Feira de Santana

Áreas do Centro de Abastecimento de Feira de Santana passam por revitalização

As feiras livres também estão sendo requalificadas.

25/03/2024 às 15h10, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

obras no centro de abastecimento ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Alguns entrepostos comerciais de Feira de Santana estão passando por intervenções de limpeza, manutenção e reconstrução das estruturas, como o Centro de Abastecimento que após a requalificação, vai entregar novidades para que os comerciantes e clientes possam usufruir do espaço com um melhor conforto e qualidade. 

O Acorda Cidade conversou com o diretor do entreposto comercial, Cristiano Gonçalves, que falou sobre as transformações no Centro de Abastecimento, além das feiras livres e no Campo do Gado. Estão sendo priorizadas ações estruturais, ordenamento e a limpeza. 

obras no centro de abastecimento
Cristiano Gonçalves | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente está prezando muito por esses três pilares. A limpeza, o secretário Alexandre, teve uma conversa muito boa com a empresa aqui no Centro de Abastecimento, e estamos intensificando bastante em todas as áreas. A questão de ordenamento, tive uma conversa com a associação aqui do centro, com os comerciantes, e nós estamos ordenando todo centro para dar mais mobilidade, ter estacionamento para as pessoas chegarem, os caminhões poderem descarregar as suas mercadorias e não causar congestionamento, para ter mais tranquilidade para as pessoas que aqui vêm fazer suas compras, não perderem tempo”, explicou. 

Já as obras estruturais estão sendo destinadas para melhor aproveitar os espaços que estavam sendo mal utilizados no centro e que traziam insegurança para as pessoas. A encosta está sendo recuperada e, segundo Cristiano, a grama será colocada no local, além de que comerciantes que ocupam essa área serão realocados para outros espaços.

O espaço conhecido como Galpão da Verdura também deve passar por intervenções para atender, principalmente, os vendedores de laranjas e abacaxi que não tinham um espaço apropriado e comercializavam em cima de caminhões, inclusive, ocupando muito espaço e causando congestionamento. 

obras no centro de abastecimento
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além de trazer mais um local adequado para comerciantes e clientes, a revitalização vai atrair mais segurança para a área. 

Cristiano explicou que os novos espaços, chamados docas (local para receber o caminhão) serão instalados para aperfeiçoar o atendimento desses vendedores.  

“O caminhão para naquele local que é um local suspenso, onde ele pode descarregar a mercadoria para poder comercializar. Então, vai ficar mais fácil para descarregar e não descarregar direto no chão. É um local suspenso, que a gente faz uma infraestrutura, onde ele pode descarregar a mercadoria e colocar no local adequado para poder comercializar”. 

obras no centro de abastecimento
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Estacionamento 

Segundo o diretor, o acesso de veículos pequenos também está sendo estudado para melhor atender os clientes e comerciantes que precisam de um local para estacionar. 

“Estamos criando mais áreas de estacionamento, há uma entrada pela Avenida de Canal, onde há uma área de estacionamento. As máquinas estão trabalhando aqui para criar uma limpeza maior. Há um tempo, nós colocamos um material chamado fresado, esse fresado é aquela massa do asfalto, que quando a gente coloca, vira tipo um concreto. E aí nós fresamos toda essa área de estacionamento para as pessoas poderem ter lugar para poder estacionar e fazer compras”, afirmou Cristiano. 

Feiras Livres

As feiras livres também estão sendo requalificadas. A Feirinha da Estação Nova é uma delas. Segundo o diretor, o entreposto possui a maior feira da cidade, com 1.611 feirantes cadastrados. Chega a ter mais vendedores do que o próprio Centro de Abastecimento. 

“Estamos recuperando toda a cobertura que estava meio deteriorada, quando chovia, molhava, e os feirantes pediram essa intervenção. O prefeito liberou essa obra, juntamente com o secretário Alexandre Monteiro, e está tendo essa intervenção. Há pouco tempo também, uma platibanda, que é aquela parte que fica na frente da cobertura, também estava se deslocando, acabou caindo uma parte, e também está tendo essa intervenção, além da pintura e outras intervenções também de melhorias”. 

Ainda segundo Cristiano Gonçalves, as mesmas ações de infraestrutura e manutenção devem alcançar as outras feiras da cidade. 

A feira do Tomba, que está com as obras praticamente concluídas, deve ser inaugurada em breve, afirmou Cristiano. Comerciantes da feirinha reclamaram para a demora da entrega, pois, até o momento, eles não estão ocupando as áreas que consideram adequadas. 

“Está quase tudo pronto, os portões de acesso já estão sendo instalados, outras obras também estão sendo feitas, de esgotamento sanitário para atender o pessoal do peixe. Quem passava na Feira do Tomba, sempre viu o pessoal do peixe vendendo do lado de fora e não vai ter mais aquela venda de peixe, vai ser adequada, atendendo a Portaria 304 da Vigilância Sanitária, então, há novas intervenções, e em breve estaremos entregando um equipamento maravilhoso à comunidade do Tomba”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade