Feira de Santana

Aposentado se queixa da falta de fiscalização nas vagas de estacionamento destinadas aos idosos

Na Semana Nacional da Pessoa Idosa, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana tem intensificado as ações para retirar veículos que estão parados em lugares inadequados para pessoas com deficiência e idosos nas principais avenidas do município.

13/10/2023 às 06h50, Por Domynique Fonseca

Compartilhe essa notícia

Rua Barão do Cotegipe, idoso Crispim
Foto: Ney Silva

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana tem intensificado as ações para retiradas de veículos que estão parando em lugares inadequados, reservados para pessoas com deficiência e idosos nas principais avenidas do município. No entanto, além de fiscalização, existe a necessidade de mais vagas, principalmente próximo a unidades de saúde.

Rua Barão do Cotegipe
Foto: Ney Silva

Crispim Alves Moreira, que possui a permissão de estacionamento para idosos há quinze anos, não conseguiu uma vaga e estacionou em um local proibido na Rua Barão do Cotegipe enquanto aguardava a desocupação de uma das vagas reservadas para idosos. Ele foi abordado por guardas da SMT para a retirada do veículo para não ser notificado ou ter o seu automóvel guinchado.

“Cheguei aqui na Otorrino eram 8h30, aí tinha uma vaga lá de idoso, mas tinha uma carteira em cima do painel. Tenho carteira há mais de quinze anos. Parei na vaga do cadeirante e fiquei esperando um carro na minha frente sair para eu estacionar. Agora, o guarda da SMT desde 8h40, passou com duas viaturas da SMT e mandou retirar o carro, e eu perguntei, em qual lugar iria colocar”, contou Crispim.

Rua Barão do Cotegipe
Foto: Ney Silva

Segundo o aposentado, está difícil estacionar tranquilamente nas ruas da cidade, mesmo tendo a credencial para usar as vagas reservadas para os idosos, ele não consegue encontra essas vagas desocupadas com facilidade.

“Idoso não tem direito em Feira de Santana, não tem direito às vagas. Estou desde 8h40 numa vaga de cadeirante e o guarda chegou e mandou eu sair,” reiterou o aposentado.

Quando perguntado se ele também não estaria cometendo uma infração ao estacionar na vaga de cadeirante, o aposentado completa.

“E o lugar do idoso está aonde? Os particulares estão ocupando todo o lugar, eu chego agora e sou multado”, reclamou o aposentado.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O idoso está todo errado, afinal estacionou em local que não era destinado para ele. Cabe a fiscalização a autuação dos dois, outro problema muito comum em Fsa são os donos de lojas colocarem cavaletes para segurar a vaga, ex na rua de aurora , casas de embalagens e ferragem a vaga dos proprietários estão lá e não tem fiscalização para isso.

  2. É preciso tirar os cones e placas , tambores e placas de marketing das ruas. A gente precisa estacionar mas, os comerciantes entendem que às ruas são propriedades particulares. Vergonha!

  3. Não há mais vagas para idoso em Feira de Santana há muito tempo. Segundo a SMT as vagas para idosos não são mais relulamentadas pois a marcação teria de ser vertical e horizontal, porém só a a vertical pois a horizontal que delimita o espaço está apagada segundo a SMT o que libera a qualquer um colocar veículos particulares, motos e outros veículos, sem que sejam multados. Isso porque o prefeito não disponibilizou uma empresa para efetuar essa delimitação horizontal, uma verdadeira falta de respeito com os idosos dessa cidade.
    Basta contratar uma empresa para delimitar as faixas no asfalto da cidade, melhor que multar e contratar empresas de guinchos para recolher esses veículos para o pátio pagando diárias exorbitantes aos cofres da prefeitura.
    Se liga prefeito, não adianta tirar documento de idoso para colocar no carro seo senhor não disponibiliza essas vagas por falta de pintura no solo.
    Quando o senhor quer fazer o senhor faz. Como tirou a placa de carros oficiais do lado da prefeitura onde não queria mais carros estacionados visto que a placa deixou de ser regulamentada e mandou colocar placas de proibido parar e estacionar, por puro capricho.

  4. Além de terem fiscalizações esporádicas e em poucos locais, quero destacar também que incrivelmente (e lamentavelmente) a Secretaria não emite credenciais de uso de vagas especiais para gestantes. Soube que, quem deseja emiti-la, precisa ir a Salvador e ter comprovante de residência com endereço de lá. A credencial é válida em todo o território nacional, mas aqui não se faz a emissão. Como os prepostos farão a fiscalização e saberão se a pessoa que está utilizando a vaga realmente tem o direito de usá-la? Deve-se colocar um sapatinho ou uma fralda no lugar da credencial??

  5. Verdade a vaga de idoso está sendo ocupada por qualquer cidadão sem credencial nenhuma, agora o idoso não desfruta do seu direito adquirido por lei. O SMTT nada faz, cadê a fiscalização pelo amor de Deus!

  6. Quer vê a fiscalização, pare onde tem placa de proibido estacionar, onde algumas delas estão espalhadas em locais, que não entendo pq estão ali, onde não atrapalha o trânsito, não tira a visão, só estão para quando alguém parar, ser guinchado. Ex : Uma placa de proibido estacionar próximo a ladeira do lado da entrada do centro de abastecimento, só serve pra punir os motoristas com o carro sendo guinchado, placa pouco visível em uma rua larga, onde não precisava ter proibição. Punição sem razão, e esvaziando o bolso do cidadão.

  7. Não tem como entender as pessoas… O idoso está reclamando de falta de fiscalização e falta de vaga para idoso, mas ele estava estacionado na vaga de deficiente (tirando o direito de um deficiente estacionar) e inclusive foi abordado por um guarda (fazendo fiscalização) que falou pra ele sair pra não ser multado. Engraçado que o carro é dele e o guarda que tem que dizer onde ele vai estacionar 😂😂😂 eh coisa viu?

  8. Não existem fiscalização eficaz aqui se desrespeita tudo desde vaga de idoso, lojas que criam estacionamento privativo na frente claramente em desacordo do CTB e até excesso de vagas para táxis como é o caso da lateral do shopping Boulevard.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade