Polícia

Base Comunitária do George Américo está com inscrições abertas para curso preparatório até hoje (10)

Os cursos são destinados aos jovens do bairro de baixa renda, que estejam concluindo ou que já terminaram o ensino médio

10/11/2023 às 15h09, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Base comunitária do george américo ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Um trabalho de educação de base vem sendo desenvolvido em parceria com o Projeto Quadrivium, na Base Comunitária de Segurança George Américo da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Feira de Santana. Desde de 2014, adolescentes e jovens do bairro são assistidos com aulas de reforço escolar; esforço, dedicação e parceria que deram muito certo e evoluíram, chegando a formação de jovens de 18 a 30 anos para a carreira policial através de cursos e concursos preparatórios. 

A reportagem do Acorda Cidade foi até a unidade acompanhar as atividades e conversar com as pessoas que protagonizam essa ação social. O policial Danilo Ribeiro Moura disse que o serviço foi pensado para ajudar as crianças que passavam por dificuldades nos estudos. 

Base comunitária do george américo ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Policial Danilo Ribeiro Moura

“O fundamento por trás do Projeto Quadrivium é sobre as pessoas. A gente trabalha por pessoas, com pessoas, para pessoas. E a gente ajudava os meninos que estavam com dificuldade em recuperação. Todo final de ano era física, química e matemática. E a gente gostava muito de brincar com questões de música. E aí tem uma similaridade com o Quadrivium, que foi um evento lá na Idade Média”, contou. 

O Quadrivium das eras passadas marca os ‘quatro caminhos’ pela aritmética, geometria, astronomia e música, disciplinas ensinadas nas escolas helênicas, que serviram de base para formação intelectual das futuras civilizações. Baseado neste conceito, o reforço escolar evoluiu e a base implementou os cursos preparatórios desenvolvidos pela Educação de Base, para a formação do Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFO), para a Polícia Rodoviária Federal, entre outros concursos públicos. Danilo explicou mais sobre o projeto que tem formado muitos profissionais para o Brasil.

“Existia na Idade Média as sete artes liberais, que eram o Trivium e o Quadrivium. Trivium, artes das pessoas e Quadrivium, artes das coisas. Como o nosso curso era um curso de exatas, voltado para o ensino de exatas, através da mecatrônica, a gente fazia experimentos e falava de física sobre isso. Aí o Quadrivium foi evoluindo e evoluindo, caminhou pra carreira policial, conseguiu achar um nicho de mercado muito bacana e uma forma de transformação social legal. Aí a gente conseguiu impactar uma galera boa”, pontuou.

Danilo Ribeiro falou da importância do projeto e das pessoas se tornarem referências para as outras, independente da carreira que elas querem seguir. 

“Munido dessa ideia de ser referência, a gente tenta incentivar os jovens a caminhar para a carreira policial. Muitas pessoas entram no Projeto Quadrivium com a vontade de se tornar policial porque gostam da profissão. Mas muitos estão procurando emprego. É uma oportunidade de emprego grande, você tem várias opções no mercado, mas poucos concursos abrem com 3, 4, 5 mil vagas. E aí a gente está conscientizando o pessoal que esse é um caminho de um emprego digno, um emprego saudável, um emprego que traz para você uma realização pessoal. Eu enquanto policial sou muito satisfeito e feliz na profissão que eu exerço”, avaliou.

Ele falou sobre o perfil de muitos alunos da unidade.  “A gente tem exemplos aqui em Feira de Santana, como o Daniel que vendia água ali no sinal, na entrada da Artêmia Pires. Ele fez 27 concursos e no 27º ele passou, hoje ele está em Salvador. Eu tenho pessoas como Bira, que é um aluno da gente, que mora em Itaberaba, sem condições nenhuma de sair de Itaberaba, conseguiu apostar aqui em Feira de Santana, passou um ano com a gente, hoje é policial militar em Itaberaba”, declarou. 

Uma nova turma já iniciou as atividades com aulas de portugês e matemática nos turnos da tarde e à noite. Segundo Danilo, cerca de 150 alunos somente à noite chegam a ficar até uma hora da manhã estudando nas instalações. Ele falou mais sobre a transformação social que surge de algumas aulas de reforço. 

“Nutrindo já há mais de oito anos, então esse projeto já vem fazendo aos pouquinhos na vida das pessoas, que é incentivando, influenciando, ajudando, a gente trouxe esse projeto para cá e trouxe o curso inteiro para estar aqui dentro, ajudando a galera dentro do George Américo. Foi muito bom que a gente conseguiu ser muito bem abraçado pela polícia, e construímos agora no último concurso cinco aprovados. Então, dos trinta que tiveram, saíram da escola, já estão agora se preparando para o TAF (Teste de Aptidão Física), psicoteste e da escola já vão iniciar a vida policial”, contou. 

Em parceria com o Quadrivium, o Projeto Educação de Base vem oferecendo oportunidades de aprendizagem aos jovens que querem se preparar para algum concurso público. O capitão Fernando Gomes, comandante da Base Comunitária falou sobre a motivação por trás dessas iniciativas.

Base comunitária do george américo ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Fernando Gomes, capitão da Polícia Militar

“A gente percebe que infelizmente a violência vem atingindo principalmente jovens entre 14 e 22 anos. E a gente vê muitos casos de homicídios nessa faixa etária. Então, o nosso projeto, que é relacionado a educação, visa justamente trazer uma oportunidade para que esse jovem possa estudar de forma gratuita visando exclusivamente, no caso, passar em um concurso público. Nós estamos agora na segunda edição da Educação de Base, concurso público. No primeiro a gente fez visando especificamente com objetivo no concurso da Polícia Militar da Bahia. E agora a gente lançou a nossa segunda edição, devido ao edital ter saído, na Polícia Militar de Pernambuco”, explicou. 

Além dos serviços de segurança pública realizados pela Polícia Militar, o comandante reforçou que um pilar importante das bases comunitárias, que é justamente chegar para somar à vida da comunidade, com projetos sociais, educacionais que visem contribuir com a qualidade de vida daqueles moradores. 

Base comunitária do george américo ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: BCSGA/Instagram

“Nosso objetivo é a redução de violência, a redução de CVLI, que são os homicídios ocasionados, principalmente relacionados ao tráfico de drogas. Então, a base comunitária tem esse escopo de justamente dar uma oportunidade através desses projetos sociais. E aqui, na base comunitária do George Américo, a gente trabalha muito com a questão da educação. Nós temos um outro projeto que é o Ronda nas Escolas, onde um grupo de policiais faz essa ronda em diversas escolas do bairro Campo Limpo, do George Américo, buscando trazer palestras relacionadas à violência, relacionados, de uma forma geral, à moral e civilidade. Então, os policiais são convidados pelos professores, são convidados pelos diretores, temos toda autorização”, fortaleceu. 

Os cursos da Educação de Base são destinados aos jovens do bairro de baixa renda, que estejam concluindo ou que já terminaram o ensino médio, mas também são abertos ao público de outras localidades que consigam permanecer nas aulas. As aulas acontecem no auditório da base comunitária. 

Base comunitária do george américo ft Ed Santos acorda cidade1 capitão Fernando gomes e PM França
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Educação de Base – Missão Pernambuco

As inscrições abriram ontem (9) e já se encerram hoje (10). Elas podem ser realizadas através deste link. Serão apenas 40 vagas ofertadas para o curso gratuito. Nesta 2ª edição do projeto, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e estão sendo destinadas ao concurso da Polícia Militar de Pernambuco, que abriu edital recentemente. O Capitão falou um pouco sobre o planejamento educacional.

“As principais disciplinas estão relacionadas ao concurso, direito administrativo, direito penal, direito civil. Então nós teremos professores que são cedidos na nossa parceria com o Projeto Quadrivium, então eles estão cedendo os professores que vão vir aqui na sede da base comunitária para prestar esse serviço de forma totalmente voluntária”, explicou. 

Por questões financeiras, muitos jovens acabam abandonando o projeto para trabalhar. Por ser um projeto sem recursos extras, o capitão pede o apoio da sociedade em geral para ampliar esse serviço. 

“A gente pode tentar buscar a parceria com escolas públicas que tenham salas maiores, e até pedir o apelo da sociedade de forma geral, professores que queiram participar de forma voluntária e queiram também fazer parte dessa equipe. A gente está sempre aberto a essas novas oportunidades e, com isso, ampliar e que mais jovens possam trabalhar, possam ter essa oportunidade de estudar e, consequentemente, passar num concurso público”, pontuou. 

Para se inscrever, clique aqui link.

As aulas da Missão Pernambuco tem previsão para iniciar na próxima segunda (13). 

Base comunitária do george américo ft Ed Santos acorda cidade1
Foto: Divulgação

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima neste 13 de maio em Feira de Santana

Feira de Santana

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima neste 13 de maio em Feira de Santana

Uma missa campal reúniu muitos católicos e uma procissão percorreu algumas ruas do bairro.

13/05/2024 às 22h17

Comércio de Feira de Santana

Comércio de Feira de Santana

Presidente do Sindicato do Comércio avalia de forma positiva as vendas no Dia das Mães

Diversos segmentos se destacaram nesse período do Dia das Mães, inclusive os bares neste domingo, devido à grande quantidade de...

13/05/2024 às 17h29

Chefe de Cozinha - Iran Vivas

Profissão

Dia do Chef de Cozinha: “Mesmo aprendendo todas as técnicas, prezo pela gastronomia afetiva e familiar”

O Acorda Cidade conversou com o profissional para homenagear o Dia Nacional do Chef de Cozinha, celebrado nesta segunda-feira (13). ...

13/05/2024 às 15h29

unex medicina

Banco de Dados

Unex abre processo seletivo para Cadastro de Reserva de docentes em Feira de Santana

Estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Inscrições de 13 a 22 de...

13/05/2024 às 13h28

Serviço da Embasa

Feira de Santana e região

Fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (15) para interligar nova adutora

Serviço programado é etapa necessária para colocar em operação, futuramente, a 3ª etapa de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento....

13/05/2024 às 13h20

Unex

Medicina - Unex

Processo Seletivo contempla todos os interessados em ingressar no curso nota máxima do MEC

A Medicina Unex conta com professores, médicos e doutores renomados e de reconhecimento do cenário da saúde local.

13/05/2024 às 13h16

image

Rádio acorda cidade