Feira de Santana

Agentes comunitários e de endemias de Feira comemoram novo piso aprovado pela Câmara

O salário da categoria sai então dos atuais R$ 1.550 para dois salários mínimos.

10/08/2022 às 11h43, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Após duas votações em duas sessões foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o novo piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município.

O salário da categoria sai então dos atuais R$ 1.550 para dois salários mínimos, conforme estabelece a lei do piso nacional 3614, aprovada no Congresso em 5 de maio deste ano.

A sessão da Câmara foi acompanhada por grande parte da categoria, que lotou os assentos e o espaço externo da Casa Legislativa. E já no fim da votação, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Nelson do Rosário, teve um mal estar e precisou ser encaminhado para uma unidade de saúde.  

Em meio ao tumulto e a grande expectativa dos agentes durante a votação dentro e fora do espaço, a notícia veio positiva e o choro de alegria pela vitória, com todo direito de oração em agradecimento.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A agente comunitária de endemias Núbia Carvalho de Oliveira, que atua na região do Conjunto Feira IX, também se emocionou com a aprovação do novo piso para os agentes.

“Para a gente foi uma vitória imensa, porque estávamos aguardando isso há muito tempo. Não tenho palavras, foi unânime essa votação, e tinha que ser assim mesmo, porque a gente merece. Todos nós estamos emocionados, porque a luta foi árdua. Tudo que a gente deseja é já em agosto receber o novo piso”, celebrou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A agente comunitária de saúde Conceição Barcelar, que faz parte da diretoria Sindacs, também destacou a luta de ambas as categorias para conseguir a aprovação deste novo piso salarial, o qual esperam receber já a partir deste mês.

“Este é um momento de muita alegria pela certeza do dever cumprido. Em uma só sessão foi votado, nas duas discussões, o nosso piso salarial, a lei 065 de 2022. Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, por unanimidade”, comemorou Conceição Barcelar.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Segundo ela, além do novo piso salarial, outros benefícios foram aprovados dentro do projeto, como o direito ao adicional por insalubridade e aposentadoria especial.

“Foram direitos adquiridos pela categoria dos agentes comunitários. Esperamos que ainda neste mês de agosto, o prefeito de Feira de Santana pague o nosso piso salarial. Estamos ansiosamente esperando que saia agora”, ressaltou a agente comunitária.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dois salários é uma Vitória de pierrô. Pois o IRPF corrói tudo. A “vantagem” será na eventual aposentadoria se forrem com esse valor.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade