Feira de Santana

Cólera: Secretaria de Saúde envia novas amostras para análise do Lacen

Água coletada nas proximidades do Rio Jacuípe e riachos.

24/02/2023 às 09h46, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Coleta em rios
Foto: Divulgação/SMS

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou novas amostras de água coletadas nas proximidades do Rio Jacuípe e nos riachos da Lagoa do Geladinho e do Cipriano Barbosa, localizados no Feira IV, para serem analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado – Lacen.

O objetivo da ação é verificar as possíveis doenças que podem ser transmitidas no local, além de identificar quais pontos estão infectados pela bactéria Vibrio cholerae.

É válido destacar que a busca ativa por casos suspeitos de cólera está sendo realizada pela Rede Primária de Saúde, juntamente com a referência técnica desse agravo, que está vinculada à Vigilância Epidemiológica.

Coleta em rios
Foto: Divulgação/SMS

Nesta sexta-feira (24), o Comitê de Enfrentamento e Ações de Combate à Cólera, formado por representantes da SMS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Universidade Estadual de Feira de Santana, irá se reunir para discutir as próximas medidas a serem tomadas.

DIAGNÓSTICO

No último dia 17, a Lagoa do Geladinho, situada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, foi interditada por conta da água estar contaminada pelo agente causador da cólera, Vibrio cholerae. O resultado foi atestado pelo Lacen após investigação de duas amostras de água da lagoa, diante da ocorrência da morte de peixes da espécie Akari (Cascudo).

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao lado do parque existem outras nascentes, o que preocupa é que é de livre acesso, da pra perceber a péssima qualidade da água e se ver a atividade de pesca nesse local por algumas pessoas! Precisa tomar alguma medida a respeito disso.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade