Feira de Santana

Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é inaugurada em Feira de Santana 

Mais de R$2 milhões foram investidos na construção da Casa da Gestante.

22/01/2024 às 16h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Casa da Gestante, bebê e Puérpera
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (22), em Feira de Santana, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A residência, iniciativa do Governo do Estado e que está localizada na área do Hospital Estadual da Criança (HEC), foi instalada com o objetivo de promover o acolhimento de gestantes de risco, puérperas e mães que possuem bebês internados na unidade hospitalar, em um único ambiente, além de garantir o atendimento humanizado antes e após o parto.

A inauguração contou ainda com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além da secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana, representantes de diferentes órgãos estaduais e deputados.

Casa da Gestante, bebê e Puérpera
Foto: Ney Silva/ Acorda CIdade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância da Casa que beneficiará mães e gestantes de todo o estado que demandam da proximidade dos serviços hospitalares.

“Estamos entregando hoje uma casa de acolhimento às mães, principalmente as que vêm do interior e que precisam ficar próximas de um hospital de referência, porque estamos falando de gestantes de alto risco e que precisam de acompanhamento, e que muitas vezes não têm onde ficar. O que acontecia, é que elas ficavam hospitalizadas por falta de acomodação e nisso, ocupavam leitos onde poderíamos estar atendendo outros pacientes. A casa fica ao lado do HEC, sendo gerida pelo próprio Hospital da Criança e lá teremos enfermeiros obstétricos, consultas ginecológicas, está lindo. É uma casa de acolhimento, humanização com essas mães e sem dúvidas, falar da importância do pré-natal e do acompanhamento que é uma prerrogativa dos municípios. O grande diferencial dessa casa é o acolhimento. Vamos tentar tornar o ambiente o mais familiar possível, não queremos que a mãe se sinta em um ambiente hospitalar, mas, teremos toda assistência garantida para que ela fique próxima do hospital de referência e de alta complexidade para uma gestação de alto risco”, frisou.

Casa da Gestante, bebê e puérpera
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mais de R$2 milhões foram investidos na construção da Casa da Gestante, onde contará com 20 vagas. O governador Jerônimo Rodrigues também aproveitou para evidenciar o acompanhamento de mães que necessitam de um ambiente seguro através da residência inaugurada hoje (22).

Governador Jerônimo Rodrigues - coletiva em Feira de Santana ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Olha essa casa, qualquer mãe que tenha algum problema na gravidez, ela terá um tratamento especial, vai se preparar para o parto, vai ter toda uma orientação. É um orgulho para nós de Feira, da Bahia, termos um tratamento como esse, porque muita gente não sabe o que acontece dentro da barriga de uma mulher enquanto ela está gestante. Ela sente, mas são os especialistas que a orientam. Aqui encontramos duas pessoas, uma de Anguera que já teve neném, mas a criança está sendo acompanhada e ela está aqui próxima ao bebê que está na UTINeo. A outra gestante veio de Maragogipe e está com seis meses de gestação e com risco, mas ela com certeza encontrará conforto aqui”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Casa desse tipo já tem a mais de 2 anos inaugurada e funcionando pela Prefeitura. O PT está pongando na ideia. Que a Prefeitura banca atende mais de 70 municípios.

  2. Muito boa iniciativa, mas cadê os processos seletivos e os concursos para empregar os profissionais da saúde que precisam trabalhar? Tem gente que tem 3 empregos, e tantos sem nenhum.

    1. Verdade, tantos profissionais em busca de um emprego, enquanto eles botam alguém com dois ou três empregos, sai de um plantão entram em outro, ignorando profissionais sem vínculo político ou que não tem amizade com nenhum deles.
      As vagas certamente ficará para as cartas mandadas.
      Essa unidade custou caro heim! 2.000.000, 00 aos cofres.

  3. Não deixar de parabenizar o governo do Estado com esta implantação desta unidades pra servir as mulheres da nossa cidade

  4. Oxe. Incentivo para mulheres parir. Já n basta o bolsa família. E os velhos da terceira idade passando fome, e n acha um médico do SUS e tampouco remédio. O sus n se acha um médico mas policlínicas, pelo menos a minha pessoa tô aposentado ganhando um salário de fome para mil coisas e ainda pagar médico e comprar remédios particular.Faz anos ,n consigo agendar um simples médico clínico . Especialidades nunca teve e se tem é um caos. Remédio o velho aposentado gasta mais de salário de remédios. Falo pela minha pessoa, nunca conseguir marcar um clínico , eu me auto médico e vou usando os remédios que eu médico pelo Google o dinheiro n sobra. Pago aluguel, água , luz , botijão e remédios com o salário de 1320 . Cadê os médicos das policlínicas, tudo o faz de contas. Só sei que o aposentado tá passando fome

  5. Parabéns ao estado , pq eu tive uma vizinha que penou tanto para conseguir da a luz no hospital da mulher que foi um sofrimento de quase dois dias , até arrumar uma ambulância e levar para nascer em serrinha, pois aqui em feira de Santana não teve vaga, é uma vergonha Colbert e José Ronaldo acabou com a saúde pública

    1. Uma rede de casas de parto poderia resolver essa dificuldade, o Estado insiste em hospitalizar gestantes que podem dar à luz fora ee um hospital, com assistência de doulas e enfermeiras obstétricas. Gadta mais e nunca tem vaga. Lauro de Freitas conta com uma unidade e funciona bem.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade