Feira de Santana

22º Leilão da Raça Guzerá Dose Dupla será realizado online no dia 28

A transmissão será pelo canal da Bahia Leilões, com encontro para amigos, criadores e associados na Churrascaria Los Pampas.

25/10/2023 às 07h40, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

22º leilão da raça guzará
Foto: Divulgação

No próximo dia 28 de outubro, vai ocorrer o 22º Leilão de Touros e Matrizes da Raça Guzerá Dose Dupla, promovido pelo Núcleo de Criadores da Raça da Bahia e de Sergipe. O evento será online, a partir das 13h, transmitido pelo Youtube da Bahia Leilões, com encontro para amigos, criadores e associados na Churrascaria Los Pampas, em Feira de Santana.

Na quinta, dia 26, haverá uma live de apresentação dos animais também no canal da Bahia Leilões.

22º leilão da raça guzará
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

João Cavalcanti, presidente do Núcleo Guzerá falou ao Acorda Cidade, sobre esse tipo de raça que possui mais de cinco mil anos de existência, marcada pelos chifres em forma de lira. O animal também é lembrado por ter enfrentado a seca histórica do Nordeste do Brasil, de 1979 a 1983, por 5 anos consecutivos.

gado Guzará ft wikipédia José Reynaldo da Fonseca2
Foto: José Reynaldo da Fonseca

“Ela é originária da região do deserto de Gujarat, do centro norte da Índia, é conhecida também como tancrede. Supõe-se que ela veio em 1870 para o Brasil e foi disseminada. Na Bahia, ela veio em 1920 por Otávio Machado. É uma raça pura, indiana, de dupla aptidão ou seja, produtora de carne e de leite, onde possui uma rusticidade justamente devido por viver nessa região deserto da índia, ela se aclimatou e se deu muito bem no Brasil tropical e sobretudo no Nordeste brasileiro que temos um clima semiárido”, explicou.

Além disso, a raça possui uma alta capacidade de ganho de peso e também de conversão alimentar, a transformação da matéria orgânica em carne e leite. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que regulamenta as raças zebuínas, que são as raças indianas puras, há estudos em que o Guzerá e seus cruzamentos estão uma arroba à frente das outras.

raça guzará ft facebook núcleo de criadores bahia e sergipe
Foto: Divulgação/Facebook

Grande produtora de leite, segundo João, uma vaca pode produzir 20 litros por dia, em uma ou duas ordenhas, a um baixo custo, justamente pela adaptação mais fácil do animal à região quente.

A Guzerá também foi muito usada no Brasil em outras raças zebuínas, como tabapuã e também na formação do Brahman americano, que também possui sangue do animal. Recentemente, a ABCZ oficializou e a Associação Nacional dos Criadores de Guzerá (ACGB), a raça Guzolando, que possui cruzamento do Guzerá com o Holandês.

gado Guzará ft wikipédia José Reynaldo da Fonseca2
Foto: José Reynaldo da Fonseca

João explicou que desde 1996, o Núcleo de Criadores de Guzerá na Bahia e em Sergipe, segue divulgando e promovendo a raça para o Nordeste e para o mundo. Segundo o presidente, Feira já teve um dos maiores criadores da raça, que foi o médico Benício Cavalcante. Ele inclusive foi presidente da ACGB e levou o nome da raça e da cidade para o país.

Atualmente, o núcleo possui 20 criadores distribuídos na Bahia e em Sergipe que atuam em conjunto para projetar a importância econômica do animal.

0 22ª Leilão era realizado na Exposição Agropecuária de Feira de Santana, mas por conta da pandemia e da não realização do evento, passou a ser virtualmente.

gado Guzará ft wikipédia José Reynaldo da Fonseca2
Foto: José Reynaldo da Fonseca

Vantagens

Para se cadastrar, os interessados podem entrar em contato com a Bahia Leilões pelo número 71 99683-3325 e participar. Este ano o pagamento poderá ser realizado em até 30x, sendo cinco duplas, mais cinco individuais, com descontos proporcionais.

O frete também está com condições especiais. Para o norte de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o comprador poderá pagar R$ 300 reais e receber o animal em sua propriedade rural.

Veja o canal do Bahia Leilões aqui.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade