Feira de Santana

Associação de Portadores de Fibromialgia chama atenção para principais problemas enfrentados pelos pacientes no município

A associação funciona em uma sede improvisada na Avenida Maria Quitéria.

14/09/2023 às 09h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Portadora de Fibromialgia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Maíse Cristina Pinto Bacelar tem 40 anos, é copeira e está há nove anos afastada do trabalho. Ela é portadora de fibromialgia, uma síndrome clínica que ataca todo o corpo, faz com que sinta dores crônicas, como nas articulações, tendões e por este motivo, além de não conseguir trabalhar, não consegue realizar atividades do dia dia, como tarefas domésticas.

Ela faz parte da Associação de Pessoas com Fibromialgia de Feira de Santana e contou ao Acorda Cidade sobre as principais dificuldades encontradas pelos pacientes no município.

“Decidimos montar uma associação, montada e sonhada de início por duas pessoas. Hoje temos cerca de 400 associados e surgiu com o objetivo de um dar forças para o outro. Sofremos preconceito tanto da família como de profissionais da saúde, precisamos de medicamentos, perícia humanizada e de tratamento com uma equipe multidisciplinar”, disse.

De acordo com Maíse, as dores que sente pelo corpo fazem com que perca até a vontade de viver, se socializar e estar em convívio familiar. Segundo ela, o corpo está sempre com muita fadiga que pode ser considerada como um cansaço crônico.

“Quando eu descobri a fibromialgia ela estava nas articulações e hoje eu me encontro com dor no corpo todo. Na lombar, no quadril, no joelho, na perna. Os dedos das mãos e pés incham e doem também os dentes, não consigo nem mastigar. Além disso, sofremos com o preconceito das pessoas que dizem que é uma dor imaginária”, lamentou.

A paciente relatou que o tratamento da fibromialgia pelo Serviço Único de Saúde (SUS) é precário e faltam medicações importantes e de alto custo.

“Tem o tratamento, mas não tem a cura. Usamos muitas medicações caras e hoje só estamos conseguindo judicializando, encontramos barreiras no SUS, alguns médicos são hostis ao nos atender. Outro dia uma reumatologista disse que eu precisava perder peso, fazer atividade física. A gente precisa de atendimento, com psicólogo, reumatologista psiquiatra, acupunturista, nutricionista, médico da dor e fisioterapeuta. Precisamos de um núcleo multiprofissional, do passe livre e de um atendimento humanizado na perícia do INSS”, comentou.

A paciente contou também que as dores são potencializadas quando há situações de estresse, angústia e ansiedade. Segundo ela, chega a ter crises de precisar ir buscar atendimento na emergência.

Maíse informou que a associação funciona em uma sede improvisada na Avenida Maria Quitéria em frente ao Mercantil Rodrigues e por falta de políticas públicas de apoio sobrevive de doações.

Quem quiser participar ou colaborar, o telefone de contato é (74) 99184 – 9999.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu estou uma semana em crise só quem sabe é quem tem,as pessoas acham que é frescura, manias só Jesus na causa tive que sair do trabalho

  2. Também sou portadora de fibromialgia, meu quadro já está tão agravado q até a visão está comprometida. Quanto ao relato da Maisa e dura realidade e o descaso que sofremos por conta dos órgãos e autoridades competentes a nos apoia nessa luta por nossos direitos e qualidade melhor de vida que foram todos citados pela associada Maísa que uma guerreira nessa cause.

    Um abraço caloroso todos do *ACORDA IDADE*

    1. Boa noite, tenho cunhada e amigas com fibromialgia, acompanho as lutas que cada uma passa, peço as autoridades que ajudem pelas conquistas de direitos, dessas pessoas. Obrigada.

    2. Eu t em faço parte dessa associação que vem nos ajudando e divulgando e qual terrivele viver com fibromialgia. Sim o sus ee precário com atendimento para essa doença, com tudo louvo a Deus pois é o que tento para me assistir. Gratidão @BARBARA@mMaise@Amanda. São excelentes na associação.

      1. Alguém pode mi infirmar o endereço ou telefone dessa associação, pois tenho gente na família com fibromialgia e queria se associar.
        Obrigado, fico no aguardo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade