Feira de Santana

Advogado pede afastamento e prisão do prefeito Colbert Martins por descumprir decisões judiciais

O segundo processo que vem sendo descumprido pelo prefeito é com relação aos guardas municipais que foram aprovados em concurso público.

17/10/2022 às 10h30, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O advogado Ronaldo Mendes protocolou junto à 2ª Vara da Fazenda Pública, na última quinta-feira (13), um pedido de afastamento e prisão contra o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho.

A razão do pedido é o descumprimento, por parte do chefe do Poder Executivo, de determinações judiciais em três ações civis públicas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o advogado Ronaldo Mendes detalhou os casos.

De acordo com ele, o juiz titular da Vara da Fazenda Pública, Nunisvaldo dos Santos, determinou que a prefeitura reintegre mais de 50 agentes comunitários de saúde, que foram demitidos, porém a ordem não foi cumprida.

“O juiz da Vara da Fazenda Pública, Nunisvaldo dos Santos, determinou que ele reintegrasse as pessoas, em um prazo de cinco dias. Esse prazo foi expirado, e o prefeito nada falou no processo. Para surpresa dos agentes, no dia 6 de outubro, ele publicou um decreto no Diário da prefeitura anunciando um concurso público com 100 vagas, 50 para agentes comunitários e 50 para agentes de endemias, com realização daqui a 6 meses”, informou Mendes.

Segundo ele, no total são 64 agentes, alguns com 13 a 14 anos de serviço público. “Houve uma decisão judicial, mandando reintegrá-los, e o prefeito ignorou, não cumpre, não responde nada no processo e anuncia um novo concurso. Isso é um deboche com as pessoas, que vêm sofrendo muito. E como advogado temos que tomar medidas. A Lei 201/67 diz que se não cumprir decisão judicial, independente da atuação da Câmara de Vereadores, cabe afastamento pelo Judiciário ou até prisão preventiva”, explicou.

O segundo processo que vem sendo descumprido pelo prefeito é com relação aos guardas municipais que foram aprovados em concurso público e passaram por curso de formação pago pela prefeitura, porém não foram convocados.

“Foi feito um processo com mandado de segurança, conseguimos a sentença, confirmada pelo Tribunal, que determinou que fossem chamados esses guardas, eles fizeram curso de formação pago pela prefeitura, pediram demissão dos seus empregos, e o prefeito não os convocou. E no dia 6 de outubro, no mesmo decreto, disse que vai fazer concurso para 20 guardas municipais”, disse.

Outro processo é do concurso de professor, que foi prorrogado. A decisão judicial determinou que fossem convocadas 11 pessoas, mas até o momento, esta medida também não foi obedecida.

“Não convoca e anuncia outro concurso, para mais 100 vagas daqui a 6 meses. Então, pedimos o afastamento e a prisão do prefeito, porque não há outro remédio, multa não adianta. A prefeitura está pagando quase 100 milhões em uma ação civil pública, porque contratou cooperativas. Está pagando com dinheiro do Fundo Municipal, o repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], e nada disso sensibiliza o prefeito. Essa é uma decisão liminar, que está no prazo de cumprimento. Acontece que ele anunciou um novo concurso, e não vai chamar os concursados?”, questionou o advogado.

Conforme Ronaldo Mendes, a situação é lamentável e considera que o prefeito Colbert Martins tem maltratado os servidores públicos.

“O que lamentamos é que o prefeito Colbert sonhou tanto em ser gestor da cidade, concorreu a várias eleições, e quando assume a cadeira maltrata as pessoas, é perverso, insensível, maltrata o servidor, tira gratificações e a estabilidade do servidor, é um negócio esquisito, que ninguém consegue explicar. Pessoas concursadas, que trabalharam 15 anos no serviço público, hoje estão passando vexame sem pagar aluguel, sem dinheiro para fazer feira ou pegar transporte”, opinou.

Ronaldo Mendes enfatizou que o juiz da causa é que decide, pois a decisão dele que está sendo violada.

“A ministra Rosa Weber, ao assumir a presidência do STF [Supremo Tribunal Federa]), disse que não se cogite descumprir ordem judicial na República. Se vale para o presidente, vale para o governador, vale para o prefeito, o vereador, o cidadão. Nós temos que ser obedientes à ordem judicial, senão vira anarquia, bagunça. Se não respeito o juiz, a quem vamos respeitar. Estamos em um mundo civilizado, temos leis no país. Ele é médico, tem formação superior, sabe que não pode descumprir decisão judicial, é arbitrário. A lei é clara neste aspecto, e o que se exige é que ouça-se o Ministério Público e o juiz vai decidir se afasta. O pedido foi protocolado desde a semana passada e agora é esperar o que o judiciário vai fazer”, declarou.

A produção do Acorda Cidade tentou contato com o prefeito Colbert Martins, mas não houve retorno.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nunca vi dizer que nao cumpre decisao judicial, é ditadura! É preciso respeito as decisões e indepemdencia de outros poderes. Ninguém está acima da lei.

  2. o prefeito não respeita ninguem classe de trabalhador nenhum, não gosta de nomear concursado por que perde pode politico com os cargos temporarios, eu nunca vi uma cidade para o prefeito desrespeitar tanto juiz, ministerio público, vereador como essa prefeitura de feira de santana.

  3. Com a resposta o nosso prefeito Colbert Martins da Silva pois é preciso explicar a população o que está acontecendo diante destas acusações e sobre a representação deste pedido feito pelo o advogado

  4. Aproveita e usa a própria Guarda Municipal para prender esse prefeito cara de madeira… Se ele não quer seguir a lei, que mude de país… Esse prefeito é uma vergonha para Feira de Santana.

  5. Gostaria de saber porque o pessoal do acorda cidade fica censurando meus comentários, só porque falamos os erros do prefeito ou do José Ronaldo , qualquer coisinha vocês sensuram e não publicam mais basta elogiar que vocês colocam na mesma hora , vocês mesmo dizem que em caso de palavras inadequadas podem editar ou apagar coisa que não há pois não há palavras de baixo calão nas minhas mensagens , porque não editam o que não concordam e publicam o restante que simplismente apagam tudo para um site que se dizem público parece mais sensacionalista

  6. precisa também avaliar essas reformas no novo centro enquanto o prefeito gata milhões com uma obra desnecessária a periferia da cidade sofre há décadas dos mesmos problemas e ninguém faz nada , até o Jonas monteiro que se dizia o representante das áreas carentes ganhou e não fez nada para ajudar só sabe ter conversinha bonita , sempre que chove as águas alagam várias casas , inundam as ruas , o povo perde várias coisas sofre feito condenados , e ninguém faz nada para ajudar só aparece lá em tempos de eleição, mais o pior é o povo que ainda levanta bandeira dessa corja . O J.ronaldo gastou milhões e milhões com o BRT obra infinita que já custou milhões e até hoje depois de 2 prefeitos diferentes o TARCÍSIO e o COLBERT. Agora e ainda não tem data para funcionar 100% não funciona nem 30 % ainda e já gastaram milhões. Tudo que esse cara aí vê fazer em salvador ele quer fazer aqui em feira até as cores do BRT de Salvador ele imitou aqui sendo que o BRT de feira começou muito primeiro e o de Salvador já tá mais adiantado mesmo começando muitos anos depois , e o ministério público nem esse monte de come e dorme desses deputados e vereadores não fazem nada , nem um hospital municipal temos já que ele se baseia no que acontece em salvador para fazer aqui porque ele não olha as coisas boas lá tem um hospital municipal cadê o daqui? Lá tem um BRT que funciona cadê o daqui ?
    Até o metrô esse Prefeito poderia fazer um acordo com o governo do estamos para tentar por uma linha ligando feira a salvador e nem isso esse daí faz . E ainda é reeleito , parabéns feirenses pelo seus votos são os verdadeiros culpados por o atraso que feira vive há anos,

    1. Mas todos sabemos que ele só foi reeleito justamente porque essas vagas estão ocupadas pelo cabide de emprego que trabalha pra eleger ele, e os candidatos do grupo J. Ronaldo, as reuniões estão acontecendo com todos os contratados pra eleger Neto ao governo do estado, um passarinho trouxe a notícia que os faltosos a essas reuniões serão demitidos, e é por isso que Bozo quer aprovar a Pec 32 até dezembro, pois essa pec destrói a autonomia do servidor público e permite a contratação temporária por cooperativa, que tal? Então gente, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

      1. Sou servidora pública federal e 100% a favor da PEC 32. Creio que a Sra não entendeu o que diz o texto da mesma ou é de acordo ás mazelas existentes no serviço público… Temos que ser igualados a qualquer trabalhador brasileiro.

  7. É uma pena que em nosso país a justiça se faz para alguns, para os colarinhos brancos fazem vistas grossas. Se a justiça fosse eficaz, os precatórios já teriam sido pagos a nós professores e os descontos ilegais em nossos salários durante a pandemia já nos teria sido devolvidos, pq julgados ilegais já foram. Cadeia para os desonestos!

  8. BOM DIA! PARABENS AO ADVOGADO RONALDO MENDES. ORDEM JUDICIAL NÃO SE DISCUTE. SE CUMPRE! DEPOIS, QUEM ACHAR POR DIREITO RECORRE. MAS, É OBRIGADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, CUMPRIR ORDEM JUDICIAL. QUANDO JUIZ, FOR NOTIFICADO, “CABEÇAS VÃO ROLAR”!

Mais Notícias

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima neste 13 de maio em Feira de Santana

Feira de Santana

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima neste 13 de maio em Feira de Santana

Uma missa campal reúniu muitos católicos e uma procissão percorreu algumas ruas do bairro.

13/05/2024 às 22h17

Comércio de Feira de Santana

Comércio de Feira de Santana

Presidente do Sindicato do Comércio avalia de forma positiva as vendas no Dia das Mães

Diversos segmentos se destacaram nesse período do Dia das Mães, inclusive os bares neste domingo, devido à grande quantidade de...

13/05/2024 às 17h29

Chefe de Cozinha - Iran Vivas

Profissão

Dia do Chef de Cozinha: “Mesmo aprendendo todas as técnicas, prezo pela gastronomia afetiva e familiar”

O Acorda Cidade conversou com o profissional para homenagear o Dia Nacional do Chef de Cozinha, celebrado nesta segunda-feira (13). ...

13/05/2024 às 15h29

unex medicina

Banco de Dados

Unex abre processo seletivo para Cadastro de Reserva de docentes em Feira de Santana

Estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Inscrições de 13 a 22 de...

13/05/2024 às 13h28

Serviço da Embasa

Feira de Santana e região

Fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (15) para interligar nova adutora

Serviço programado é etapa necessária para colocar em operação, futuramente, a 3ª etapa de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento....

13/05/2024 às 13h20

Unex

Medicina - Unex

Processo Seletivo contempla todos os interessados em ingressar no curso nota máxima do MEC

A Medicina Unex conta com professores, médicos e doutores renomados e de reconhecimento do cenário da saúde local.

13/05/2024 às 13h16

image

Rádio acorda cidade