Feira de Santana

Banco de Leite Humano do HEC busca apoio da comunidade para aumentar doações na unidade

Conforme a enfermeira Bruna Talita o HEC também apoia as mães que possuem dificuldades na amamentação com orientações e treinamentos.

23/05/2023 às 15h26, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O estoque de leite materno do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança (HEC) está em um nível preocupante, com apenas 80 litros disponíveis. A enfermeira do banco, Bruna Talita Desidério, enfatizou ao Acorda Cidade sobre a necessidade de aumentar as doações de leite materno para suprir a demanda dos recém-nascidos prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Semi-UTI do hospital.

Como funciona a doação

O hospital recebe o leite refrigerado das mães que são doadoras.

“Esse leite é refrigerado externamente ou no próprio Banco de Leite. E esse leite é degelado e encaminhando para os recém-nascidos prematuros que estão internados na UTI ou na Semi-UTI do hospital. Há duas formas de fazer a doação. A mãe que tiver o desejo de doar ou que teve o bebê aqui no Hospital ou em outras maternidades, ela pode entrar em contato com o Banco de Leite e a gente vai até a casa e a orienta como ela vai fazer essa extração ou caso ela tenha interesse, ela pode vir até o Banco de Leite que a gente também faz essa extração e esse atendimento aqui”, comunicou a enfermeira.

O leite materno é essencial para os bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. Há bebês que têm mães com baixa produção de leite, que estão em estado grave ou com baixo peso, e esses bebês precisam do leite materno para sobreviver.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O leite materno é o único alimento que ele precisa, por isso é tão importante essa doação. A prática de amamentar é essencial, o nosso pilar principal aqui no nosso Banco de Leite é a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno, principalmente à amamentação do bebê e logo após, se essa mãe estiver excedente, ela vai doar esse leite”, pontuou.

A prática da amamentação é incentivada e orientada desde a gestação. As mães são instruídas sobre a importância de se prepararem para amamentar.

“Nós orientamos a mãe quanto a importância dela estar preparada para amamentar. E assim que o bebê nasce, já na sala do parto, o ideal é que esse bebê vá direto para a mama. No entanto, tem muitas mães que possuem dificuldades em amamentar ou que não podem estar amamentando após o parto. Por isso falamos sobre a importância de doar, pois têm mães que não conseguem produzir ou que não pode acompanhar o seu bebê, então o leite doado vai para esses bebês”, abordou.

Orientação e Treinamento

Além de receber as doações, o Hospital Estadual da Criança também oferece orientações e treinamentos para as mães que enfrentam dificuldades e possuem dúvidas em relação ao processo de amamentar.

“Mães que possuem dificuldades de colocar o bebê no peito, dá pega, do posicionamento, a gente dá também orientação e essa consultoria para essa mãe no Banco de Leite. Ela passa por todo treinamento, orientação, a gente dá as dicas, acompanhamos ela e a ensinamos como ela deve amamentar, tanto o bebê a aprender a mamar quanto a mãe aprende a amamentar nesse início. E a maioria das mães que vem ao Banco de Leite e que nos procuram sai com o sucesso na amamentação”, frisou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Orientações e treinamentos? Da pior maneira né? São grossos, sem empatia… Não tem paciência, um momento tão delicado para as mães e eles são brutos. Tive uma experiência horrível. Minha sorte foi que apareceu um anjo. São poucas, mas tem algumas que sabem realmente trabalhar.

  2. Minha irmã entrou em contato para doar. Foi informada que só faziam a coleta uma vez por semana. Acho que precisam melhorar na coleta.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade