois sempre está recebendo aeronaves de pequeno porte e o espaço fica aberto durante 24 horas, mesmo que a população acredite que está fechado.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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  1. O GARGALO no município continua senda a pequena pista de pouso de 1.500 x 30 metros. Feira de Santana precisa adequar sua pista para a nova realidade do AIRBUS A320-Neo (Azul e Latam) (foto) e BOEING 737-Max (Gol) de 175 a 190 passageiros e para as aeronaves de carga e logística maiores e mais pesadas, como nas cidades da lista recente a baixo:

    Vitória da Conquista, Bahia 2.100 x 45m
    Jericoacoara, Ceará 2.200 x 45m
    Maragogi, Alagoas 2.200 x 45m em construção
    Olímpia, São Paulo 2.250 x 45m em projeto/construção
    Dourados, Mato Groso do Sul 2.250 x 45m em construção
    Maringá, Paraná 2.380 x 45m
    Florianópolis, Santa Catarina 2.400 x 45m
    Juiz de Fora, Minas Gerais 2.525 x 45
    Cabo Frio, Rio de Janeiro 2.550 x 45m
    São Gabriel da Cachoeira, Amazonas 2.600 x 45m

  2. Está de parabéns no começo tudo é assim com dificuldade mais futuramente será um grande aeroporto para feira e região!

  3. COM MUITA FÉ EM DEUS TUDO VAI DAR CERTO FEIRA DE SANTANA MERECE ESSE PRESENTE FEIRA É UMA CIDADE GRANDE LOGO SERA UMA METROPOLIS CIDADE DE GENTE QUE LUTA TRABALHA PELO DESENVOLVIMENTO DEUS NO CONTROLE DE TUDO

  4. Parabéns ao empresário Walter e equipe, pela coragem e empreendedorismo precisamos de pessoas assim na nossa cidade, com certeza a população de Feira e região vai corresponder, pois existe uma gama enorme de pessoas que precisam desse serviço mas, tinha que se deslocar a Salvador enfrentar estrada as vezes de madrugada com risco de perder o horário e mais n transtornos, somos potências em logística de transportes muitas oportunidades virão, expresso minha alegria e entusiasmo serei também entre usuário desse serviço, só temos a ganhar👏👏👏

  5. Boa notícia, pesquisando as passagens de avião
    pela Azul Linhas Aéreas realmente está confirmado os voos para Recife apartir do dia 16/12/2022 o preço está salgadissimo

    1. A maioria dos aeroportos do interior, principalmente do Norte-Nordeste, é assim também. Não compensa construir uma estrutura grande e cara, que acaba impactando no preço das passagens, e ficariam sub-utilizados.

  6. Eu sou um dos entusiasta de muito tempo que pretende ver e faz votos para que o aeroporto de Feira de Santana-Ba, funcione a pleno vapor, impulsionando e alavancando o desenvolvimento e a enconomia local! Parabéns!

    1. E compensaria? Ônibus é menos de 2 horas, barato e para perto de tudo. De avião precisa ir ao aeroporto, depois sair do aeroporto de lá etc e seria bem mais caro. Só compensa se for para pegar conexão em ssa.

  7. Notícia boa só que excluíram Salvador da rota pois muita gente sai do interior e tem que ir para Salvador pegar avião para outros destinos. Então poderia fazer linha para Recife ou São Paulo por exemplo com vôos saído daqui de Feira de Santana. Com certeza quem vai para outros lugares não iriam para Salvador pegar avião e sim sair já direto da nossa PRINCESA DO SERTÃO

    1. A força de feira está no seu povo e empresariado. Simplesmente, não há poder público. Esse caso é um exemplo. Uma cidade desse porte e não tem sequer uma universidade federal.

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