Feira de Santana

Buracos na Estrada do Besouro causam prejuízos para os moradores; via interliga diversos bairros da cidade  

A via tem relevante importância na mobilidade da cidade, já que atende oito conjuntos residenciais e corta diversos bairros de Feira.

16/01/2024 às 16h25, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Estrada do Besouro em Feira de Santana corta diversos bairros da região norte da cidade. Na segunda-feira (15), a reportagem do Acorda Cidade esteve no local para registrar as reclamações de diversos moradores e comerciantes que estão sofrendo com as péssimas condições da via. Há muitos buracos, falta calçamento e também manutenção da vegetação, além de transporte público suficiente, principalmente no bairro Asa Branca.

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A avenida tem relevante importância na mobilidade da cidade, já que atende oito conjuntos residenciais, entre eles Parque dos Coqueiros, Vida Nova Asa Branca, Asa Branca de 1 a 6, nos bairros Pampalona, Campo Limpo, Morada das Árvores, Gabriela, Sobradinho, entre outros.

Adelmo dos Santos tem um comércio na localidade há quase dois anos. Ele disse que desde que trabalha na região a situação é a mesma. Em alguns momentos pontuais algumas melhorias são realizadas, mas nada que resolva o problema da população. 

“Arruma um tempo, fica boa, depois continua do mesmo jeito. Já merecia há muito tempo está pavimentada, porque tem bastante movimento. Eu acho que tinha que ter um olhar especial para essa área para fazer o asfalto. Como a gente anda para lá e para cá, sobe e desce, a gente tem que ir para o centro, então eu acho que ajudaria muito o pessoal que mora nessa área aqui”. 

Segundo Adelmo, a quantidade de buracos por toda a via traz riscos para a vida das pessoas que trafegam e transitam pela região. 

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Você vai fazer um desvio de um buraco, pode vir um carro atrás, ultrapassando, ou uma moto, colidindo até frontalmente, dependendo do que você vai fazer. Tem muita gente que não olha para trás quando vai desviar de algum obstáculo na frente. Como aqui tem muito buraco, já ocorreram vários acidentes”, relatou ao Acorda Cidade. 

Além disso, a falta de asfalto levanta uma poeira significativa na estrada, que prejudica a saúde dos moradores e os comércios da região. Para ele falta quebra-molas, falta asfalto e infraestrutura na estrada.

O morador Petrônio Furiate comercializa frangos na região e também precisa se locomover com frequência na via. Ele também confirmou as péssimas condições do lugar. 

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Petrônio Furiate | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Passo constantemente na Estrada do Besouro e é uma estrada crítica, quando chove, infelizmente, os buracos aparecem mais e mais. Como é paralelepípedo, os blocos ficam soltos, os carros passam, os paralelepípedos voam, já quebraram dois vidros aqui das lojas. A poeira é constante, a gente que tem comércio toda hora tem que passar pano. Quem tem problema de respiração mesmo, está todo dia aqui respirando essa poeira, faz mal”, relatou. 

O comerciante cobrou providências por parte das autoridades que segundo ele, não realizam uma obra consistente no local. Por conta dos buracos, ele já teve pneus lascados, vidros quebrados, inclusive já presenciou acidentes fatais na estrada. Além dos problemas causados pelos buracos, os meios de transporte que percorrem a região também são críticos. 

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Os ônibus chegam aqui acabando com tudo. Se tiver um buraco o ônibus passa, a caminhão passa. As vans rodando tudo cheia. Não só os buracos, mas também os meios de transporte são muito ruins. Precisamos de mais vans, de mais ônibus. Precisamos que eles olhem para nós aqui, porque somos esquecidos. Teve promessa que iria asfaltar, mas nós estamos esperando essa promessa. Nem asfalto e nem o reparo dos paralelepípedos”, pontuou. 

Próximo ao comércio de frango há uma placa indicando o quebra-molas, mas não há redutor no local. Segundo o morador, isso é rotineiro. Primeiro os responsáveis colocam as placas e quando bem querem, aparecem para terminar o serviço. 

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Os bairros que cortam a via seguem em expansão, mas sem a estrutura a altura da quantidade de moradores que já vivem no lugar. Petrônio reforça os serviços básicos que a comunidade necessita com urgência. 

“Muita gente veio morar aqui, mas nós precisamos de uma lotérica, nós precisamos de um módulo policial, precisamos de um mercado de excelência, com os preços bons para a população. A maioria recebe o Bolsa Família, são pessoas de baixa renda que precisam ser olhadas pelos governantes. São pessoas humildes, assalariadas, pessoas correrias, batalhadoras, que correm atrás a cada dia para ganhar seu pão e precisamos de transporte, para o George Américo. Muita gente vai para o George Américo, tem que ir andando, tem que ir na lotérica na Morada das Árvores, tem que pagar motoboy, tem que pagar Uber, precisamos de uma van que entre no George Américo, precisamos de um ônibus também”, reivindicou. 

Durante os períodos chuvosos, ele relata que os problemas pioram. Carros ficam atolados, ruas ficam alagadas e muitos acidentes são registrados por conta dos buracos que ficam submersos. 

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Waldemiro Lopes | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No ponto de ônibus, a reportagem encontrou o morador, Waldemiro Lopes, que relatou as dificuldades que enfrenta. Ele disse que além da falta de transporte, a necessidade constante dos condutores desviando dos buracos, aumenta os riscos de atropelamento para quem anda a pé, como ele. 

“É perigoso. Na Rua Bahia (transversal com a Estrada do Besouro), piorou. Só vão consertar quando tiver um acidente. Demora e é muito perigoso aqui”, relatou.

Outra comerciante, Neide Sena, também fez relatos ao Acorda Cidade sobre os perigos na via. 

“A estrada está muito esburacada, muita poeira e prejudica a gente que tem comércio aqui, porque a poeira vem toda para dentro do comércio e às vezes, o fluxo de carro também por essas estradas, cheio de buraco, acontecem alguns acidentes pequenos com motos. Tem que ter muita atenção. Está muito complicada essa Estrada do Besouro”, reforçou.

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Clemilda Rosalina | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A proprietária de um comércio de rações, Clemilda Rosalina também está sofrendo com a poeira e os problemas da estrada. 

“Aqui tem que melhorar bastante. Causam muitos acidentes esses buracos, então tem que melhorar. Não tem calçada para andar, é muito curta. Está demais, tem que melhorar bastante. Os carros passam, ônibus, tem que dar uma melhorada, porque o pessoal está sofrendo. Muita poeira, a gente tem que estar toda hora limpando”, reportou.

problemas na Estrada do Besouro ft Ney Silva acorda cidade7
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Sobre a precariedade do transporte na região, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) informou que o bairro Asa Branca é atendido com regularidade por serviço de transporte público urbano da Prefeitura de Feira de Santana. Veja a nota:

Ao todo, cinco linhas e oito ônibus estão programados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para realizar diariamente os itinerários necessários à demanda de passageiros da localidade. As linhas são:

056 – São José via Sobradinho
083 – Pedra Ferrada via Braço Forte
084 – Pedra ferrada via Caldeirão
115 – Condomínio Asa Branca via Sítio Novo
115A – Condomínio Asa Branca via Pampalona

Mais três vans (nº 09, 19 e 143) do Sistema Público Alternativo e Complementar (STPAC) circulam pelo corredor da Asa Branca/Pedra Ferrada, e outras três vans (nº 99, 101 e 106) atendem os usuários até o largo da Pampalona, sentido Campo do Gado Novo.

A Semob também realiza, conforme estudo técnico e orientações dos fiscais de transportes, ajustes nos horários e nas frequências dos ônibus ofertados ao bairro Asa Branca, bem como à Pedra Ferrada, Sítio Novo e na Pampalona.

Em nota, o superintendente de Operações e Manutenção (Soma), João Vianey, também encaminhou uma resposta referente aos problemas de infraestrutura na Estrada do Besouro.

“Já temos um mapeamento desses pontos críticos, e consta em nossa programação atuar nessa região.
Temos uma equipe de reparo de paralelo atuando na Asa Branca e a sequência dessa atividade é na Pedra Ferrada. Alguns pontos críticos demandam intervenção de drenagem, mas estamos elaborando os projetos”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A cidade inteira está péssima, exesso de quebra-molas, ruas esburacadas, asfalto comprometido,ruas de calmamente ruas que ainda nem foram pavimentadas, muito prejuízo aos motoristas de aplicativo e outros setores que gastam muito com manutenção e ainda pagam ipva todo ano, feira é a pior metrópole do Brasil

  2. Sou motorista por aplicativo, uma coisa que não consigo entender tem várias rua que são principais e não estão sendo asfaltadas, essa rua mesmo aí já era pra está toda asfaltada fica essas pedras todas soltas odeio passar por aí, outra rua é Amaralina até o campo do gado horrível, rua oney também, uma coisa tão simples eles não ajeitam agora tem algumas ruas sendo asfaltadas que poderiam ser essas daí premeiro que tem mais movimento oxe tu é doido parece que esse prefeito é maluco..

  3. O superintendente Vianney é ótimo profissional, mais o que vejo são alguns vereadores fazerem panelinha mandarem o prefeito asfaltar a rua do seu bairro, ali na Gabriela recentemente asfaltaram algumas ruas que se você analisar sem nenhum sentido ruas que já tinham calçamentos, já a rua Amaralina uma via importantíssima o trecho onde acaba o asfalta que vai até o Campo do gado tá igualzinho a estrada do besouro, isso ninguém enxerga a exemplo da da rua nova asfaltaram várias ruas que não tem movimento nenhum enquanto outras vias que são de ligação de bairro pra outro tá abandonada a exemplo da rua oney, rua atrás da uefes e outras mais..

  4. As eleições está se aproximando a hora deles está chegando vereadores vocês vão ver quantos apareceram por aqui, essa estrada o ministério público já deveria ser acionado recentemente perdi dois pneus novos tinha uma pedra de calçamento solta fui desviar cair no buraco estourou dois pneus, tenho o desprazer de passar por aí todos os dias e também tem a rua braço forte que eles começou colocar calçamento já tem uns dois anos e abandonou a obra sem concluir e pedaço que fizeram está todo solto isso é uma falta respeito com a população aqui são vários condomínios, mais acho que sei qual motivo que não fazem nada porque aqui é do minha casa minha vida eles só querem os votos dos otários..

  5. Esses buracos estão até bom. O Acorda Cidade precisa passar pela Rua Olney São Paulo no Aviário para ver as crateras. O governo municipal esqueceu desse lado da cidade. No Fraternidade também está um horror em uma rua que dá acesso ao Assaí.

  6. ” Já temos o mapeamento desses pontos todos “, ou seja todos os bairros . Feira de Santana precisa urgentemente de um banho de pavimentação asfáltica de qualidade.

  7. Outra coisa, a Dona Embasa também é responsável pelo péssimo estado do pavimento da cidade. Já passou da hora de algum orgão competente insvestigar o trabalho deles.

    1. Dr Jair,também acho,infelizmente aqui na cidade é assim,o prefeito determina que uma rua deve ser pavimentada,aí vem a Embasa e destrói todo o pavimento com a desculpa de fazer as redes de esgoto e água,e pelo que sabemos antes de uma rua ser pavimentada deve ser feito todas as redes de saneamento,imagine se um pedreiro está construindo uma casa,coloca todos os pisos e depois se lembra que não foi feito a rede de esgoto,aí vai ser danificado o revestimento cerâmico do chão pra fazer a encanaçao?pelo que sabemos,temos de fazer as encanacoes primeiro pra depois colocar o piso,só aqui na cidade é assim,a prefeitura pavimenta a rua,depois vem a Embasa e destrói tudo,lamentavel.

  8. A cidade toda ta cheia de buracos e remendos. É por isso que eu fui contra gastar tanto dinheiro com a aquele futilidade de natal, se tivesse pegado aquele dinheiro e investido no pavimento da cidade, diversas ruas estava em boas condições agora. Mas os “moderninhos” junto com o prefeito só querem farra

  9. A infraestrutura é para os bairro de classe média alta Eles não estão nem aí para o povo que mora aí só quando chega a política essa estrada que liga Asa Branca pedra ferrada Caldeirão São José era para está tudo um tapete

  10. Só blablablabla destes secretarios… Já se passou do tempo em pavimentar a Estrada do Besouro com Asfalto, uma via de estrema importância nesta localidade e é esquecida pelo poder público. Buraco, falta de calçada… Transporte vixe… Espera sentado que em pé vai cansar… Uma via que liga a um dos Distritos mais populosos de Feira e não tem uma via pavimenta que é São José… Mais de São José até Itapororoca possui pavimentação e da Asa Branca até são José não… Qual a disculpa senhores secretarios e prefeito…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade