Saneamento

Acesso à rede pública coletora de esgoto é ampliado em vários bairros de Feira de Santana

17/08/2023 às 19h46, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ascom/Embasa

Foram iniciadas, na semana passada, as frentes de obra voltadas à ampliação do acesso à rede pública coletora de esgoto nos bairros Tomba, Baraúnas, Campo Limpo, Gabriela, Jardim Acácia, Santa Mônica, Pampalona e Lagoa Salgada.

Segundo a Embasa, várias frentes de serviço, nesses bairros, vão instalar 5 mil novos pontos até agosto de 2024. Para isso, serão investidos mais de R$ 7 milhões, com recursos próprios da estatal. A ampliação atende ao crescimento da ocupação imobiliária na área.

“Estas intervenções estão acontecendo em ruas que fazem parte das bacias dos rios Jacuípe e Subaé, onde estamos interligando imóveis construídos ao longo dos últimos anos às redes coletoras já existentes, para ampliarmos a cobertura de atendimento nesses bairros”, como explica o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto.

Cobertura com esgotamento – Feira de Santana conta atualmente com uma cobertura de esgotamento sanitário em aproximadamente 64% da sede municipal. De acordo com o Instituto Trata Brasil, em 2023, Feira subiu oito posições no Ranking de Saneamento e agora ocupa o 61º lugar entre as 100 maiores cidades do País, ficando à frente de capitais como Aracaju (66ª posição), Natal (73º lugar) e Belém (95º lugar).

Para prestar o serviço de coleta, tratamento e destinação adequada de esgoto doméstico para mais de 140 mil domicílios na cidade, a Embasa opera e dá manutenção em uma infraestrutura com 688 km de redes coletoras, três estações de grande porte para tratamento de esgoto (Jacuípe I, Jacuípe II e Subaé), 57 estações de pequeno porte e 102 estações de bombeamento.

De acordo com a Embasa, nos últimos 16 anos, como resultado das ações e investimentos da empresa, o município registrou um aumento de mais de 200% no número de ligações de esgoto, quando comparado ao quantitativo existente em 2007.

Mais de 350 mil habitantes contam com serviço de coleta e tratamento de esgoto e a Embasa estima que esse número aumente mais neste ano. “Além da ampliação que começou na semana passada, também estamos aguardando a conclusão de intervenções executadas pela Conder na região da Lagoa Grande, que devem promover um incremento de cerca de 4 mil novas ligações no sistema de esgotamento sanitário do município”, informa Raimundo Neto.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feira de Santana não só precisa de saneamento básico como também de segurança pública e um atendimento melhor nós posto de saude onde uma cidade tão grande ainda tem uma grande quantidade de pessoas na fila pra regulação nos hospitais sem contar muitos que já se foi pelo descaso da cidade a defensoria publica poderia investigar o descaso nessa cidade pra onde vai nossos imposto ? Por que tanta vidas se foram sem serem atendidos pelos hospitais quantas upas tem em nossa cidades com situação precária e quantos funcionários da rede públicas sofrem pelos seus direitos só Deus tem misericórdia de seu povo é preciso urgente uma investigação em nossa cidade feira grita por socorro cadê nossos governantes cadê nossos representantes onde está 😥😥😥😥😥😥

  2. A cidade está entregue muitos terrenos abandonados no centro da cidade próximo
    A secretaria de infraestrutura e próx ao shopping temos como exemplo um terreno abandonado cheio de lixo e aberto onde trás um grande risco quem passa pela localidade perguntar que não tem resposta será que não percebeu ainda os risco nessa localidade? Feira precisa mudar muita coisa a princípio dentro da câmera que muito tem é nada faz vão a rua vê a necessidade do povo feira chorar e ninguém vê essa é a verdade infelizmente deixo minha indignação como morador dessa terra querida !!!!!

  3. Lamentável um descaso na rua travessa licença no loteamento jardim Brasil no bairro mangabeira onde foram calçada a rua sem saneamento básico mas foi posto em aut dor do bairro que será feito cadê o prefeito que não fiscaliza as obras da cidade

  4. Coloquem também na rua Gonçalves Dias no bairro Campo Limpo, próximo a passarela, pois o esgoto passa nas ruas aqui perto e aqui não tem.

  5. Blá blá blá… Uma ❓❓❓ Porquê ao “passarem” pela Rua Bartolomeu Gusmão no bairro Campo Limpo, anos atrás, NÃO aproveitaram e fizeram a rede de esgoto no Conj. Morada das Árvores? Mais de 40 anos convivendo com fossas antigas que temos que “esvaziar” até 2 vezes ano. São 274 casas. SE o problema for financeiro, após reunião com moradores, cobrem a taxa de esgoto no início das obras para “caixa”, e dêem garantias jurídicas que irão concluir a obra pois já sabemos como funciona estas “empresas”.

  6. Moro aqui na av joao durval bairro caseb. Defronte a antiga cesta do povo.aqui nao tem rede coletora. Agente paga caro pelo servico de limpeza da fossa. E ai dona embasa ate quando esperar.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade