Educação

Com piscina olímpica e recursos tecnológicos modernos, Escola Diva Matos Portela é reinaugurada em Feira de Santana

Estudantes, professores, e autoridades estiveram na cerimônia de inauguração para apresentar o resultado de quase sete milhões investidos.

21/03/2024 às 13h02, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (21), mais uma escola da rede municipal foi reinaugurada em Feira de Santana. A entrega da unidade escolar Diva Matos Portela, que existe há mais de 40 anos, estava sendo aguardada por toda a comunidade. Segundo a prefeitura, é a única escola pública da Bahia a possuir piscina olímpica. Com a área atual triplicada, a escola vai atender a 714 estudantes, da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental. 

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um grande público compareceu, entre estudantes da escola, pais, professores, gestores, imprensa e autoridades, para conferir e apresentar o resultado de quase R$ 7 milhões investidos. A secretária de Educação, Anaci Paim, disse ao Acorda Cidade que a ideia da reforma foi trazer uma nova escola moderna e inovadora que vai aumentar a capacidade de atendimento, passando de cerca de 200 para mais de 700 estudantes. 

Escola Municipal Diva Matos Portela
Anaci Paim | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Aqui tinha 196 alunos, agora está com 714. É um número bem significativo. E a ênfase nós demos ao grupo quatro e ao cinco, e mais do primeiro ao quinto e o sexto ano. Se tivesse mais salas, estava enchendo tudo, porque a demanda é enorme. Você vê, em tão pouco tempo, a escola criada com menos de 200 alunos já tem mais de 700”. 

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com novas 15 salas de aulas, biblioteca, sanitários, sala de recursos, brinquedoteca, área administrativa e diretoria, refeitório, espaço dos professores, área de serviço, quadra poliesportiva e piscina com 50 metros de comprimento, a Diva Matos Portela ainda tem novos laboratórios de robótica e matemática, além de equipamentos tecnológicos.  

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É possível você desenvolver campeonatos, inclusive de natação, envolvendo todos os alunos da rede pública municipal. Estamos também viabilizando condições para atividade experimental prática a ser desenvolvida com laboratórios de ciências, matemática e de robótica já instalados em todos os ambientes, como biblioteca e ambientes de sala de recursos adequados também para atender a população em sua totalidade”, explicou Anaci ao Acorda Cidade.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, também esteve na reinauguração. Ele destacou a ampla estrutura da escola, além da aquisição de mais de 300 computadores Chromebooks e uma forte conexão de internet. Ele mencionou a luta para garantir a conclusão da reforma, superando os desafios da pandemia e a desistência de empresas, o que, segundo ele, atrasou a obra. 

Escola Municipal Diva Matos Portela
Colbert Martins Filho | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu acho que é importante a gente dizer que esses quase R$7 milhões gastos são muito mais importantes para o aprendizado de tanta gente boa”.

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Escola Municipal Diva Matos Portela, criada no mandato do ex-prefeito Colbert Martins da Silva, pai do atual gestor, passa por uma transformação que a coloca como uma das principais unidades em infraestrutura no estado. 

“Acredito que é uma luta importante e dizer que meu pai deu muitos passos antes de mim e estou seguindo esses passos agora. A escola antiga não tem mais nada, o que nós temos hoje é uma nova escola e eu fico muito alegre em poder dar esse passo importante. Me alegra muito investir forte e pesado na educação porque o conhecimento é a grande forma de emancipação e de crescimento das pessoas”, ressaltou.

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O prefeito ainda ressaltou a importância do investimento em educação para o crescimento das crianças, enfatizando que o conhecimento é transmitido por professores, não apenas pela tecnologia. 

“O nosso investimento em educação é fundamental para o crescimento de tantas crianças que vão ser adultos daqui a pouco, mas precisam, no século XXI, de grande conhecimento. Nós estamos dando todas as condições. No meu tempo, não tinha computador na sala de aula, aqui agora tem e que bom que tenha. Mas computador não ensina, quem ensina são professores que dão os caminhos”, disse Colbert.  

Além disso, o prefeito afirmou que em breve também será reinaugurada a Escola Municipal Cívico-Militar, no distrito de Jaíba, em Feira de Santana, e que esta pode ser ainda maior que a Diva Matos e a Escola Municipal Colbert Martins, em Jaguara. Ele ainda pontuou que a sede da Secretaria de Educação também será completamente reformada. 

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A maioria dos espaços está climatizada com ar-condicionado, mas por conta da distribuição de energia, Colbert disse que aguarda a Neoenergia Coelba para realizar uma ligação diretamente da rua para suportar a carga na rede, contudo salientou que tudo já está funcionando. Inclusive, ressaltou que em outras escolas da rede municipal tem ocorrido a mesma problemática, mas que esse é um erro geral no estado por falta de distribuição de energia elétrica. 

Ainda segundo a secretária de Educação, o campo de futebol ao lado da escola também foi autorizado pelo prefeito para compor as áreas da escola, mas ele ficará à disposição também da comunidade. 

“Esse campo já está no aditivo, já foi autorizado pelo prefeito. E ele vai estar disponível para a utilização da comunidade, com os vestuários prontos e com toda a infraestrutura própria para um campo de futebol”.

Greve

Está marcada para esta quinta (21), uma assembleia de professores da rede municipal com o objetivo de definir a adesão da categoria ao estado de greve. Uma das pautas reivindicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB-Feira) é o pagamento do piso salarial dos professores. 

Aproveitando a oportunidade, Colbert falou ao Acorda Cidade sobre o assunto. 

“Eu acho que é um absurdo isso. Houve reunião, a secretária conversou sobre o assunto. Ontem mesmo, nós mandamos para a Câmara a solicitação de lei para um reajuste retroativo até maio do ano passado, daqueles 4%, que vão ser dados, também, juntamente com agentes comunitários e agentes de endemias. As escolas estão ótimas, com muito boa qualidade, as merendas servidas a todo mundo. Se a APLB quiser fechar a escola, eles estarão cometendo, no meu entendimento, um crime grave contra as crianças de Feira de Santana”, declarou o prefeito.

Leia também: Professores da rede municipal decidirão na próxima quinta-feira (21) se entrarão em greve

Confira mais fotos da nova estrutura da escola:

Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Izinaldo Barreto
Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Izinaldo Barreto
Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Izinaldo Barreto
Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Izinaldo Barreto
Escola Municipal Diva Matos Portela
Foto: Izinaldo Barreto

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não adianta ter uma grande estrutura e não ter profissionais qualificados e treinados para dar um atendimento de qualidade, infelizmente é o que a gente ver, muita gente ociosa no trabalho, é preciso que se tenha uma lei para pagar por produtividade e a mesma dizer que se não cumprir as determinações e metas o concursado poderá ser desligado!

    1. Parabéns! Concordo plenamente com seu comentário. Só acrescento que virou modismo agora, escola com piscina. Está na planilha o gasto com a manutenção dessas piscinas? Controle contra a dengue etc ? Vc’s pais têm coragem de mandar seus filhos e filhas para usar roupas de banho nessas escolas? Se surgir casos de abusos contra as crianças como serão tratados? Ou vão jogar panos quentes? Perguntar não ofende.

  2. Só não pode fechar a escola falando que não tem recurso pra manter, e falar que a culpa é da Eremita que não libera o empréstimo

    1. O povo as vezes reclamam de barriga cheia hoje alunos tem transporte escolar tem merenda tem escola com cadeira pra sentar tem ar condicionado no tempo do pais e avós de vcs ir pra escola era uma luta não tinha nada disso não tinha material didático só tinha a força de estudar aonde muitas vezes formam cidadãos honestos então hoje tanto as escolas estaduais e municipais é um paraíso mesmo pra o povo mau agradecido kkk

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade