Feira de Santana

Armação de óculos esquecida na gaveta? Saiba como ajudar a AAPC em campanha para atender pacientes com problemas de visão

A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer também recebe, diariamente, doações de alimentos.

13/02/2024 às 19h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Fachada/ AAPC
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Para promover o bem-estar aos pacientes que possuem problemas na visão, a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana está arrecadando doações de armações de óculos novos ou usados.

Criada pela diretora de Relações Públicas da AAPC, Maria Betânia Andrade, a campanha consiste na realização de consultas oftalmológicas gratuitas aos pacientes. As armações recebidas através das doações são transformadas em óculos novos para as pessoas atendidas.

O Acorda Cidade conversou com Maria Betânia, que deu mais detalhes sobre a ação. De acordo com ela, a campanha, mesmo que pouco divulgada, já acontece há alguns anos.

Maria Betânia Andrade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“A principal iniciativa é colocar os pacientes de câncer, que às vezes estão com a visão afetada, para que eles possam enxergar melhor, que eles possam ter uma vida mais digna e a autoestima elevada. Essa campanha começou há muitos anos, quando eu fui presidente. Então, fui presidente oito anos aqui na Associação de Câncer e lancei essa campanha arrecadando as armações de óculos das pessoas que me dão, levo o paciente para fazer o exame de vista de graça, e ainda coloco óculos nesses pacientes. Com essas armações, a gente só troca a lente. Quem realiza as consultas é um grande amigo, Luís Rogério, um optometrista. Além disso, temos o apoio da Ótica Belmonte, onde também fazem o que podem pelos pacientes”, destacou.

Além dos pacientes atendidos pela AAPC, outras pessoas que necessitam da consulta e do suporte com óculos de grau também são beneficiadas pela campanha. Segundo Betânia, um dos objetivos da ação é ajudar a quem precisa.

“Não somente pacientes da AAPC. Todos que precisarem, inclusive as pessoas que trabalham aqui também. Eu já coloquei óculos em muitas pessoas que trabalham aqui. Então, todas as pessoas que necessitarem de fazer um exame de vista, de um óculos, eu dou prioridade com certeza aos pacientes da AAPC, são para os pacientes, mas às vezes algumas pessoas me pedem e eu tranquilamente também cedo para essas pessoas porque nós podemos ajudar”.

As doações à AAPC para esta campanha podem ser feitas através das armações usadas, lentes de contato ou um óculos novo, diretamente da ótica. A diretora da AAPC ainda reforçou, durante a entrevista ao Acorda Cidade, que os itens podem ser deixados na sede da instituição ou na sua residência.

“As armações a gente troca por motivos de melhorar a aparência, ficar mais bonita ou bonito, uma armação mais jovem, aí a gente vai deixando as outras armações na gaveta. Então vamos tirar essas armações e vamos trazer aqui para a AAPC e entregar à Betânia que eu recebo de bom agrado e posso passar para as pessoas que estão necessitadas. Pode entregar na minha mão, minha casa, onde quiser, porque esse trabalho quem faz sou eu. A gente faz isso para todos que precisam”.

A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer também recebe, diariamente, doações de alimentos. Caso tenha interesse em ajudar, os alimentos recebidos pela instituição são: óleo, café, arroz, biscoito, macarrão, feijão, açúcar, vitamilho e farinha. A APPC está localizada na Rua Tereza Cunha Santana, 174, bairro São João. O telefone para contato é o (75) 3623-6488, além do WhatsApp (75) 99211-1055.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade