Feira de Santana

Após reunião, Coelba e prefeitura planejam implantar fiação subterrânea em avenidas de Feira de Santana 

O processo, que ocorre através de dutos embutidos no solo, ainda tem a finalidade de contribuir com a segurança da população em espaços públicos e garantir a estética no meio urbano.

26/01/2024 às 14h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Fiação centro da cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

A fim de melhorar a infraestrutura de Feira de Santana e reduzir problemas de descargas elétricas e até incêndio em fiações, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, se reuniu, na última semana, com Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), para uma possível parceria na instalação de fiação subterrânea nas principais avenidas da cidade.

O processo, que ocorre através de dutos embutidos no solo, ainda tem a finalidade de contribuir com a segurança da população em espaços públicos e garantir a estética no meio urbano.

Fiação centro da cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Secretário de Planejamento do Município (Seplan), Carlos Brito, contou como foi o encontro, além de evidenciar a presença do presidente da Coelba que esteve motivado a dar início ao projeto em Feira de Santana.

“Realmente, o prefeito Colbert foi visitado pelo presidente da Coelba e ele nos convocou para estarmos presentes em uma reunião, onde foi tratado um assunto que é muito importante para o futuro de Feira, que é a retirada dessas linhas de transmissão, esse cabeamento muito velho nas principais ruas da cidade, e nada mais justo para a cidade que a Coelba proceda a esse rebaixamento dessas linhas, faça uma vala de serviço só para a energia, onde coloque todos esses fios, que de vez em quando estão pegando fogo, não da Coelba, mas sim das telefonias, que provocam curtos-circuitos nas redes, prejudicam os moradores e queimam-se aparelhos. Então, é preciso dar um redimensionamento nessa estrutura. A prova está aí que a estrutura da Coelba local foi melhorada, botaram gerentes, diretores por aqui, comandando uma área e isso é um muito bom sinal de uma boa convivência, já que se demora muito para se analisar um projeto, mas estamos sentindo que essa relação de Coelba com a cidade de Feira de Santana vai ter um upgrade ligeiro”, disse.

Secretário de Planejamento
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ainda de acordo com o secretário Carlos Brito, se fosse possível, toda a cidade receberia a nova estrutura. Porém, neste primeiro momento, o projeto da Coelba contemplará as principais avenidas da cidade.

“Se fosse da nossa vontade, contemplaria todas as ruas, mas o investimento é muito alto e nós estamos pedindo, o prefeito pediu as áreas do projeto centro, as principais avenidas na primeira etapa. Depois, vai para a segunda etapa, porque realmente é uma ação que vai mudar muito a parte do visual da cidade, a qualidade da energia que chega aos lares de todo mundo, das empresas, porque você está vendo quedas direto de corrente, queima de aparelhos, são problemas que, no meu entendimento, isso é falta de investimento da empresa. Mas, esse novo presidente está com muita boa disposição, isso é muito importante, que nós tenhamos esse apoio da Coelba”.

Fiação centro da cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Questionado sobre o investimento para a execução da fiação subterrânea, Carlos Brito disse não saber, mas garantiu que será um grande investimento. Ele também destacou sobre uma possível parceria entre a Coelba e a área cultural em Feira de Santana, no apoio a artistas locais.

“Não tenho ideia do investimento, mas é muito dinheiro, não é pouco. A empresa vai dando retorno do que ela já levou também. Ela vende um produto e quem vende produto tem que prestar um bom serviço e é isso que nós estamos esperando. Outro ponto muito importante, que ponderamos com algumas pessoas da Coelba, é que a empresa possa dar um retorno, por exemplo, na área cultural, para Feira de Santana. A Coelba tem um programa cultural. Esse programa é basicamente só para Salvador, para o ‘primo rico’. É preciso socializar para que os artistas de Feira de Santana, a cultura de Feira de Santana como de toda a região, possam também receber, terem um retorno do que se possa investir. Ele ficou muito sensível também, não tratamos diretamente com o presidente, mas tratamos com os diretores, que precisam olhar para Feira também nesse aspecto. A cultura em feira precisa desse apoio que o pessoal dá em Salvador, as cidades maiores desse estado precisam também ter esse apoio”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Governo da Cidade está mais perdido que cego em tiroteio , a cidade toda Bagunçada , começaram um túnel Liner e nunca terminaram agora querem redes elétricas subterrâneas , isso não sai do papel nem daqui a,100 anos ,um projeto deste Porte e muita coisa , BRT liga a nada , terminais saber telhados baixos todo dia são arrancados , fala sério secretário a ideia é super ótima mais não sairá do papel ,nem Marechal Deodoro com menos de 1 km vcs conseguiram endireitar , o Tomba em vez de abrir , enlarguecer a rua eles fecharam mais pichando mais o mercado para a rua ali aquela feira já deveria ter sido retirada e mudada de local ,não estrangular mais as passagens de veículos como estão fazendo , fala sério secretário ,acorda vcs estão dormindo no Ponto

  2. Isso uma piada, no projeto do novo centro já tinha isso dentro do projeto, agora vem como se fosse uma nova obra sendo que o novo centro não acabou ainda. Vai terminar as obras Colbert ninguém te suporta mais nessa Fsa, tudo a ver navios, péssimo prefeito, você nem passa na minha rua, é possível que o povo lhe afogue nos buracos.

    1. Esses caras estão de piadas conosco , nem uma rodoviária descente conseguiram construir , o túnel Liner inacabado ,a cidade inundada , BRT liga a nada , lixo por toda a cidade agora a Coelba imantar rede subterrânea nem A Capital eles fizeram imagina aqui na Roça

  3. Mas que salada é essa a justificativa do Secretário para o serviço? Fala que fiação é velha e precisa ter vala de serviço exclusiva pra rede elétrica, pra evitar curtos circuitos, e depois fala que na verdade o problema é na rede de telefonia (E sabemos que é mesmo é nas redes de Internet). E de que adiantaria melhorias na rede da Coelba, se estes curtos acontecem em ligações elétricas clandestinas e caóticas (feitas de qualquer jeito, certamente por gente que nem é do ramo). E o que é que tem a ver uso de fiação subterrânea com queda de energia? Pra isso tem que investir é em capacidade de carga, em dividir a cidade em mais subestações para suportar melhor a demanda e, na ponta da linha, usar transformadores de maior capacidade… E se a fiação é antiga e precisa ser trocada, até para evitar acidentes, curtos circuitos no contato com árvores, etc, basta a Coelba fazer o que já faz em algumas áreas, que é trocar condutores expostos de alumínio por condutores isolados (aqueles de alta tensão na cor cinza, presos a estruturas em forma de, e os de baixa tensão aqueles a cor preta torcidos como uma corda). No meio da conversa é que ele acaba mesmo admitindo que é por uma questão estética, pra mudar o visual da cidade… Será mesmo que a Coelba vai querer entrar nessa? Ou na verdade o que está em projeto é a mudança do padrão da fiação, como falei acima, e o prefeito tá querendo construir uma narrativa para uma promessa eleitoreira? Mudança para fiação subterrânea tem um custo e não é baixo, como o próprio secretário admitiu…
    Vocês acham mesmo que a Coelba vai querer assumir isso? Não é nem obrigada (nem adianta a Prefeitura a apelar que tão ganhando muito dinheiro, apesar de realmente ser verdade). O que vale é o Contrato com o Estado (que ainda é o titular do serviço), e esse não obriga a implantar soluções de estética. Onde isso foi feito, como em algumas áreas histórias e/ou turísticas de Salvador e de outras capitais, foi com dinheiro público. Será que vão querer torrar dinheiro do município nisso aí, com tanta coisa urgente pra fazer? Não basta terem torrado nesse BRT ridículo, que até hoje não disse a que veio? E olhe que o secretário nem sabe o valor exato… OK que ele é arquiteto, e o papel dele é idealizar… Projeto executivo e cálculo dos custos é trabalho de engenheiro. Será que não tem nenhum na prefeitura? Pensando bem, aposto mais na mera narrativa…

  4. Gente a regiao da Maria Quitéria próx a Jacuipe está abandonada, o pessoa rouba fio a luz do dia, existem terrenos baldios onde o consumo de droga é frequente, todo mundo correndo perigo, poderia a polícia fazer rondas pelo local , entrar nos terrenos, pelo menos para assustar os viciados, está muito perigoso!!!

  5. União de um ente privado campeão de queixas no Procon com um ente público campeão de obras inacabadas. Aguardemos o que sairá desse casamento.

    1. A Coelba nao da Manuntençcao nas Redes Aereas imagina Subterraneas , isso e piada para nos fazer Rir , a ideaia e otima mais aqui em feira nao sai do Papel nem daqui a 100 ANOS , tu imagina o perigo para os moradores e transuentes ,Fala Serio Secretario

  6. Só mais uma empresa pro competentíssimo, prá não dizer o contrário, do prefeito colocar a culpa pela bagunça e pelos buracos na mal cuidada cidade. E tome falta de óleo de peroba.

  7. Esse projeto eu já ouvi falar desde a década de 70 quando eu morava em Salvador e seria implantado em toda região do bairro do Comércio. Pelo que me lembro, passados 50 anos e até hoje a fiação subterrânea nunca foi implantada. Posso está enganado.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade