Feira de Santana

Aluno que comentou publicação racista em rede social é afastado de faculdade; autora foi expulsa

Afastamento do aluno foi decretado e situação é analisada em processo administrativo disciplinar interno.

22/09/2022 às 19h34, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O aluno que riu de uma publicação racista em uma rede social foi afastado de uma faculdade particular de Feira de Santana. A autora da publicação foi expulsa da instituição após publicar a frase: “Odeio Lula, porque ele inventou o Fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”.

Em seguida, o aluno, que faz o 4° semestre de direito, respondeu a publicação: “KKKKKKKKK um monte * **”, e a aluna, que faz o mesmo curso, mas estava no 7° período, rebateu com o seguinte questionamento: “pobre ou preto?”.

Segundo a faculdade, o afastamento do aluno foi decretado e a situação dele é analisada em um processo administrativo disciplinar interno. A expulsão dele após a avaliação da instituição não está descartada.

O anúncio da expulsão da autora da postagem racista foi feito para centenas de alunos da instituição pelo pró-reitor Gustavo Checcucci.

Após o anúncio, os alunos comemoraram e aplaudiram a decisão tomada pela faculdade.

Possíveis sanções jurídicas

A Ordem dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) informou à TV Subaé, afiliada da TV Bahia, que a estudante pode responder pelo crime de racismo ou injúria racial. No entanto, a sanção jurídica dependeria de como o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai oferecer a denúncia contra ela, se o órgão efetivamente entrar no caso.

De acordo com a OAB-BA, apenas o Ministério Público tem legitimidade para propor uma ação penal pública incondicionada. O MP-BA disse que soube do caso na terça-feira (20) e que vai decidir se vai formalizar um inquérito ou processo após uma promotora se inteirar do fato.

Protesto contra o racismo

Antes da notícia de expulsão da aluna, um grupo de estudantes se reuniu em frente à faculdade e protestou contra o ato racista.

Em um vídeo gravado por um aparelho celular, os manifestantes gritam palavras de ordens como: “Não é nessa instituição que vai ter lugar para racismo” e “racismo não tem vez”.

Na terça-feira (20), a instituição publicou uma nota de esclarecimento em uma rede social. Confira abaixo na íntegra:

“O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição. Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Fonte: G1 Bahia

Leia também: Unifan realizará mais uma reunião para tratar sobre estudante que publicou comentários racistas em rede social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não estou defendendo a moça, deixo claro, mas o Fies não é um financiamento estudantil diferente do ProUni, por exemplo, e no seu critério de avaliação toma como base a renda e não a quantidade de melanina que a pessoa tem na pele? Assim sendo, não se descartaria o racismo das palavras da moça? Outrossim, o/a colega perguntou: “Preto ou pobre?”, Se a resposta foi preto é uma coisa, todavia se foi pobre ou não houve resposta não permaneceria afastado o crime de racismo? Na oportunidade sou amarelo, África e Portugal misturado viu? Rs

  2. Infelizmente temos que conviver com esse tipo de situação em pleno seculo que vivemos, chega a ser digna de pena uma pessoa que tem esse tipo de pensamento, pois acabamos de passar por uma pandemia que pensamos ser uma alerta para as pessoas terem mais amor no coração e se conscientizasse que somos tão frágeis e ainda se perde tempo com preconceito lamentável.

  3. *Vamos acabar com tanto ódio,com tanto preconceito,vamos acabar com tanta violência,o mundo,as pessoas precisam de paz e de mais amor ao próximo,a cor do sangue que corre em todos os corpos são da mesma COR !

    1. Primeiramente, para falarmos sobre racismo inverso, devemos descobrir se houve na história da escravidão algum navio ”branqueiro”, cheio de escravos brancos que foram retirados à força de seu país e enviados em condições desumanas para países que se apropriaram de suas vidas e os transformaram em escravos. Será que isso realmente aconteceu? É óbvio que não! Não existe racismo reverso, dentre outras razões, pelo fato de que nunca houve escravidão reversa, nem imposição de valores culturais e religiosos dos povos africanos e indígenas ao homem branco, tampouco o genocídio da população branca, como ocorre até hoje o genocídio do jovem negro brasileiro….

    2. Ninguém lhe explicou que o crime acontece quando grupos historicamente discriminados são ofendidos? Branco nunca foi vítima de discriminação. Talvez uma volta aos estudos lhe faça bem.

  4. Atitude correta da faculdade em excluir do seu quadro de aluno está pessoa que fez os comentários racista e também a punição deve se estender às outras pessoas que fizeram parte destes comentários

  5. Decisão acertada da instituição de ensino. Quem comentou concordando com a racista merecia ter o mesmo destino dela: ser excluído do quadro da faculdade.

  6. Que Vergonha. Membros do MP saiam do ar condicionado e honrem os seus altíssimos salários. A sociedade está cansada da omissão de Vocês do Judiciario e desses casos que passam sem punição.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade