Muito Frio

Após frio intenso na madrugada de hoje, estação climatológica da Uefs prevê aumento das temperaturas

Há cerca de 15 dias, o clima também foi frio nas primeiras horas do dia, com temperaturas em torno de 15 graus.

31/08/2022 às 17h27, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Acorda Cidade (Arquivo)

A madrugada desta quarta-feira (31) registrou baixas temperaturas, em torno de 16 graus, em Feira de Santana, e pode ser considerada como uma das mais frias deste ano.

Há cerca de 15 dias, o clima também foi frio nas primeiras horas do dia, com temperaturas em torno de 15 graus. A informação é da coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ela pontuou que atualmente a estação, que tem enfrentado grandes dificuldades para se manter funcionando, conta com um equipamento capaz de realizar a previsão do tempo e coletar alguns dados, porém não é tão preciso quanto o que havia na estação anteriormente.

Entretanto, segundo os registros que puderam ser feitos, o inverno em Feira de Santana chegou no tempo correto e com bastante chuva. Por outro lado, o frio demorou a chegar, e agora pode ser sentido com mais intensidade devido às frentes frias que atingem a região.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essas frentes estão chegando, e isso é normal no período de inverno, que está frio. Mas os outros também foram bastante frios, e isso é uma constante, estar chovendo muito, apesar de que esse ano o frio chegou tardiamente. O inverno para nós é um período de chuva e ele chegou no período certo, mas o frio chegou tardiamente, a exemplo do São João que não foi frio, e chegou praticamente agora em julho. Agosto também está bastante frio”, afirmou a profissional especializada no tempo.

Segundo Leal, a previsão é que nos próximos dias a temperatura já comece a aumentar, e ela espera que esta noite, que foi tão gelada, tenha sido o último suspiro deste inverno.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A nossa previsão é que já comece a esquentar com a chegada da primavera, agora em setembro, e também com a diminuição das chuvas. É mais ou menos assim que se comporta o clima da nossa região: temos uma primavera muito seca e é quando menos chove. As temperaturas eu acredito que elas vão começar a aumentar a partir de agora e nossa esperança é que este tenha sido o último suspiro do inverno. A chuva pode continuar, mas o frio vai começar a arrefecer a partir de agora. O grande problema desse frio é também a ventania, estamos com muito vento aqui e com a umidade, aumenta a intensidade do frio, como também o vento, que está aumentando a sensação de baixas temperaturas, principalmente à noite”, explicou.

Ela informou que o município tem atingido as temperaturas mínimas durante a madrugada, em torno de 2 ou 3 horas da manhã. Às 4h da manhã seria realmente o horário mais frio. Com a chegada das frentes, há um pequeno aumento de temperatura, e depois uma grande queda, com muita chuva de manhã.

Começando do zero

A coordenadora da Estação Climatológica pontuou que o órgão, que funciona através de uma parceria da Uefs com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vem enfrentando grandes dificuldades para conseguir se manter e com a pandemia e a paralisação das atividades econômicas, o trabalho ficou ainda mais prejudicado.

“Nesse período pós-pandêmico resolvemos organizar a estação. A universidade está colocando todo o empenho na melhoria e na reforma. Os funcionários, nesse período, se aposentaram e estamos com dificuldade de contratar novas pessoas, porque não tem concurso público e também Reda [Regime Especial de Direito Administrativo], e tem que ser uma pessoa bem específica da área. Estamos tentando fazer remobilização de pessoas e estagiários para que voltem à estação, então estamos com um grande problema de recursos humanos e de equipamentos”, esclareceu Rosângela Leal.

Ela mostrou que está empenhada em fazer relatórios e montou também um grupo de trabalho com professores do Departamento de Tecnologia e de outras áreas interessados nessa área, para que juntos consigam reorganizar a estação.

“Estamos fazendo um esforço de arrumar tudo, um relatório de danos para a reposição dos equipamentos, sem contar que já está no período de renovação do convênio que a gente tem com Instituto Nacional de Meteorologia, e aí estamos vendo os prejuízos, os danos físicos que aconteceram, não só de equipamentos, mas abrigos de equipamentos que foram danificados, afinal foram dois anos sem manutenção e sem uso. Qualquer material ou imóvel que você deixa de utilizar, ele cai em depreciação”, informou.

Ela destacou que é necessário arrumar toda a parte elétrica, de marcenaria, vidraria com substituição de equipamentos. Mas todo esse investimento depende da liberação de verbas do governo federal.

“Vamos pedir ao Inmet, porque essa não é nossa responsabilidade. A estação é do Inmet em parceria com a Uefs, e quem arruma e substitui os equipamentos é o Inmet, que como órgão federal está passando também por sérias dificuldades e está sem condições de repor esses equipamentos. Estamos vendo se nessa renovação de parceria, conseguiremos fazer esse ajuste para voltar a trabalhar. Estamos fazendo todo o esforço e estamos com uma previsão que daqui a dois ou três meses, até o final do ano, ela volte a funcionar, e isso é um grande prejuízo, porque já íamos fazer 30 anos de coleta, e com a interrupção da coleta desses dados, nós praticamente perdemos todo esse período e vamos ter que recomeçar tudo novamente”, lamentou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ai vemos perfeitamente como o Desgoverno Federal se esforça o máximo possível pra destruir toda pesquisa e desenvolvimento do país. Parabéns ao Minto!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade