Feira de Santana

Feira de Santana teve 83 ocorrências de incêndio em janeiro

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria dos casos ainda é relacionada a incêndios em vegetação.

03/02/2023 às 22h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O município de Feira de Santana registrou 83 ocorrências de incêndios apenas no mês de janeiro deste ano. As informações foram passadas pelo 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM).

Na madrugada da última segunda-feira (30), por exemplo, uma loja e oficina de motos localizada na Rua Caramuru, bairro Brasília, foi atingida por um incêndio.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o comandante Major Luciano Alves informou que muitos casos também são motivados por aparelhos energizados.

Comandante do GBM
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós tivemos um crescimento significativo do número de ocorrências nos últimos meses. Isso nos traz um alerta muito importante, que é a prevenção. E se pensarmos que o atendimento dos Bombeiros vai resolver único e exclusivamente, não vai ter como resolver. Somente no mês de janeiro, nós tivemos 83 ocorrências aqui em Feira de Santana, a exemplo de estabelecimentos comerciais, repartições públicas, residências e vegetação. Para que as pessoas tenham ideia, foram 27 ocorrências, apenas em vegetação, 11 ocorrências em residências e tivemos uma em repartição pública”, afirmou.

De acordo com o comandante, só é possível confirmar a causa do incêndio após perícia feita no local, mas no momento do combate às chamas, é possível identificar em alguns casos, que a motivação é causada por equipamentos energizados.

“Essa questão das causas dos incêndios só pode ser atribuída após uma perícia, mas no estudo preliminar que nós temos nos combates, percebemos que os equipamentos energizados sempre são as origens quase que todas as vezes. E óbvio que temos ocorrências com velas, em vegetação, porque as pessoas possuem o costume de limpar terreno, colocam fogo no lixo e depois não conseguem controlar”, destacou.

Tempo de descolamento

Muitas pessoas alegam que a equipe do Corpo de Bombeiros demora para chegar ao local do incêndio.

De acordo com o Major Luciano, a logística de trânsito também influencia em muitos casos.

“Eu respeito e até entendo, porque quem está dentro do sinistro, quem está próximo do incêndio, entende que 1 minuto é uma eternidade. Então se formos parar para analisar aonde está sediada a base do Corpo de Bombeiros aqui no bairro do Tomba, a depender do horário e do trânsito, podemos levar até 25 minutos para chegar ao local, desde o momento em que recebemos a ligação, embarcamos na viatura e nos deslocamos. Já estamos trabalhando com o foco de colocar outra base do Corpo de Bombeiros aqui em nossa cidade para melhorar o atendimento para a população. Hoje nós temos um total de 160 militares, mas, infelizmente, essa questão do trânsito acaba estrangulando o nosso operacional, por isso que neste mês de fevereiro ou até o mês de março, estaremos apresentando um novo ponto, para que facilite este atendimento de Norte a Sul, Leste a Oeste da cidade”, disse.

Atendimento

Ainda segundo o comandante, quanto mais informações forem passadas para a base do Corpo de Bombeiros, melhor será o atendimento.

“As pessoas devem ligar para o 193, e coletar o máximo possível de informações acerca da ocorrência. Endereço, se existem ou não vítimas no local, porque tudo isso é fundamental e dá uma certa credibilidade, já que existe hoje uma grande diminuição da questão de trotes como acontecia há anos atrás. Então esta credibilidade é passada, e as pessoas só devem ligar quando existir a necessidade, que ajuda todo o nosso sistema de acionamento”, concluiu.

Com informações do repórter do Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade