Feira de Santana

Após manifestação de comerciantes, cobrança do estacionamento no Centro de Abastecimento é adiada

O pagamento deveria ter iniciado na última quarta-feira (1º).

03/11/2023 às 12h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na tarde da última terça-feira (31), diversos comerciantes do Centro de Abastecimento de Feira de Santana se reuniram para discutir sobre o pagamento do estacionamento no entreposto comercial.

Segundo eles, a prefeitura teria baixado um decreto que autorizava esta cobrança a partir do dia 1º de novembro. No entanto, o pagamento ainda não está sendo cobrado e os comerciantes aguardam um audiência com o prefeito Colbert Martins.

A reportagem do Acorda Cidade esteve na manhã desta sexta-feira (3) no Centro de Abastecimento, onde registrou grande movimentação, em virtude do não funcionamento no dia de ontem (2) feriado de Finados.

Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Jorge da Pinha, comerciante da área da Ceasa, a principal preocupação neste momento, é ter queda de movimento por parte de clientes, e espera que a categoria possa se reunir com o prefeito.

“Por enquanto eles não estão cobrando, porém estão com essa pauta para cobrar. Nós tivemos uma reunião com o objetivo de não deixar eles cobrarem, mas no momento tudo está fluindo normal. Estamos com medo de diminuir o movimento, pois as pessoas irão pensar duas vezes antes de virem aqui na Ceasa com essa cobrança. Vamos verificar com o prefeito, nós já pagamos tanto importo que eu não sei se essa cobrança aqui do Centro de Abastecimento seria o correto. O pessoal já formou um grupo para tentar uma audiência com o prefeito com a ideia dele realmente suspender esta cobrança”, pontuou.

Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Joel dos Santos que estava carregando o veículo com mercadorias, também relatou os principais problemas que são registrados durante o dia na área da Ceasa. Para ele, é necessário que haja uma reorganização sem cobranças para as pessoas que frequentam o local. Ele frisou que há veículos de carga e descarga, veículos de clientes, pessoas que circulam entre os carros, além dos carregadores com os carros de mão.

Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A realidade é que nós temos pouco espaço para trafegar aqui dentro do Centro de Abastecimento. Tem dia que desde lá da entrada, até chegar aqui onde eu pego o material, é uma grande bagunça, leva até 40 minutos, pois é uma para para, os carros querendo estacionar, as pessoas passando no meio dos carros, você precisa dirigir com atenção e de forma lenta para não acontecer algo grave, além do pessoal que passa com o carro de mão, você fica com medo de arranhar, ter o veículo danificado, é uma verdadeira desorganização e ainda querem cobrar”, relatou.

A prefeitura de Feira de Santana enviou a seguinte nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural esclarece que não procede a informação de que a “cobrança do estacionamento no Centro de Abastecimento é adiada”. A empresa F Alves Queiroz Eirelli é responsável pela administração, controle, exploração comercial e manutenção do estacionamento de carga e descarga do entreposto. Portanto, a empresa detém autonomia para operacionalizar o serviço.

O objetivo principal de resgatar a CEASA como espaço de comercialização e ambiente de negócios pressupõe a prioridade dos espaços para veículos de carga, descarga e veículos de pequeno porte sejam de fretes ou de clientes em atacado.

Há dois meses, a empresa iniciou a cobrança de estacionamento rotativo sem comunicação prévia ou sequer informar à Prefeitura. No entanto, desde então, foi realizado um trabalho educativo no entreposto junto a comerciantes e consumidores, visando o melhor ordenamento no local. Esse trabalho já foi concluído e a empresa está apta a iniciar a cobrança assim que julgar necessário.

É importante ressaltar que, está estabelecido um prazo de 2 (duas) horas para clientes que estejam em compras poderem ter 100% de gratuidade dentro do centro comercial. Somente após esse período de compras a taxa passará a ser cobrada.

Também é importante ressaltar que o objetivo maior é o ordenamento do Centro de Abastecimento, facilitando o acesso dos veículos de médio e grande porte que atuam na carga e descarga. Os recursos oriundos do contrato de concessão serão revertidos em investimentos no próprio entreposto. É válido ainda lembrar que o Shopping Cidade das Compras, situado ao lado do Centro de Abastecimento, possui um amplo estacionamento gratuito para todos os clientes.

Outras mudanças, como o acesso exclusivo por portarias distintas, separando veículos de passeio de veículos de carga e descarga também irão ocorrer.

As reformas do entreposto também já estão em andamento, onde o galpão de cereais, galpão de carnes e a rede de drenagem também já estão em fase de conclusão pra iniciar novas intervenções em outras áreas do centro de abastecimento.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Estacionamento do Centro de Abastecimento volta a ser cobrado nesta quarta (1º); comerciantes protestam

Centro de Abastecimento passa a cobrar por estacionamento; prefeitura diz que medida será avaliada

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem que cobrar realmente, também organizar e limpar o ambiente, o centro de abastecimento muito sujo e desorganizado, cobrança tem que acontecer, não vai diminuir o movimento em nada.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade