Feira de Santana

Base Comunitária de Segurança do George Américo inicia aulas preparatórias para concursos militares

De acordo com o PM, a previsão é que o curso tenha duração de 10 meses.

04/03/2024 às 21h29, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Base Comunitária do George Américo
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Começou nesta segunda-feira (4), a aula inaugural para quem deseja ingressar na carreira militar, promovida pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do conjunto George Américo em Feira de Santana.

Esta é a terceira edição do Projeto Educação de Base: “Missão Carreira Policial”, em parceria com o Projeto Quadrivium. Na última quinta-feira (29), todas as inscrições foram efetivadas, na qual os inscritos contemplados entregaram a documentação necessária e tiveram a oportunidade de serem apresentados a alguns professores.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com o comandante da BCS, capitão PM Ferreira Neto. Segundo ele, neste primeiro encontro, foram abordados os assuntos para o Curso de Formação de Oficial (CFO), Soldado da Polícia Militar, além de Polícia Penal.

Base Comunitária do George Américo
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Grata a satisfação que nós recebemos hoje os 40 alunos do turno matutino, e estamos para receber agora à noite, às 19 horas, os 40 alunos do turno noturno. Nós divulgamos em nossas redes sociais há cerca de um mês, que haveria esse curso preparatório para concurso, voltado às carreiras militares. A aula inaugural foi hoje pela manhã, nós convidamos os alunos para essa aula inaugural, e abordaremos nosso foco deste ano, os concursos para a carreira militar, especialmente o CFO, que é o Curso de Formação de Oficial, o curso para Soldado da Polícia Militar e o concurso para a Polícia Penal também. Nós temos alunos de diversas idades, e a gente deu preferência ao pessoal aqui do conjunto George Américo, abrangendo um pouco mais o bairro do Campo Limpo como um todo”, explicou.

Ao Acorda Cidade, o capitão explicou que as vagas foram destinadas para pessoas com menor poder aquisitivo e que não possuem condições para pagar um curso particular.

Base Comunitária do George Américo
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse tipo de curso é bastante dispendioso, se você for pagar um curso desse aí fora, você vai gastar cerca de R$ 1.500 mensal, no mínimo, é um curso mediano, tem cursos até de R$ 3.000 mensal, e aqui nós estamos ofertando de maneira completamente gratuita para o pessoal de baixo poder aquisitivo aqui da comunidade, o nosso corpo discente é formado por policiais militares que são professores tanto de outras instituições, como da própria Polícia, são professores e mestres, então a gente tem um rol de professores que dá para abarcar todas as disciplinas cobradas nos concursos públicos aqui da Bahia e também de todas as outras unidades federativas”, informou o capitão.

De acordo com o PM, a previsão é que o curso tenha duração de 10 meses.

“A gente começou agora no dia 4 de março e a intenção é levar até o mês de dezembro, que é quando ocorrerá provavelmente o último concurso, que é o de formação de oficiais e que abrange mais disciplinas. Então a gente focou nesse Curso de Formação de Oficiais justamente por ele ter uma quantidade maior de disciplinas. Então com essa preparação, a gente consegue abarcar as disciplinas dos outros concursos que são o nosso foco também, que é o concurso de soldado da Polícia Militar e o concurso para a Polícia Penal”, declarou ao Acorda Cidade.

Segundo o capitão, os assuntos são voltados para as áreas específicas cobradas em cada área.

“O concurso é bastante abrangente, tem as matérias eletivas, as normais de sempre, matemática, português, geografia, história e tem as matérias mais específicas, que é o conhecimento jurídico, as matérias do funcionalismo público, o estatuto da Polícia Militar, nossos regulamentos e nossas leis. Nós temos a visão aqui de que a educação transforma, a educação é transformadora. Nós fazemos também outras ações concomitantes a essa, só que nós temos o entendimento de que a educação não se perde. O conhecimento que os alunos vão adquirir aqui vai ser levado para dentro das casas, dentro da comunidade. E talvez com isso a gente consiga mudar a imagem que a Polícia passa, e muitas vezes passa para essa comunidade que muitas vezes a polícia é apenas repressiva. Com isso a gente consegue dar uma nova roupagem aos policiais militares e a Polícia Militar como um todo, passando a nossa doutrina de policiamento comunitário”, destacou.

Base Comunitária do George Américo
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Vagas

O comandante da BCS informou que para este ano, todas as vagas foram preenchidas, mas é bem provável que no início de 2025 uma nova turma seja formada.

“Nós divulgamos nas nossas redes sociais @bcsgeorgeamerico, a inscrição e tivemos mais de 500 inscritos para essas 80 vagas, 40 alunos do matutino e 40 do noturno. Alguns alunos não vieram para assinar o termo de compromisso na semana passada. Então, já abriu algumas vagas que também já foram preenchidas com suplentes. Infelizmente, dessa vez, para os novos alunos que queiram, a gente vai fazer a nova etapa, provavelmente no início do ano que vem, mas ainda temos outros projetos, estou querendo lançar um projeto de informática para que a gente possa ceder também, de maneira gratuita, um curso de informática para o pessoal da comunidade”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A democratização do ensino é essencial para haver a redução das desigualdades sociais. Seja no ensino regular, preparação para Enem ou até mesmo para concursos. A polícia militar da Bahia mostrando mais uma vez o seu lado social e contribuindo para a melhoria de vida de pessoas periféricas.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade