Na Câmara 

Agentes de trânsito cobram a ampliação do número de servidores

Segundo a presidente da Associação de Agentes de Trânsito, somente 88 agentes atuam nas ruas de Feira de Santana.

31/10/2023 às 17h00, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Agentes de trânsito de Feira de Santana na câmara ft Paulo José Acorda Cidade2
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na manhã desta terça-feira (31), na Câmara Municipal de Feira de Santana, agentes da Superintendência de Municipal de Trânsito (SMT) estiveram presentes para cobrar uma discussão em torno do Projeto de Lei que vai ampliar o número de servidores em operação nas ruas. De acordo com os dados do IBGE, o município possui mais de 300 mil veículos em sua frota. 

Ao Acorda Cidade, a presidente da Associação de Agentes de Trânsito, Iara Alves, falou sobre o projeto de lei que pode melhorar as condições da execução do serviço pelos agentes da SMT. 

Agentes de trânsito de Feira de Santana na câmara ft Paulo José Acorda Cidade2
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Hoje nós viemos acompanhar a votação do projeto de lei que altera alguns dispositivos da 01/94 que é o estatuto de servidor. Do nosso interesse como servidor da prefeitura, nós temos o aumento do número do efetivo de 120 para 180 agentes de trânsito. Ainda não é o ideal pela recomendação do Denatran, de acordo com o volume de veículos da cidade e ainda mais por ela ser um entroncamento rodoviário, a gente precisaria de pelo menos 300 agentes de trânsito”, explicou. 

Além disso, o projeto prevê a regulamentação da progressão de carreira vertical e horizontal, que possibilita ao servidor conquistar novos cargos através do alcance de graduação, pós, mestrado e doutorado. 

Agentes de trânsito de Feira de Santana na câmara ft Paulo José Acorda Cidade2
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo a presidente, alguns vereadores já sinalizaram apoio ao projeto. Agora, a categoria conta com a participação de todos os agentes para pressionar as autoridades na obtenção da conquista para todos.

“A gente até falou inicialmente que era para estar uma maioria dos servidores aqui, porque não só os agentes de trânsito vai ter mudança, mas outras categorias também. 

Além disso, ela contou que na primeira lei de criação da SMT eram assegurados 120 agentes, mas atualmente somente 88 trabalham em campo na rua. 

Agentes de trânsito de Feira de Santana na câmara ft Paulo José Acorda Cidade2
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Hoje no operacional, entre duas rodas e quatro rodas, nós temos cerca de 88 agentes de trânsito trabalhando na rua. Os 40 restantes são administrativos, alguns estão afastados, e muitos também saíram. Então, hoje nós não temos o número de 120 agentes, temos 107 agentes. Tem um pessoal também que está no vídeo-monitoramento”, ressaltou. 

A presidente ainda explicu que essa redução no número de trabalhadores diminui as operações que são realizadas no centro da cidade e que o aumento proposto pela categoria vai melhorar as condições do trabalho. 

“Já vai realmente ajudar ao serviço, ao trabalho diário. 180 agentes de trânsito é um número que a gente considera, para o momento, ideal”, finalizou.

O Projeto de Lei Complementar que amplia o número de vagas em diversas áreas do funcionalismo municipal e proporciona a “gratificação técnica” para algumas carreiras foi aprovado em primeira votação na sessão de hoje da Câmara Municipal. Além dos agentes de trânsito, servidores de várias categorias compareceram às galerias do Legislativo para acompanhar a votação da matéria, de origem do Poder Executivo. Todos aplaudiram o Legislativo, ao final, satisfeitos com a aprovação do conteúdo. A presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB), cumprimentou os funcionários públicos presentes, pela conquista, e assegurou para amanhã a segunda e definitiva votação, para que em breve o projeto seja sancionado pelo prefeito e entre em vigor.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando esse projeto de agentes de trânsito foi criado se via agentes no trânsito e nas faixas de pedestres. Auxiliavam nos sinistros. Hoje não auxiliam mais em sinistros, só se houver vítima, não ficam mais nas faixas de pedestre, os que ficam são terceirizados, ficam apenas procurando motivo para multas e passeando de moto e carro. Mais funcionários para quê? Para inflar a folha de pagamento com pessoas sem fazerem nada? Essa semana eu vi um fato em frente ao edifício Metropolita Center na Rua Barão do Rio Branco. Um senhor parou o carro na vaga para idosos e deixou o pisca alerta ligado. Ele estava com a sua mãe idosa e desceu e a levou até a entrada do edifício. Passou um agente de moto, parou e começou a tirar fotos para a multa. O senhor chegou e falou educadamente a ele que tinha parado para acompanhar a mãe até a entrada do edifício e o agente continuou com o processo de multa, mesmo o senhor tendo trazido a idosa mãe dele para o agente ver. Sinceramente. Explodiu um transformador no mês passado na rua Conselheiro Franco e no semáforo em frente ao Bradesco não tinha um agente de trânsito. Todo esse tempo aqui no contorno do sobradinho em obras para a duplicação no maior caos nunca apareceu sequer um agente de trânsito. Para que mais agentes mesmo?

  2. eu não vejo fazendo nada esses agente de trânsito,não vejo orientando ninguém,as únicas coisas q vejo é em creche fazendo brincadeiras esses agente de trânsito tem q é trabalhar nas ruas fazer alguma coisa q presta ***

  3. Concordo plenamente com a Sandra,esse grupo não me representa em nada a cidade e se tornou uma empresa de multas nos que rodamos aplicativo e multa todo dia ontem mesmo recebi uma por para o carro na igreja dos remédios para o cliente descer, esse grupo tinha que acabar em feira não sever pra nada não ajuda em nada a cidade jogada no lixo o negócio desse grupo e só telefone e ar-condicionado

  4. Para que essa aplicação no número? Desafio qualquer veículo de comunicação feirense a mostrar que os agentes de trânsito de Fsa não são apenas agentes das multas. Eles não fazem uma orientação no trânsito, servem apenas para multar. A indústria da multa em Feira quer ampliar o quantitativo. Oh Cidade sem rumo.

  5. Concordo com os comentários abaixo, com exceção de poucos, exemplo Sr Chico que todos conhecem no centro de Feira de Santana, pois conquistou seu espaço pelo carisma e educação, os demais são extremamente arrogantes, nem abaixo o vidro do carro não fazem, quem dirá descer para instruir algum condutor.

  6. Desculpa, mas está aí um grupo de trabalhadores que não serve para quase nada na cidade. A maior parte só trabalhada dentro carro. Quando desce, é para comer em padaria. Por que não saem pela cidade andando? Por que não ficam em sinaleiras para ver se alguém passa o sinal? Vejo muitos conversando em duplas ou no celular.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade